terça-feira, 26 de agosto de 2014

Rally dos Sertões 2014 - Notícias 3

Vitória de Luiz Facco e Humberto Ribeiro na Pró Brasil, na 2ª etapa do Rally dos Sertões 


Nesta terça-feira, 25, a caravana do Rally dos Sertões chegou à cidade goiana de Catalão. A segunda Especial da 22ª edição da competição, que inicialmente teria 202 quilômetros foi encurtada para apenas 68 e a dupla Luiz Facco e Humberto Ribeiro, da Equipe Acelera Siriema, foi a mais rápida do dia na categoria Pró Brasil, com o tempo de 52m23s. Segundo informações, a organização reduziu o trecho por medida de segurança, inclusive o local da largada foi alterado e houve atraso no horário da largada.

"Foi uma Especial bem curta, mas assim mesmo, teve variações de terrenos e mesclou trechos rápidos com outros sinuosos. Tudo ocorreu dentro da normalidade e o carro esteve perfeito e conseguimos um bom resultado", afirma Facco, que pilota uma Mitsubishi L200 Triton SR.

Segundo o navegador, mesmo com a redução da Especial a navegação foi exigente. "Como haviam muitos radares precisávamos ficar ligados também, parecia um trecho de serra um subidas e descidas, com mata-burros, piso duro e não podíamos tirar o olho da planilha, mas foi um Especial boa", explica Ribeiro.

Na etapa anterior a dupla teve problemas com o carro. Facco vinha imprimindo um ritmo forte na prova quando de repente no Km 50 (a Especial era de 155 quilômetros), o carro parou sem explicação e não ligou mais, tentaram de tudo, mas foi em vão. Depois descobriram que foi devido a um sensor que impediu que o equipamento funcionasse e com este incidente a dupla não pode completar a primeira etapa do rali.

Terça-feira a caravana do Rally dos Sertões sairá de Goiás rumo a Paracatu, em Minas Gerais. O desafio será enfrentar 209 quilômetros, de um total de 360 de percurso. No caminho os competidores terão trechos de velocidades variadas, estrada de cascalho, piçarras, trechos sinuosos em meio a fazenda e muitas curvas. Participam da 22ª edição aproximadamente 200 competidores das categorias Carros, Motos, Caminhões, Quadriciclos e UTVs. Serão sete etapas, sendo que a chegada será em Belo Horizonte, neste sábado, 30.

Para acompanhar as notícias da Equipe Acelera Siriema acesse a página no Facebook: http://migre.me/jaI3x e também conheçam o novo site da equipe www.acelerasiriema.com.br 

A Equipe Acelera Siriema, com sede na região de Alphaville (SP), conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.

Resultado Extra-Oficial 2ª Etapa (25/8) - Categoria Pró Brasil
1º Luis Facco e Humberto Ribeiro, 00:52:25
2º Mauro Guedes e Neurivan Calado, 00:52:50
3º Jorge Wagenhuhr Júnior e Joel Kravt Chenco, 00:53:39
4º Jorley Júnior e Maukel Justo, 00:53:58
5º José Sawaya/ Marcelo Haseyama 00:56:50

Programação - 3ª etapa dao Rally dos Sertões
26/08 - Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22 km
Trecho especial: 206 km
Deslocamento final: 132 km
Total do dia: 356 km

------------------------------------------------------------------------------------------------

FD Rally Team vence novamente e lidera no acumulado na Super Production

Glauber Fontoura e Minae Miyauti foram os mais rápidos no segundo dia e abrem vantagem de 15min. Etapa desta segunda-feira saiu de Caldas Novas e chegou a Catalão

Foco é a palavra de ordem na equipe paulista FD Rally Team. Afinal de contas, Glauber Fontoura e Minae Miyauti estão em busca do bicampeonato na categoria Super Production e as estratégias têm dado certo até agora. Na tarde desta segunda-feira, percorrendo o estado de Goiás, a dupla venceu a segunda etapa deste 22º Rally dos Sertões, com pouco mais de dois minutos de vantagem, mesmo com a redução do trecho cronometrado.

A prova que saiu de Caldas Novas e chegou a Catalão, tinha no início a previsão de 202,23 quilômetros, mas por motivos de segurança, a organização reduziu para 78 quilômetros de especial. Segundo a Dunas Race, empresa responsável pelo evento, em um ponto específico estava ocorrendo problemas no fechamento do trecho, devido ao trânsito de pessoas e outros veículos.

