domingo, 14 de outubro de 2012

Mundo Off Road... Brasileiro de Cross Country 2012


Bahia Rally foca próxima etapa do Brasileiro de Cross-country


Após abandonar a disputa em Taubaté, Régis e Ana Carolina Sena Braga usarão prova como descarte na temporada

Líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country na categoria Super Production, Régis Braga precisou lidar com imprevistos durante a 13ª etapa da temporada neste sábado, em Taubaté, 130 quilômetros da capital paulista. A disputa do Rally dos Bandeirantes exigiu muito das equipes, por conta do piso liso, e grande número de folhas secas, que deixou o percurso ainda mais escorregadio. Após largar para a primeira (de duas) especiais do dia, ao lado da navegadora Ana Carolina Sena Braga, problemas mecânicos acabaram forçando a dupla da Bahia Rally a abandonar o certame.

A equipe largou na 4ª posição entre os carros, de um total de 23 inscritos (sendo 20 carros e três caminhões), para a primeira especial de 75 quilômetros, porém, conforme explica o piloto Régis Braga, um problema logo no início do rali impossibilitou a Bahia Rally de seguir em frente. "Infelizmente logo depois da largada a alavanca da marcha soltou, e não consegui passar marcha nenhuma, também não consegui usar o câmbio no tempo, e isso é sinônimo de acidente. Por isso, resolvi abortar a prova", lamentou.

O piloto explica que a dupla iria tentar voltar para a segunda especial do dia, mas foi constatado um problema no suporte do motor, eliminando qualquer possibilidade da equipe voltar para a disputa, com isso a dupla usará a prova como descarte na classificação do Brasileiro. "Perdemos dois pontos por não completar o Rally dos Bandeirantes. Agora vamos em busca de resultados melhores nas próximas etapas, e deixar a decisão para o Rally das Serras, em novembro, ou no Rally dos Amigos, em dezembro", concluiu.

A equipe Bahia Rally tem o patrocínio do Banco Itaú, concessionárias Bremen Volks e recebe o apoio de SFI Chips.

Calendário Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country:

12 e 13 de Outubro de 2012 - Taubaté (em conjunto com o Paulista)
15 a 18 de Novembro - Rally das Serras - São Joaquim/SC
08 de Dezembro - Rally dos Amigos - Itatinga (em conjunto com o Paulista)

10ª Rally dos Bandeirantes não intimida dupla feminina: Helena Soares e Claudia Grandi


Prova exigiu muito das equipes inscritas na etapa válida pelo Campeonato Paulista e Brasileiro de Cross-country

Taubaté, 13 de outubro de 2012 - Após os desafios do Rally dos Sertões, em agosto, a dupla feminina Helena Soares e Claudia Grandi voltou a acelerar forte neste sábado, em Taubaté (SP) durante a disputa do 10º Rally dos Bandeirantes. Prova de alto nível, e conhecida dos amantes do off-road nacional, exigiu muita técnica, habilidade e desenvoltura dos competidores, e apesar das dificuldades, a prova serviu como grande aprendizado para Helena que compete a bordo da Mitsubishi L200 na categoria Super Production.

Com um total de 150 quilômetros, dividido em duas especiais de 75 quilômetros cada, o certame contou com um piso liso, composto por muitas folhas secas de eucalipto, deixando o percurso em meio a trechos sinuosos de serra bastante escorregadio. Para Helena, a disputa foi divida em duas fases. 

"Na primeira volta, a expectativa era conhecer a prova, as condições de piso, liso, escorregadio, lama e molhado, foi algo que eu nunca havia percorrido. Por isso, foi quase um levantamento para saber como deveria ser a pilotagem. Na segunda volta, pegamos um pouco de chuva no percurso de serra, o que embaçava um pouco o vidro e nos forçou a tirar o pé", relevou a piloto que diz que a planilha exigiu muita concentração tanto da pilotagem quanto navegação.

Para a dupla que segue acumulando experiências ao longo da temporada, já visando as disputas de 2013, o Rally dos Bandeirantes foi válido pelo aprendizado, e pelo alto nível de dificuldade. "Nos divertimos e aprendemos bastante. Qualquer erro é determinante neste tipo de prova, foi a primeira vez que pilotei na chuva, e quando se fala em rali, a noção que se tem é de muita lama e barro, diferente do tipo de terreno que geralmente encontramos nas provas do Brasileiro. No geral foi muito válido", concluiu a piloto.

Helena e Cláudia ficaram na terceira colocação na categoria Super Production e após uma penalização de saída de radar com acréscimo de 30 minutos no tempo total encerraram a participação no Rally dos Bandeirantes com o tempo total de 03h08m45s e a 5ª posição da categoria Super Producion.

