domingo, 24 de agosto de 2014

Rally dos Sertões 2014 - Notícias

FD Rally Team vence o Prólogo na categoria e larga na frente no primeiro dia de Sertões.

Glauber Fontoura e Minae Miyauti disputaram neste sábado, 23, o Prólogo, que definiu a largada da 22ª segunda edição do maior rali do Brasil

Começar com o pé direito. Pode-se dizer que este Rally dos Sertões iniciou assim para os campeões 2013 da categoria Super Production. Neste sábado, a dupla da equipe FD Rally Team, Glauber Fontoura e Minae Miyauti, percorreram os primeiros 10 quilômetros desta edição do rali, em Goiânia/GO, e foram os mais rápidos da categoria, com o tempo de 7m12s4. Com o resultado do Prólogo (define a ordem de largada para a primeira Especial), o piloto e a navegadora de São Paulo, da Mitsubishi L200 Triton ERS, largam na frente neste domingo, 24, para a primeira das sete etapas da competição. 

Já neste primeiro dia de Rally dos Sertões, Fontoura sentiu confiança no novo carro e aprovou seu desempenho: "Logo que largamos, chegamos bem rápidos no competidor da frente. Pegamos um pouco de poeira, mas fizemos a ultrapassagem quando passávamos por um rio. Andamos bem conscientes e focados." Sobre a expectativa para a primeira etapa, o piloto comenta que com o novo carro está muito bem preparado para encarar o trecho cronometrado "Amanhã (domingo) vamos andar forte, pois a especial será curta e também aproveitar esta condição de andar na frente. Agora o Sertões vai começar!"

O Prólogo foi realizado em uma estrada de terra na capital goiana com alguns variações de terreno, que foi aprovado pela navegadora, que está feliz com a conquista do primeiro lugar neste sábado: "Eu gostei da novidade. Em linha deu para acelerar bem, tinha piso de cascalho, rio e mesclava curvas e retas. Foi muito bom marcarmos o melhor tempo na categoria e saber que vamos largar na frente no primeiro dia do Sertões. É bom demais", comenta Minae.

Neste domingo, a caravana do Sertões larga de Goiânia e segue sentido Caldas Novas/GO. Serão 216 quilômetros de prova, sendo 155 de Especial (trecho cronometrado) e mais 60 de deslocamentos.

Edição 2014 - Neste ano, o Rally dos Sertões terá sete etapas, ao invés de dez. A 22ª edição será disputada somente nos estados de Goiás e Minas Gerais. No total, o rali terá 2.679 quilômetros até Belo Horizonte/MG, sendo 1.623 de trechos cronometrados. Pilotos e navegadores irão passar por sete cidades do Centro-Oeste e Sudeste: Goiânia, Caldas Novas, Catalão e Paracatu, São Francisco, Diamantina e Belo Horizonte. 

Para acompanhar as notícias da Equipe FD Rally Team acesse também a página no Facebook: http://migre.me/iWCqX.

A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands e apoio da Ralliart Brasil (divisão da Mitsubishi Motors Brasil).

Resultado Prólogo - Categoria Super Production (três primeiros) 
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 7min12s4
2) 332 Marcelo Tomasoni/João Franco, 7min16s3
3) 312 Régis Braga/Kika Braga, 7min20s6


Programação 22ª edição Rally dos Sertões:
24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40,5 km
Trecho especial: 155,65 km
Deslocamento final: 20,06 km
Total do dia: 216,21 km

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rally dos Sertões: Edu Piano/Solon Mendes/Carlos Sales são os mais velozes nos Caminhões no Prólogo 

Trio da Ford Racing Trucks/Território Motorsport larga na frente para a primeira etapa da maior prova off-road do país, que começa neste domingo

A Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport de Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales marcou o melhor tempo do Prólogo, neste sábado, entre os Caminhões. Com o resultado, já iniciará o Rally dos Sertões com vantagem, ao largar na frente para a primeira etapa rumo a Caldas Novas (GO), que acontece neste domingo, 24. Pela primeira vez, o Prólogo, que define a ordem de largada para o rali, aconteceu em um traçado em linha, em um percurso de 10 quilômetros com variações de terreno, a alguns quilômetros do Autódromo Internacional Ayrton Senna, onde está localizado o parque de apoio da 22ª edição da maior prova off-road do País. O trio campeão no ano passado completou os 10 quilômetros em 7min44s3 e aprovou a novidade, pois até 2013 o Prólogo era disputado em um circuito fechado com aproximadamente 2 quilômetros. 

