quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mundo Off Road... RN 1500 2012

Povo ‘arretado’ no RN 1500

Começa nesta quinta-feira, dia 12, um dos eventos do cross country no Nordeste mais aguardados do ano: o RN 1500. A prova tem em seu grid caminhonetes, quadriciclos, motos e UTV’s (espécie de protótipos parecidas com gaiolas, porém mais preparadas). O objetivo da modalidade cross country é cumprir o trecho em menor tempo, porém sem fazer reconhecimento do percurso antes. Dezenas de equipes de todo o país já desembarcaram em Natal/RN para o desafio, que faz parte da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country.

Em meio a tantos competidores, a maioria da região Nordeste, está Luis Carlos Nacif. O piloto mineiro é fã do RN 1500 por vários motivos, dentre eles os percursos, cidades por onde o rali passa e também a recepção calorosa dos nordestinos. Neste ano, o representante da Equipe Microcity de Rally enfrentará quase 900 quilômetros de prova em quatro dias de especiais (trechos cronometrados).

Nacif já previu como será bom curtir este restante de semana no Rio Grande do Norte e contou as peculiaridades deste evento: “O interessante do RN 1500 é que dá para mesclar diversão com a competição! As cidades por onde passa o rali são muito legais e há um entrosamento maior entre nós competidores. Neste ano, o primeiro dia será saindo de Natal e chegando a São Miguel do Gostoso, a melhor praia do Brasil para a prática do kitesurf. É um lugar que tem os melhores ventos e isso traz muita gente de fora, em competições internacionais. No segundo dia, vamos pra Currais Novos, que fica no sertão. É uma região em desenvolvimento. Ficaremos por lá dois dias e com isso dá para curtirmos melhor com a cidade. É um rali que promove bem a interação de competidores com os moradores das cidades por onde passamos. Em relação ao trecho, a tocada no RN 1500 é gostosa e a prova tem trechos grandes, mas no tamanho certo para esse tipo de rali. Se neste ano não tivermos imprevistos, quero chegar cedo no último dia e aproveitar um pouco mais a praia!”.

Quem não vai participar da aventura e confraternização é o navegador titular de Nacif, Humberto Ribeiro, o famoso Piauí. Ele sofreu um pequeno incidente no último final de semana em uma trilha com amigos e acabou quebrando a mão direita tentando desatolar um jipe. Seria o terceiro ano da participação de Piauí no RN 1500 e a tristeza assola o navegador, mas só em relação ao rali: “Foi muito ruim isso ter acontecido! Ainda bem que quebrei somente o osso que segura o dedo indicador. Na hora fiquei muito preocupado porque achei que tivesse quebrado muito mais ossos. Agora estou quase sem fazer nada, pois sou destro! Agora serão de cinco a seis semanas imobilizado e depois fisioterapia. Se não tivesse o RN estaria até feliz, já que agora estou cheio de motoristas, indo fazer a barba no barbeiro, recebendo comida picadinha que nem criança porque não consigo usar a faca! Uma beleza! Neste fim de semana vou ficar em casa acompanhando o RN e torcendo para o Nacif e o Filipe”. Filipe Bianchini será o substituto de Piauí. O navegador é de Brasília e até hoje só andou ao lado do pai, Nadimir Kaiser.

Segundo o navegador titular, será uma boa oportunidade para o jovem de 20 anos ver como outros pilotos andam, de estar a bordo de um carro rápido, com uma equipe de ponta e em uma categoria muito disputada, que é a Pró Brasil. Nacif lamenta o acidente de Piauí, mas não promete o troféu a ele: “Nesta prova ele deu azar, logo a que estou preparado pra ganhar! Agora vou dar o troféu pra outro navegador!”, brinca o mineiro.

Programação RN 1500

Quarta-feira, dia 11
9h às 17 – Vistorias técnica e administrativa
19h30 – Abertura do rali e briefing
20h30 – Largada promocional

Quinta-feira, dia 12
9h – Largada da primeira etapa, de Natal a São Miguel do Gostoso
Especial de 130km
Total do dia com deslocamentos 200km
19h – Briefing

Sexta-feira, dia 13
7h – Largada da segunda etapa, de São Miguel do Gostoso a Currais Novos
Especial de 200km
Total do dia com deslocamentos 310km
19h – Briefing

Sábado, dia 14
11h – Largada da terceira etapa, em Currais Novos
Especial de 125km
Total do dia com deslocamentos 180km
19h – Briefing

Domingo, dia 15
7h – Largada da quarta etapa, de Currais Novos a Natal
Especial de 140km
Total do dia com deslocamentos 220km
15h às 16h30 – Confraternização
17h – Resultados finais e premiação
18h – Coletiva de imprensa

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Alex Rayol, Vinícius Branca e divulgação

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br