Helena Soares conta com os patrocínios da SPARCO, Mitsubishi, Petroball, R³MZ e Red Nose. Apoio da Pollyana Lopes Centro de Estética.

Resultado 10º Rally dos Bandeirantes (Super Production)

1) Gunter Hinkelmann/Josi Joerich (Super Production), 02:37:27
2) Eduardo Moré/ Kaique Bentivoglio (Super Production), 02:38:42
3) Rodrigo Khezam/ Pipo Mirone (Super Production) , 02:41:21
4) Cristiano de Camargo/Minae Miyauti (Super Production), 02:57:59
5) Helena Soares /Claudia Grandi (Super Production), 03:08:45

Calendário Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country:

15 a 18 de Novembro - Rally das Serras - São Joaquim/SC
08 de Dezembro - Rally dos Amigos - Itatinga (em conjunto com o Paulista)


Salvini Racing conquista a quinta vitória no Rally dos Bandeirantes


Com duas especiais de 75 quilômetros cada, a equipe cumpre a décima edição do evento no tempo de 03h09min23. Um roteiro com diversos obstáculos, onde a altitude variou de 640 a 1.100 metros

Uma ameaça constante veio do céu durante o 10º Rally dos Bandeirantes, realizado hoje, na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. As nuvens estavam carregadas (cinzas), mas a chuva pesada não veio, para a alegria dos pilotos e navegadores que participaram desta competição que teve 150 quilômetros de especial. O evento valeu pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, sendo a 10ª etapa para Carros e 9ª para Caminhões.

Com um roteiro para off-roader nenhum colocar defeito, a Salvini Racing, do piloto Guido Salvini e do navegador Flávio Bisi, acelerou forte e completou a prova no tempo de 03h09min23, obtendo a primeira posição da categoria dos Caminhões Pesados. Com este resultado, a equipe ampliou vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, aproximando-se ainda mais do oitavo título nacional.

Além de Taubaté, o percurso passou pelas regiões de Caçapava e Caçapava Velha, adentrando três propriedades particulares destinadas à plantação de pinus - Fazenda Nossa Senhora da Glória, Gáspar e Conceição. 

"O Rally dos Bandeirantes é sempre muito completo, com uma diversidade de obstáculos impressionante. A principal característica deste ano foi o terreno liso, escorregadio, que pediu extremo cuidado nas manobras de curvas... E como teve curvas", salientou o piloto Salvini. Subidas e decidas de serras, erosões, depressões, lombadas e trilhas estreitas compuseram a competição.

Os navegadores também não tiveram um só momento de trégua. As referências estavam bem próximas... E haja fôlego para manter o piloto informado sobre as condições do trajeto. "Essa foi uma disputa que pediu braço e coração. Na segunda volta começou a chover fraco, mas o suficiente para deixar o chão mais escorregadio. O conjunto todo funcionou 100%, com o motor do Mercedes-Benz Atego 1725 respondendo rápido nas retomadas de curvas e nos trechos de subidas", explicou Bisi.

Troféus ao alto e encerrado o Rally dos Bandeirantes, a Salvini Racing se prepara agora para o 4º Rally das Serras, que será realizado entre 14 e 18 de novembro, em São Joaquim.


Em prova de alto nível, MSL Rally Team vence o Rally dos Bandeirantes na Super Production


Gunter Hinkelmann e Josi Koerich comemoram a vitória e seguem firme na disputa do título do Brasileiro

O 10º Rally dos Bandeirantes, em Taubaté (SP) não aliviou para os competidores, e mostrou porque é considerada uma das principais provas do cross-country nacional. Em disputa da 13ª etapa do Campeonato Brasileiro, as equipes tiveram uma prova com 150 quilômetros de percurso, dividido em duas especiais de 75 quilômetros cada, em meio a fazendas de eucalipto, lidando com trechos sinuosos de serra, pisos variados, e muitas lombas. Apesar das dificuldades, a MSL Rally Team, de Gunter Hinkelmann e Josi Koerich conseguiu cruzar a linha de chegada, colocar o bólido no parque fechado, e completar com êxito mais uma etapa da temporada.