Para o hexacampeão do Rally dos Sertões, que completa 19 participações consecutivas, a novidade agradou. "O Prólogo em linha é muito mais divertido como se fosse uma mini-especial, tanto que nos possibilitou fazer alguns ajustes no Caminhão, antes da largada. Gostei bastante", afirma Piano. No entanto o piloto fala da falta do público: "Mas algo que sentimos falta foi que não houve o calor do humano que estávamos acostumados a receber, pois eram milhares de pessoas que vibravam a cada manobra quando era disputado, em circuito fechado."

Nesta edição o trio volta a disputar a prova com o F4000 Território 4x4, desenvolvido pela equipe, e que já conquistou seis títulos. "É um caminhão muito potente, resistente, rápido e que já nos trouxe muitas alegrias e títulos. Vamos lutar para conquistar um bom resultado", ressalta o piloto paulistano.

Quanto às expectativas para a primeira da sete etapas, a equipe está confiante em abrir a disputa largando em primeiro entre os Caminhões. Mendes, cearense com mais títulos do Rally dos Sertões, diz que a prova deve surpreender como sempre. "Acredito muito nesta equipe que estou há nove temporadas. Amanhã (23) o ideal é ir para cima e imprimir um ritmo forte, uma vez que o rali terá um percurso menor, mas isto não significa que será fácil, pelo contrário, pelo que vimos hoje encontraremos um percurso bem exigente. O Prólogo serviu também para baixar um pouco a adrenalina e, agora começa o Sertões", explica o navegador que já disputou 16 edições.

O rali reúne competidores de sete país que estão divididos em: 45 carros, 37 motos, 21 UTVs, 4 caminhões e 17 quadriciclos. O percurso total terá mais de 2.600 quilômetros, sendo 1.623 de trechos cronometrados. A caravana do Sertões passará também por Caldas Novas (GO), Catalão (GO), Paracatu (GO) e os municípios mineiros de São Francisco, Diamantina até a chegada em Belo Horizonte.

Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br/rally ou na página da equipe no Facebook http://migre.me/l4b7p 

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, tem parceria com: Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Tortuga, Termicom, Truckvan, SuperCooler, Platodiesel, Fix, Território 4x4 Comercial e Casa Domingues de Pianos.

Resultado do Prólogo (23/8) - Categoria Caminhões:

1) 401 Edu Piano / Solon Mendes / Carlos Sales, 07:44.3
2) 403 Felício Tadeu Bragante / Ricardo de Paula Costa / Paco Corder, 08:20:0
3) 404 Kenner Garcia / Rafael Dal Bello/ Raphael Bettoni, 08:37.8
4) 402 Guido Salvini Netto / Flavio Bisi / Fernando Chwaigert, 08:42.3

Programação do Rally dos Sertões 2014:

24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40,5 km
Trecho especial: 155,65 km
Deslocamento final: 20,06 km
Total do dia: 216,21 km

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Equipe Candide larga neste domingo para a primeira etapa do Rally dos Sertões.

Marcelo Damini e Carlos Brites disputam esta edição com novo carro e na categoria com o maior número de participantes, a Production T2

Esta 22ª edição do Rally dos Sertões será peculiar em vários aspectos para a dupla Marcelo Damini e Carlos Brites. A dupla que volta a competir após três anos, vai correr pela primeira vez na Production T2, categoria com mais carros na competição, 15, onde estão inscritos equipamentos com limite de preparação e que mantém o máximo de características originais de fábrica. Neste domingo, 24, o único piloto da Baixada Santista, no litoral sul paulista, vai estrear seu novo carro, uma Mitsubishi TR4 ER, rumo a Caldas Novas, ainda em Goiânia, a primeira etapa do rali. 

