quarta-feira, 2 de maio de 2012

Novidades 4x4... RAV4 Elétrico

Toyota apresenta RAV4 elétrico de produção em Los Angeles
Fotos: Divulgação

por Túlio Moreira
MotorDream


A versão de produção do utilitário elétrico é destaque no 26.º Simpósio Internacional de Veículos Elétricos

Apresentado como protótipo no Salão de Los Angeles de 2010, o utilitário esportivo compacto RAV4 com propulsão elétrica finalmente ganhará versão de produção este ano. A apresentação acontecerá durante a 26ª edição do Simpósio Internacional de Veículos Elétricos, que será realizado em Los Angeles durante os dias 6 e 9 deste mês. O modelo é fruto de uma parceria entre a Toyota e a norte-americana Tesla, fabricante especializada em veículos que dispensam motores a combustão.

As principais diferenças entre o protótipo de 2010 e a versão de produção se concentram na capacidade da bateria e na autonomia do veículo. A recarga completa levará 12 horas em uma tomada de 240 volts e o utilitário alcança agora entre 130 e 190 km de autonomia em condições reais com carga cheia. A linha de produção do RAV4 elétrico ficará no Canadá e ficará a cargo da Tesla. Segundo Elon Musk, CEO da marca californiana, o modelo será o melhor automóvel compacto elétrico do mercado, superando veículos menores, como Nissan Leaf e Chevrolet Volt, na relação custo/benefício.

O modelo é fruto de um acordo de 100 milhões de dólares para a compra dos sistemas de propulsão elétricas da Tesla. O conjunto inclui o motor, baterias, transmissão e toda a eletrônica desenvolvida inteiramente pela Tesla nas instalações de Palo Alto, na Califórnia. A Toyota já estuda aumentar sua linha de veículos elétricos com versões de outros modelos já existentes, também com propulsores Tesla. O RAV4 elétrico chega primeiro às concessionárias da Califórnia, onde veículos elétricos são mais populares, e depois será vendido em todo o país. Ainda não existem planos para a comercialização da variante na Europa ou no Japão.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br