Competindo pela categoria Super Production, o piloto Gunter diz que a prova exigiu muito da navegação, e apesar da equipe ter cometido alguns erros, ele acredita que a dificuldade pesou para os adversários também. "Foi difícil para nós, e para os outros também. Era uma prova com muitas lombas, tivemos al-guns sustos. Ficamos preocupados no intervalo entre a primeira e segunda es-pecial, os mecânicos verificaram a suspensão, e mesmo assim ficamos sem tra-ção, só no 4x2, o que nos privou bastante nas curvas e retomadas. Tentamos tirar o prejuízo aplicando velocidade, mas o importante é que concluímos e como recompensa ainda, conquistamos o lugar mais alto do pódio", ressaltou Gunter.

Segundo o piloto da MSL Rally Team, o fato de competir com um veículo dife-rente do que a equipe usou durante o Rally dos Sertões, última competição que disputou, também atrapalhou um pouco. "É difícil voltar a correr com a L200, sendo um carro totalmente diferente do que usamos no Sertões, o Proton, que é turbinado. Já este, remete um pouco mais de tempo para retomar, por ser movido à álcool. Levei metade da prova para voltar a entender como funciona o carro", explicou.

Josi festejou mais essa conquista e disse que poderia ter obtido um melhor de-sempenho na disputa no fator tempo. "A prova é gostosa, difícil de pilotar e navegar, o que faz a diferença. Na segunda volta foi de superação para nós, busquei o máximo de mim e estivemos focados em melhorar o resultado da primeira e completar sem comprometer o equipamento. Para a navegação o Rally dos Bandeirantes já tem como tradição ser sempre exigente, com muitas referências, uma em cima da outra, e qualquer distração, você perde uma en-trada, o que pode comprometer o resultado", disse.

A navegadora faz um balanço positivo da disputa. "O rali estava muito difícil, na primeira especial tivemos problema de navegação, e na segunda um pro-blema de tração na primeira parte da prova. Como muitos tiveram dificuldades, no final o resultado foi satisfatório", completou.

Agora a MSL Rally Team já foca na próxima competição, que acontece entre os dias 15 e 18 de novembro, em São Joaquim (SC), na disputa do Rally das Serras, penúltima etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

A Equipe MSL Rally Team tem Patrocínio da MSL Brasil - Co-patrocínio Termares, Tecondi e Grupo Mariel.

Resultado do 10º Rally dos Bandeirantes:
1) Luiz Claudio Parente/ Glauco Rocha de Alencastro (Production T2), 02:27:30
2) Luiz Claudio Rodrigues / Thiago de Vargas ( Protótipo/T1), 02:28:20
3) Gláucio Vanderlinde / Idali Bosse R. da Silva (Production T2), 02:29:11
4) José Jorge de Barros Sawaya /Marcelo Duarte Haseyama (Pró Brasil), 02:31:55
5) Gunter Hinkelmann/Josi Joerich (Super Production), 02:37:27
6) Eduardo Moré/ Kaique Bentivoglio (Super Production), 02:38:42
7) Rodrigo Cardoso/Cristiano Rocha (Production T2), 02:40:53
8) Rodrigo Khezam/ Pipo Mirone (Super Production) , 02:41:21
9) Luiz Facco/ Vinicius Castro (Pró-Brasil), 02:41:50
10) Marcos Moraes / Fábio Rogério Pedroso (Protótipos T1), 02:43:04
11) Carlos Policarpo de Oliveira/ Romulo Espada Seccomandi (Caminhões Leves), 02:52:16
12) Cristiano de Camargo/Minae Miyauti (Super Production), 02:57:59
13) Fernando Ramos Birchal/ Leonardo Telles Silva (Caminhões Leves), 03:06:10 
14) Helena Soares /Claudia Grandi (Super Production), 03:08:45
15) Guido Salvini Netto/ Flávio Bisi/ Fernando Chwaigert (Caminhões Pesados), 03:19:23
16) Marcus Cotton / Eduardo Pereira e Costa, (Protótipos T1), 06:16:06
17) José Hélio Rodrigues Filho/Weidner Moreira (Pró-Brasil), 06:28:10
18) Lucas Lemgruber de Moraes/ Kleber Cincea (Protótipos/T1), 06:30:14
19) José Sawaya/ Walace von Schmidt (Protótipos T1), 06:30:46

Super Production:
1) Gunter Hinkelmann/Josi Joerich (Super Production), 02:37:27
2) Eduardo Moré/ Kaique Bentivoglio (Super Production), 02:38:42
3) Rodrigo Khezam/ Pipo Mirone (Super Production) , 02:41:21
4) Cristiano de Camargo/Minae Miyauti (Super Production), 02:57:59
5) Helena Soares /Claudia Grandi (Super Production), 03:08:45




Após resultado no Rally dos Bandeirantes, Sport Car Rally Team mantém liderança do Brasileiro


Rodrigo Cardoso e Cristiano Rocha participaram pela primeira vez do certame, válido pelo Brasileiro de Cross-country

Foram cerca de 150 quilômetros de muitos desafios. Pista escorregadia, trechos sinuosos em meio a fazendas de eucaliptos, folhas secas, ingredientes que deixaram a disputa do 10º Rally dos Bandeirantes, em Taubaté (SP) ainda mais emocionantes. Tradicional prova do off-road nacional, o certame foi desbravado pela primeira vez pela dupla da Sport Car Rally Team: Rodrigo Cardoso e Cristiano Rocha. Apesar do alto nível de exigência da etapa, válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, a dupla completou a competição com sucesso.