Neste sábado, a dupla disputou o Prólogo, que definiu a ordem de largada para o primeiro dia de disputa. Diferentemente dos anos anteriores quando era disputado em um circuito fechado de cerca de dois quilômetros, o Prólogo foi percorrido em linha e em uma estrada de terra nas imediações da capital goiana. E ao longo dos 10 quilômetros, a dupla pode sentir um pouco o que será a edição 2014. 

"Diferente fazer um Prólogo em linha e com 10 quilômetros, como se fosse uma mini-especial. Estava bem rápido, com curvas, trechos de alta e variedades de terreno, mas com muito pó", elogiou Damini, que vai largar em 13ª na categoria. O piloto ainda completa: "Foi bom e interessante porque percebemos que o carro precisava ajustar a suspensão. Nossa equipe vai mudar a configuração para largamos amanhã. Minha expectativa é que, com a suspensão em ordem, possamos fazer uma boa etapa, sem erros e buscar um melhor resultado."

A largada acontecerá neste domingo, a partir do Autódromo Internacional Ayrton Senna, onde está localizado o parque de apoio do rali. No primeiro dia a dupla enfrentará 155 quilômetros de trechos cronometrados e aproximadamente 60 de deslocamentos. A estratégia neste início de Sertões é ter cautela, segundo explica o navegador Brites: "A expectativa é de completar a Especial, sem problemas e, ao mesmo tempo, fazer quilometragem com o novo carro, mas principalmente subir umas cinco posições. Afinal, neste ano teremos três etapas a menos."

Nesta 22ª edição, o Rally dos Sertões apresenta outras novidades também: terá sete etapas e não dez como nas edições anteriores e será disputado apenas em dois estados, Goiás e Minas Gerais. E Damini que completa a quinta participação consecutiva e já foi vice-campeão por duas vezes (2011 e 2013) aprovou a novas alterações.

Até o próximo sábado, 30, a caravana do rali (composta por 45 carros - 15 desses da categoria Production T2 -, 4 caminhões, 21 UTV’s, 37 motos e 17 quadris), percorrerá 2.679 quilômetros, saindo de Goiânia e chegando à Belo Horizonte.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rally dos Sertões: Luiz Facco e Humberto Ribeiro fecham o Prólogo com o melhor tempo da Pró Brasil 

Equipe Acelera Siriema larga na frente, neste domingo, rumo a Caldas Novas (GO), destino dos competidores no primeiro dia da maior prova off-road do Brasil

Neste sábado, os competidores tiveram uma pequena amostra do que será a 22ª edição do Rally dos Sertões. Um Prólogo em linha, com um total de 10 quilômetros em piso de cascalho, estradas de fazenda, trechos de alta e até travessia de riacho, bem diferente dos anos anteriores, quando era disputado em um circuito fechado de dois quilômetros. O Prólogo é a disputa que define a ordem do grid de largada e a Equipe Acelera Siriema, formada por Luiz Facco e Humberto Ribeiro, marcou o melhor tempo da Pró Brasil, 6min46s1, e será o primeiro carro a largar, na categoria, para a primeira etapa do rali. O destino será Caldas Novas, no interior goiano.

Outro bom resultado conquistado pela dupla foi o sexto lugar, entre os 45 carros que largaram, mas logo no início do trecho a dupla se deparou com um acidente. "Foi um Prólogo inesperado, difícil, com um percurso traiçoeiro tanto que houve um acidente feio na nossa frente e paramos para ajudar, logo no km 2, e tivemos de fazer uma relargada devido ao acidente", explica Facco. "Mas no geral nos agradou muito este novo tipo de Prólogo que na verdade foi uma mini-especial", completa Facco, que completa onze anos de Rally dos Sertões e já conquistou dois títulos na Super Production, em 2009 e 2010.