A alteração não prejudicou o desempenho da FD Rally Team que aprovou o percurso e a performance do novo carro: "Foi um dia tranquilo, uma especial rápida, com partes sinuosas, trechos de trial, mata-burros e algumas curvas. Conseguimos manter o mesmo ritmo de ontem e sem arriscar nossa posição. O carro é muito bom e estamos bem satisfeitos com o desempenho dele", afirma Fontoura, que estreou neste ano uma Mitsubishi L200 Triton ERS.

Com a vitória desta segunda-feira, a dupla é líder da Super Production com vantagem de aproximadamente 15 minutos e ocupa a sexta posição na classificação geral dos carros. Os bons resultados ainda exigem foco total para a próxima etapa desta terça-feira: "A navegação tem sido intensa e é necessário ter muita atenção. Para amanhã, é manter a mesma tocada e correr com foco para manter a liderança da categoria", declara Minae.

A terceira etapa do Sertões chegará a Minas Gerais, na cidade de Paracatu. Será um dia longo, com 360,45 quilômetros de rali, sendo 209,86 somente de especial. Vale lembrar que neste ano o segundo maior rali do mundo terá apenas sete provas, ao invés de dez, como nos anos anteriores. A caravana do evento chegará a Belo Horizonte(MG) no sábado, 30, após percorrer 2.679 quilômetros.

Para acompanhar as notícias da Equipe FD Rally Team acesse também a página no Facebook: http://migre.me/iWCqX.

A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands e apoio da Ralliart Brasil (divisão da Mitsubishi Motors Brasil).

Resultado 2ª etapa - Super Production (extra-oficial)
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 53min15s
2) 376 Célio Neto/Arthur Di Pace, 55min19s
3) 312 Régis Braga/Kika Braga, 57min10s
4) 378 Ricardo Aguiar/Arnaldo Castro Filho, 1h5min13s
5) 337 Alberto Wanderley/Luciano Wanderley, 1h9min55s

Acumulado após duas etapas - Super Production (extra-oficial)
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 2h55min34s
2) 376 Célio Neto/Arthur Di Pace, 3h11min24s
3) 312 Régis Braga/Kika Braga, 3h15min24s
4) 378 Ricardo Aguiar/Arnaldo Castro Filho, 3h48min42s
5) 337 Alberto Wanderley/Luciano Wanderley, 6h39min55s

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Edu Piano/Solon Mendes/Carlos Sales vencem no segundo dia e lideram no acumulado 
Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport é a mais rápida também na etapa que chegou a Catalão. Nesta terça (26) o rali chega à cidade mineira de Paracatu

O trio Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales, da Ford Racing Trucks/Território Motorsport venceu mais uma. Nesta segunda-feira, a equipe faturou a segunda etapa do Rally dos Sertões, que largou em Caldas Novas e chegou a Catalão, com o tempo de 59m59s. Com duas vitórias seguidas, além de ter vencido o Prólogo, a equipe segue na liderança no acumulado com um total de 3h24m19s e 2m52s de vantagem.

Os competidores esperavam um trecho cronometrado de 202 quilômetros, no entanto, acabaram percorrendo apenas 68, pois a organização reduziu a Especial por questão de segurança. Mesmo curta, o percurso exigiu cautela como explica Piano, hexacampeão do Rally dos Sertões, com 19 participações consecutivas:

"Mesmo curta a Especial foi travada, quebradeira, mas muito boa. Foi importante vencer mais uma etapa e nos manter na liderança neste início de Sertões. O caminhão não teve problemas, foi tranquilo e passará apenas por uma revisão hoje para largamos para uma etapa mais longa."

Meu dia foi bom e tranquilo, a navegação foi muito legal, fizemos uma prova perfeita e não tomamos penalização, mas vários ponteiros foram penalizados.O caminhão também se comportou bem e, agora, é somente uma manutenção preventiva, para amanhã acelerar de novo", diz o experiente navegador Mendes, que é o cearense com mais títulos na competição.

