quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mundo Off Road... Campeonato Rally SC 2012

Terceira rodada dupla do Campeonato Rally SC contou com a participação de 55 duplas de trinta cidades da região Sul. 

Muitos competidores foram para as etapas cinco e seis da temporada preparados para o frio e a chuva, mas somente este último fenômeno não ocorreu. Mesmo assim, pilotos e navegadores tiveram o desafio de cumprir esse rali de regularidade nas velocidades corretas exigidas na prova. No total foram 96,3 km percorridos em fazendas de reflorestamento de pinus em 3h40min. As duplas vencedoras mostraram seus potenciais superando os desafios mesmo em trechos secos. 

Quem subiu ao lugar mais alto do pódio da categoria Super Master com pontuação apertada foi a dupla chapecoense Daniel Maffi e Enedir Silva Junior, o Bolacha. Piloto e navegador venceram com 30 pontos, mas na categoria a diferença das duplas foi pequena. Do segundo ao quarto colocado, apenas um ponto separou cada equipe. “Isso mostra o grande nível técnico de todos. O que nos ajudou foi nosso grande entrosamento, que melhora a cada prova, e o fato de eu me acostumar mais com o carro a cada rali”, conta Daniel. Foi a segunda vitória consecutiva da dupla, que enfrentou percalços em Lages: “Não tivemos aqui tantas pegadinhas, mas o piso estava seco e a SC Racing colocou muitas variações de médias de velocidade. Trabalhamos bastante com a precisão para ganhar. No final prevaleceu a nossa competência e espírito guerreiro”, afirma Bolacha. Agora a dupla é líder da Super Master, com dois pontos de vantagem. 

Mesmo estando lá com pneus de chuva e esperando ela cair, os catarinenses de Joinville Osni Casas e Rodrigo Borges, categoria Graduados, foram pra trilha para enfrentar o que viesse: “Gostei da prova! Foi rápida, mesmo sem chuva. Apesar de termos saído com pneus pra trecho molhado e torcendo pra cair água, ficamos satisfeitos com o resultado. Nosso entrosamento nos salvou! Pequenos detalhes das nossas estratégias que fizeram a gente ganhar”, comemora o piloto. A dupla ganhou as duas etapas do dia e não foi fácil segundo o navegador Rodrigo, que previu o momento: “As medidas estavam bem feitas e as médias de velocidade bem justas. A SC Racing tem essa boa característica e por isso mais pessoas sempre vem correr. Pensamos que íamos sair em desvantagem e o que nos fez ganhar foi eu ter exigido muito do Osni e ele ter correspondido. O mais engraçado é que na noite anterior à largada eu sonhei que tínhamos ganhado!”. 

Já os melhores da categoria Junior, Dorivaldo e Bianca Müeller tiveram de se empenhar para fazer a diferença e garantir a segunda vitória consecutiva. “O trecho estava bastante técnico, a prova foi segura, o tempo colaborou e tudo isso deixou o rali praticamente igual pra todos da Junior. Eu e minha filha nos acertamos bem e procuramos não errar nada porque na nossa categoria a competitividade é alta”, relata o piloto de Rio Negrinho. A navegadora disse que ela e o pai se viraram para fazer a diferença: “Como essa prova estava mais tranquila porque não choveu, todos estavam andando no mesmo ritmo. Nossa estratégia foi concentrar ao máximo para não errar e ganhar. Nosso entrosamento tem melhorado bastante a cada rali”. Com a vitória em Lages, Dorivaldo e Bianca assumem a liderança da Junior. 

Dentre os vencedores da categoria Estreantes, cada um da dupla de Floripa sentiu uma dificuldade diferente, mas a piloto percebeu mais. Para Janaína Silveira, as lombas nos reflorestamentos faziam o carro chacoalhar e isso pesou um pouco para ela: “A gente achou que não ia ganhar! No começo da quinta etapa, erramos uma referência. Depois vieram as lombas e como estou com uma mão machucada, isso fez a pilotagem ficar um pouco mais difícil. Mas ao final, saber que fomos os melhores foi uma grande surpresa!”. Para Fernando Amorim, a navegação não foi tão complicada, mas a pilotagem sim: “Tinham muitas mudanças de média de velocidade, mas como não choveu, o trabalho foi maior da Janaína. Era praticamente uma velocidade diferente por referência e a precisão dela foi fundamental”. 

Acompanhe no link a seguir o resultado final da terceira rodada dupla do Campeonato Rally SC 2012 em Lages: http://scracing.com.br/site/upl/files/Rally_SC_2012/Lages/Resultado_ProvaPG_RALLYDELAGES.pdf?20120513173300. Neste link está o ranking atualizado após seis etapas: http://scracing.com.br/site/upl/files/Rally_SC_2012/Lages/RANKING_LAGES.pdf?20120513173300

A quarta rodada dupla do Campeonato Rally SC será somente em agosto, na cidade de Guaramirim, no dia 18. Nos próximos meses, as atenções da SC Racing voltam para o 4º Transcatarina. 

O Campeonato Rally SC tem o patrocínio de Pneus Hankook e Fundesporte. 

Apoio: Ensimec, Blumenau Iluminação, Caçador Jeep Clube, RHBrasil, Ativa Comunicação, Fixxar Guinchos, Reunidas, Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. 


Supervisão: Fauesc. Realização: SC Racing. 
Por: Caroline de Paula 
Foto: Paulo Valente

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br