quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mundo Off Road... Invasão no fim de semana

Terceira rodada dupla do Campeonato Rally SC será realizada neste sábado, dia 12. Inscrições já estão abertas para experientes e iniciantes no off-road.



Uma das cidades mais frias da região serrana de Santa Catarina será palco mais uma vez do Campeonato Rally SC. Cerca de 150 pilotos e navegadores irão competir neste final de semana as etapas cinco e seis da temporada. Todos têm de ir preparados para as temperaturas baixas e também para enfrentar o fenômeno natural mais frequente do campeonato: a chuva!

A SC Racing já fez o levantamento do percurso, onde as equipes levarão em média três horas para percorrer. Segundo o CEO da empresa, Edson João da Costa, será uma excelente oportunidade de treino para o Transcatarina, evento que será realizado em julho: “Será uma mescla de reflorestamentos e estradão no interior de Lages. É uma prova bem parecida com as etapas do Transcatarina de outros anos. Em alguns lugares, será uma prévia de onde iremos passar neste ano. O trecho cronometrado sai em direção a Correia Pinto, em uma entrada da BR 282, e volta pela BR 116”. De acordo com Edson, a melhor parte do rali será nos reflorestamentos: “As estradas são excelentes, os pinus estão velhos e fecham a claridade, formando túneis”.

A previsão do tempo para Lages até a sexta-feira, dia 11, é de sol entre nuvens, mas no sábado há a possibilidade de chuva. Segundo a SC Racing, o trecho é tranquilo e a recomendação maior é que pilotos e navegadores estejam preparados para o frio.

Estreantes líderes e surpresos

Para muitas duplas, o Campeonato Rally SC é uma das disputas mais concorridas no país. A cada etapa, novas equipes chegam ao campeonato e outras vão se tornando mais experientes. Foi o que aconteceu com Ivar Roque Scotti e seu filho Welliton Luan Scotti, líderes da categoria Estreantes. A dupla de Caçador/SC não esperava chegar às provas e já ir ganhando, sem experiência alguma no off-road.

A impressão de Ivar, especificamente, era de que tudo seria mais tranquilo: “Não achava que esse tipo de esporte era tão competitivo! Pra mim seria mais simples, pela categoria ser de gente inexperiente ou com pouca prática. Mas está bom demais já começar ganhando! Nosso foco sempre é completar os ralis e se ganharmos, melhor ainda! Manteremos o mesmo pensamento em Lages”.

Para o filho, o navegador mais novo da temporada, com 16 anos, a idade ajuda nos resultados da dupla: “Antes de começar a disputar pra valer, era zequinha em outras equipes em campeonatos aqui no estado. Por aí fui pegando a noção de navegar. Acho que quanto mais novo se começa no esporte, mais fácil é para pegar os jeitos. Agora a responsabilidade é maior ainda por sermos líderes, mas é só manter o foco. A categoria é tranquila e a organização nos ajuda bastante para tirar as dúvidas. Só não faz rali quem não quer!”.

A festa da terceira rodada dupla do Campeonato Rally SC começa no dia anterior a largada. Será servido na sexta-feira um jantar com entrevero, prato típico da região e prepradao pelo Jeep Clube Independentes. A recepção será às 17h no MTG Sede Social. A largada no sábado foi adiantada para às 8h30 para os competidores voltarem a tempo de curtirem do domingo Dia das Mães.

Quem quiser participar, pode se inscrever pelo site www.rallysantacatarina.com.br. As vagas estão abertas para as categorias Super Master, Graduados, Junior e Estreantes. Os participantes mais assíduos durante o ano concorrem ao final do campeonato a prêmios no total de R$ 25 mil reais e os campeões levam recompensas em dinheiro. A taxa de inscrição custa R4 150 mais a doação de 20kg kg de alimentos não perecíveis.

Programação

Sexta-feira, dia 11
17h às 22h – Secretaria de prova e vistoria (MTG – Av. Juscelino Kubitschek, s/n, bairro Jardim das Camélias, acesso Norte)
21h – Briefing

Sábado, dia 12
7h – Segunda chamada para confirmação de inscrição (MTG)
8h31 – Largada do primeiro carro (MTG)

Almoço e premiação também serão no MTG

O Campeonato Rally SC tem o patrocínio de Pneus Hankook e Fundesporte.
Apoio: Ensimec, Blumenau Iluminação, Caçador Jeep Clube, RHBrasil, Ativa Comunicação, Fixxar Guinchos, Reunidas, Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Supervisão: Fauesc. Realização: SC Racing.

Por: Caroline de Paula
Foto: Paulo Valente

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br