A bordo do F4000 Território 4x4, preparado pela equipe de Tatuí (SP), o trio que conquistou o título do ao passado, sai de Goiás e adentra o estado mineiro, nesta terça-feira. O destino será Paracatu com um total de 360,45 quilômetros de percurso, dos quais 209,86 de trechos cronometrados. O dia promete mas os atuais campeões estão preparados para superar mais um desafio. O Rally dos Sertões termina no dia 30 de agosto, em Belo Horizonte. Nesta edição 2014 o rali terá sete etapas.

Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br/rally ou na página da equipe no Facebook http://migre.me/l4b7p 

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, tem parceria com: Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Tortuga, Termicom, Truckvan, SuperCooler, Platodiesel, Fix, Território 4x4 Comercial e Casa Domingues de Pianos.

Resultado Extra-oficial - Etapa 2 - Categoria Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 0h59min59s
2 #404 KENNER GARCIA/RAFAEL BELLO/RAPHAEL BETTONI (COMPETIKAR) 1h01min23s
3 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 1h46min44s
4 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 2h00min00s

Acumulado, após duas etapas:
Categoria Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 3h24min09s
2 #404 KENNER GARCIA/RAFAEL BELLO/RAPHAEL BETTONI (COMPETIKAR) 3h27min01s
3 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 4h14min44s
4 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 6h06min40s

Programação 3ª etapa Rally dos Sertões
26/08 - Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22,2 km
Trecho especial: 209,86 km
Deslocamento final: 128,39 km
Total do dia: 360,45 km

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Piloto de Santos termina etapa 2 em segundo e sobe oito posições na categoria no Rally dos Sertões

Na etapa entre Caldas Novas e Catalão, dupla da Equipe Candide Marcelo Damini e Carlos Brites tem bom desempenho na Production T2

Quem disputa o Rally dos Sertões sabe que, um dia de resultados insatisfatórios pode ser superado na etapa seguinte. Foi exatamente o que aconteceu à Equipe Candide, que conseguiu o segundo melhor tempo da categoria Production T2 nesta segunda-feira, subindo oito posições em relação ao dia anterior. A segunda etapa do rali foi bem técnica, rápida e encurtada, por motivos de segurança. Dos 202,23 quilômetros previstos, a prova teve somente 68 quilômetros devido a um problema de fechamento de Especial. Mesmo assim, Marcelo Damini, único representante da Baixada Santista (SP) na competição e o navegador Carlos Brites conseguiram ser rápidos a ponto de diminuírem as diferenças de tempos do dia e no acumulado.

O acerto da suspensão da Mitsubishi TR4 ER foi uma das estratégias que foi positiva, segundo Damini: "O carro se comportou melhor do que ontem, porque mexemos novamente na configuração da suspensão. Cada dia é um progresso. Vamos ver o que vem para amanhã, porque hoje o objetivo já foi alcançado, de finalizar a especial". A dupla do carro #328 está em sétimo lugar no acumulado da Production T2.

Conciliar agilidade, cautela e não cometer erros também foi um grande desafio para a dupla na etapa: "Foi uma Especial com trechos sinuosos e que exigiu muita navegação e concentração o tempo todo. No geral, foi um dia bom porque não houve erros e também não levamos penalização", afirma Brites.

A terceira etapa sairá de Goiás e entrará em Minas Gerais. O trecho entre Catalão e Paracatu será longo, com 360,45 quilômetros, sendo 209,86 de especial. Até sábado, 30, serão 2.679 quilômetros percorridos em sete etapas, quando o rali termina em Belo Horizonte (MG). Vale destacar que nesta edição o Rally dos Sertões ganhou nova configuração e tem sete dias de prova. Nos anos anteriores, o segundo maior rali do mundo era disputado em dez dias.

Acompanhe o dia a dia da Equipe Candide durante o Rally dos Sertões pelo Facebook:http://migre.me/l6FNd 

A dupla Marcelo Damini e Carlos Brites é patrocinada pela Candide. 