Para Ribeiro apesar do ocorrido, a dupla aprovou a novidade. "Gostamos muito, parecia que seria algo simples, mas não foi. Diria que foram 10 quilômetros um pouco complexos. Mas amanhã começa o rali e estamos preparados para encarar as sete etapas", afirma o navegador.

Neste domingo (24) será dada a largada para a edição 2014, onde a primeira etapa que liga Goiânia a Caldas Novas terá 155 quilômetros de trechos cronometrados, de um total de 261 do dia. "Vamos largar em uma posição importante e amanhã (24) começa a prova de verdade. Iremos entrar concentrados e acreditamos que será um dia que muito nos beneficiará pois será em um tipo de piso que gostamos de andar", finaliza Facco.

Aproximadamente 200 competidores das categorias Carros, Motos, Caminhões, Quadriciclos e UTVs disputam a 22ª edição, que traz uma configuração diferente das anteriores como Prólogo em linha, sete etapas, dois estados e chegada na capital mineira, no dia 30 de agosto, em um dos cartões postais da cidade, a Lagoa da Pampulha.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Duplas da Bull Sertões Rally Team largam para etapa 1 entre os 8 da Protótipos T1.

Equipe aprovou o Prólogo em linha e saiu satisfeita com o desempenho dos T-Rex. O rali começa para valer a neste domingo rumo a Caldas Novas

Os competidores do Rally dos Sertões conseguiram acelerar um pouco neste sábado durante o Prólogo, em linha, disputado fora do Autódromo Internacional Ayrton Senna. A novidade agradou a maioria que estava sedenta para levantar poeira e foi uma pequena amostra do que será a 22ª edição, que tem largada neste domingo, 24, de Goiânia, rumo a Caldas Novas, no interior de Goiás. Para definir o grid de largada da primeira etapa foi disputado neste sábado, o Prólogo em um percurso de 10 quilômetros, que teve o formato de uma mini-especial. Na disputa a dupla Michel Terpins/Sven von Borries fechou em sexto, com 7m12s4, enquanto Rodrigo Terpins/Fabrício Bianchini terminou em oitavo, 7m32s8, na categoria Protótipos T1.

A bordo dos T-Rex as duplas da Equipe Bull Sertões Rally Team enfrentaram um percurso com saltos, curvas de alta, trechos travados e até uma travessia de riacho. Quarenta e cinco carros largaram para o Prólogo. "Estava bem gostoso e tinha características de uma especial e foi mais real do que disputarmos em um circuito fechado. Apesar de curta, mais uma boa oportunidade para testar o carro, que é novo e vai correr pela primeira vez", explica Michel, piloto do carro #322

"Uma forma boa para baixar um pouco a adrenalina pré-prova e o carro respondeu muito bem às manobras e foi tranquilo. Agora, a expectativa é evoluir durante a prova, nos adaptarmos ao carro e manter um mesmo ritmo com o intuito, primeiramente de completar todos os dias", afirma o navegador Borries.

Rodrigo, o piloto do carro #326, também achou divertido e interessante o novo formato do Prólogo e gostou do desempenho do carro, mas o foco é na prova que tem início neste domingo. "O importante é chegar todos os dias e manter um bom ritmo de prova até a chegada em Belo Horizonte", ressalta. Já Bianchini que vem de 11 edições na categoria Motos, estreia nos Carros e na navegação, mas está confiante na evolução da dupla. "Nosso entrosamento foi tranquilo e naturalmente vai evoluir durante a prova, assim como nossa adaptação ao carro que foi rápida", completa.

Neste domingo (24), os competidores partem para a primeira das sete etapas. O desafio será um percurso de 216,21 quilômetros total, com 155,65 de trechos cronometrados. O rali termina no próximo sábado, 30, na capital mineira.


Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br