A etapa contou com a participação de 23 equipes, sendo 20 carros e três caminhões. Com muitos trechos em serra, a disputa passou de 680m de altitude para 1100m, com direito a subidas e descidas no mesmo percurso. Prova bastante rápida, com médias entre 67 e 70km/h. Na briga pelo título da categoria Production, a dupla da Sport Car Rally Team superou todos os obstáculos da etapa.

"Foi difícil, tivemos problemas com os amortecedores. No geral, a soma do dia valeu pela experiência. Foi a primeira vez que andamos neste tipo de terreno, com piso bastante liso e escorregadio", explicou o piloto Rodrigo Cardoso.

Segundo o navegador Cristiano, o resultado poderia ter sido ainda melhor, não fosse uma penalização. "Tivemos uma especial muito gostosa de fazer, mas acabamos tomando uma penal na entrada de um radar. Andamos bem, e recebemos uma punição de 10 minutos que nos tirou da primeira colocação e de marcarmos um maior número de pontos na tabela do campeonato", finalizou o navegador de Luiz Eduardo Magalhães (BA).

O 10º Rally dos Bandeirantes contou pontos pela 13ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country para carros, e 9ª etapa para os caminhões. A prova foi realizada em percurso entre as Fazendas N. S. Glória, Gaspar e Conceição, Rodovia Ayrton Senna, entre Taubaté e Caçapava Velha. 

A Sport Car Rally Team conta com patrocínio de: Accert Transportes e Logística, E.A.S Serviços, Centro Automotivo SportCar, IDM Máquinas, Grupo Porto Brasil e Sementes Oilema.

Resultado do 10º Rally dos Bandeirantes:
1) Luiz Claudio Parente/ Glauco Rocha de Alencastro (Production T2), 02:27:30
2) Luiz Claudio Rodrigues / Thiago de Vargas ( Protótipo/T1), 02:28:20
3) Gláucio Vanderlinde / Idali Bosse R. da Silva (Production T2), 02:29:11
4) José Jorge de Barros Sawaya /Marcelo Duarte Haseyama (Pró Brasil), 02:31:55
5) Gunter Hinkelmann/Josi Joerich (Super Production), 02:37:27
6) Eduardo Moré/ Kaique Bentivoglio (Super Production), 02:38:42
7) Rodrigo Cardoso/Cristiano Rocha (Production T2), 02:40:53
8) Rodrigo Khezam/ Pipo Mirone (Super Production) , 02:41:21
9) Luiz Facco/ Vinicius Castro (Pró-Brasil), 02:41:50
10) Marcos Moraes / Fábio Rogério Pedroso (Protótipos T1), 02:43:04
11) Carlos Policarpo de Oliveira/ Romulo Espada Seccomandi (Caminhões Leves), 02:52:16
12) Cristiano de Camargo/Minae Miyauti (Super Production), 02:57:59
13) Fernando Ramos Birchal/ Leonardo Telles Silva (Caminhões Leves), 03:06:10 
14) Helena Soares /Claudia Grandi (Super Production), 03:08:45
15) Guido Salvini Netto/ Flávio Bisi/ Fernando Chwaigert (Caminhões Pesados), 03:19:23
16) Marcus Cotton / Eduardo Pereira e Costa, (Protótipos T1), 06:16:06
17) José Hélio Rodrigues Filho/Weidner Moreira (Pró-Brasil), 06:28:10
18) Lucas Lemgruber de Moraes/ Kleber Cincea (Protótipos/T1), 06:30:14
19) José Sawaya/ Walace von Schmidt (Protótipos T1), 06:30:46

Production - T2:
1) Luiz Claudio Parente/ Glauco Rocha de Alencastro (Production T2), 02:27:30
2) Gláucio Vanderlinde / Idali Bosse R. da Silva (Production T2), 02:29:11
7) Rodrigo Cardoso/Cristiano Rocha (Production T2), 02:40:53

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br