Resultado 2ª etapa (25/08) - Categoria Production T2 (extra-oficial)
1) 354 Vilson Thomas/William Thomas, 57min18s
2) 328 Marcelo Damini/Carlos Brites, 58min36s
3) 352 Pedro Rado Filho/Joa Bicudo Filho, 59min10s
4) 340 Pietro Branchina Neto/Henry Kirst, 59min30s
5) 319 Marcus Kffuri/Rodrigo Czech, 59min32s

Acumulado após duas etapas - Categoria Production T2 (extra-oficial)
1) 354 Vilson Thomas/William Thomas, 3h15min57s
2) 340 Pietro Branchina Neto/Henry Kirst, 3h18min47s
3) 357 Nadimir Oliveira/Ricardo Silva, 3h19min3s
4) 319 Marcus Kffuri/Rodrigo Czech, 3h20min46s
5) 317 Thiago Silva/Ivo Mayer, 3h21min9s
6) 333 Paulo Amato/Rodrigo Mello, 3h21min46s
7) 328 Marcelo Damini/Carlos Brites, 3h27min16s
8) 347 Fabricio Silva/Luiz Pugliese, 3h30min38s
9) 344 Marcelo Mendes/Luis Felipe Eckel, 3h31min26s
10) 363 Marco Tulio Lana/Leonardo Silva, 3h32min47s

----------------------------------------------------------------------------------------------

Sertões cumpre segunda etapa, e X Rally Team recupera terreno


Marcos Baumgart/Kleber Cincea subiram da quarta para a segunda posição no acumulado, enquanto Cristian Baumgart/Beco Andreotti foram punidos no dia anterior, mas ganharam tempo nesta segunda-feira (25)

25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
Deslocamento inicial: 171 km
Trecho especial: 70 km
Deslocamento final: 19 km
Total do dia: 260,36 km

O Rally dos Sertões cumpriu mais 260 quilômetros no segundo dia de competição, que teve o trecho cronometrado de 202 para apenas 70 quilômetros por razões de segurança. E a etapa que saiu de Caldas Novas chegando a Catalão apontou mudanças entre os quatro primeiros colocados da categoria Carros.

A segunda-feira já havia começado com mudanças, já que a dupla formada por Cristian Baumgart e Beco Andreotti fora punida na primeira etapa com o acréscimo de cinco minutos no tempo total de prova por não terem passado por um waypoint (ponto de referência estabelecido por GPS) no deslocamento final até Caldas Novas.

Dos cinco minutos de penalização, a dupla do Ford Ranger 4x4 #316 do X Rally Team/NWM recuperou 1min42s, já que terminou os 70 quilômetros de hoje a apenas 18 segundos atrás da dupla vencedora da etapa, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, de Mistubishi ASX. 

"O trecho hoje foi muito rápido mesmo, e estivemos bem o tempo todo até encontrarmos o (Reinaldo) Varela pela frente e não conseguimos a ultrapassagem. Por isso ficamos 30 quilômetros - quase a metade da especial - andando na poeira do carro dele. Chegamos a parar o nosso carro algumas vezes para que pudéssemos andar enxergando alguma coisa à frente", reclamou Cristian.

Reinaldo Varela havia terminado em terceiro, mas foi punido pelos comissários desportivos por não ter respeitado a velocidade mínima em uma das zonas de radar do trecho. Assim, o piloto e o navegador Gustavo Gugelmin levaram dez minutos de penalização, caindo, assim, para o quarto lugar na etapa e no geral acumulado.

Com isso, Marcos Baumgart/Kleber Cincea, do Ford Ranger 4x4 #303 terminaram o dia na terceira posição e subiram para o segundo posto no acumulado das duas primeiras etapas, atrás dos líderes Spinelli/Haddad. "Estamos muito mais acostumados ao carro, e isso nos permite ir além. A especial de hoje foi muito gostosa de guiar, mas até acho que poderíamos ter ido um pouco melhor, não fosse uma referência perdida na zona de radar, o que nos custou um pouco. De qualquer forma, amanhã tem mais e acho que a equipe está muito bem", afirmou.

Nesta terça-feira (26) o Rally dos Sertões se despede do estado de Goiás e entra no território de Minas Gerais, com parada na cidade de Paracatu. Os competidores enfrentarão um total de 360 quilômetros, 209 deles de trechos cronometrados.

Confira os tempos da segunda etapa (cat. T1 FIA)
1-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 48min30s
2-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 48min48s (-18s)
3-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) - 50min22s (-1min51s)
4-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 59min57s (-10min26s)*
*Punido com acréscimo de 10 minutos no tempo total por não respeitar a velocidade limite em uma zona de radar. Tempo já somado ao resultado

GERAL ACUMULADO:
1-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 2h40min45s
2-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) - 2h42min55s
3-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 2h44min15s
4-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 2h50min15s*
Com os 10 minutos de punição já somados

---------------------------------------------------------------------------------------------

Rally dos Sertões chega a etapa 2 e Rodrigo e Michel Terpins fecham entre os Top 6 da Protótipos T1

Duplas da Equipe Bull Sertões Rally Team largam nesta terça (25) rumo a Paracatu, primeira cidade mineira do roteiro

E a maior prova off-road do Brasil já cumpriu duas das sete etapas da 22ª edição. Na segunda-feira, o Rally dos Sertões largou de Caldas Novas para Catalão, ainda em terras goianas, mas inicialmente o trecho cronometrado que seria de 202 quilômetros foi reduzido para apenas 68, por razões de segurança. Mesmo encurtada, a Especial agradou aos competidores. Da categoria Carros largaram 43. As duplas da Equipe Bull Sertões Rally Team conquistaram as quinta e sexta posições na categoria Protótipos T1. Michel Terpins e Sven von Borries fecharam em quinto, com 55m58s, e logo atrás, Rodrigo Terpins e Fabrício Bianchini, em sexto com 58m09s. Os irmãos Terpins pilotam pela primeira vez um T-Rex na competição.

Michel, o mais novo dos Terpins, 37 anos, fez uma corrida de recuperação ao lado de Borries, uma vez que na etapa anterior não completaram a prova, devido a uma capotagem que os tirou da disputa do dia. E ficou satisfeito com o resultado. "Mesmo com Especial encurtada e muito pó, conseguimos fazer oito ultrapassagens o que estrategicamente foi muito bom", diz o piloto do carro #322.

"O trecho foi muito rápido, mas com vários radares de ponte que exigiram atenção redobrada na navegação, mas fomos bem e finalizamos a etapa sem sustos, desta vez", afirma o navegador Borries, que aos 14 anos em 1995, foi o primeiro campeão na Geral dos Carros, quando navegou para o lado do pai.

Em outro T-Rex, carro #326, Rodrigo de 41 anos, ficou satisfeito por ter completado mais um dia e também por estar mais adaptado ao carro. "Com vários tipos de terrenos, foi uma prova bem parecida com a da primeira etapa e por isto achei muito bacana. Haviam trechos mais escorregadios em piso de cascalho e a visibilidade ficou muito prejudicada devido à poiera. Mas depois dos acertos a suspensão melhorou bem e estou também mais seguro para pilotar o carro que nos surpreende a cada etapa", explica o piloto que pela primeira vez faz dupla no Sertões com Bianchini, que por sua vez, vem de onze edições competindo pela categoria Motos e trouxe também sua experiência e habilidade para a dupla. Com o resultado do dia, a dupla sobre para a sétima posição no acumulado da Protótipos T1.

Nesta terça-feira (26) o Rally dos Sertões se despede do estado de Goiás e entra em território mineiro, com destino a Paracatu. Os competidores enfrentarão um total de 360 quilômetros, 209 deles de trechos cronometrados. O rali termina no sábado, 30, em Belo Horizonte.

Para acompanhar as notícias da equipe Bull Sertões Rally Team durante o rali acesse também a página no Facebook: http://migre.me/l0mjN 

A equipe Bull Sertões Rally Team conta com patrocínio da Bull Sertões, 100% Eventos, Xarla e apoio da equipe MEM.

Resultado 2ª etapa - Protótipos T1 (25/08)

1) JOAO FRANCIOSI /RAFAEL CAPOANI - 00:50:24
2) ROMEU FRANCIOSI /ROGERINHO ALMEIDA 00:51:14
3) LUIS NACIF FILIPE OLIVEIRA RANGE-ROVER - 00:52:54
4) ROBERTO REIJERS/ FAUSTO DALLAPE - 00:55:28
5) MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIER - 00:55:08
6) RODRIGO TERPINS/ FABRÍCIO BIANCHINI - 00:58:09
7) DAVISON RABECCHI/ ELSON MENESES - 00:58:09


Programação 3ª etapa Rally dos Sertões:

26/08 - Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22,2 km
Trecho especial: 209,86 km
Deslocamento final: 128,39 km
Total do dia: 360,45 km

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br