segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mundo Off Road... Rally SC 2012

Rally SC 2012

Caçador foi palco da terceira e quarta etapas nesse sábado, dia 28, com a participação de 66 carros inscritos. 

A suspeita de que São Pedro trabalha junto com a equipe técnica da SC Racing não é dos dias de hoje. Há muitos ralis realizados pela empresa de esportes off-road em que a chuva sempre aparece de última hora para deixar as provas ainda mais emocionantes. Em Caçador, faltando pouco menos de duas horas para a largada, a água caiu na cidade e continuou durante o fim de semana para a alegria de vários competidores de rali de regularidade do sul do país. 

A prova realizada na região oeste de Santa Catarina teve cerca de três horas de duração dividida em duas etapas, três e quatro da temporada 2012. A maioria do trecho percorrido pelas duplas foi em fazendas de reflorestamento, o que proporciona médias de velocidade mais altas. Com a chuva, veio a lama e as dificuldades em dobro: “Foi tremendamente difícil! O trecho estava liso e escorregadio, mas graças a Deus deu tudo certo! O que sobressaiu foi a nossa concentração para não errar. Numa trilha com muita lama, fica fácil errar referências. Andamos com cautela, mas sem passar pelo caminho errado”, conta Enedir Silva Junior, o Bolacha, navegador da categoria Super Master. Ele e o piloto Daniel Maffi representam a cidade de Chapecó/SC. 

Em ralis onde há chuva, muitos se surpreendem com o resultado da prova, seja positivo ou negativo. Esse foi o caso dos vencedores da categoria Graduados, André Luiz Pinto e Fábio Dutra, de Blumenau/SC: “Tinha muita lama e foi complicado. O trecho era bem legal e deslizava muito. Estávamos mais preocupados em chegar do que ganhar e ficamos surpresos com a vitória! Foi bem divertido”, relata o piloto. Para o navegador Fábio, a união ajudou no resultado: “A prova estava muito técnica, com referências próximas demais umas das outras e o piso estava muito liso. Toda hora a gente tinha que acertar o hodômetro. Acho que o que ajudou eu e o André a fazermos uma prova impecável foi o nosso entrosamento”. 

União também foi a palavra chave da dupla vencedora da categoria Junior, composta por Telmo Ferreira Bastos e sua esposa Geovana Sonda: “Foi adrenalina em alta e superação ao mesmo tempo! O jipe patinava na trilha lameada e nosso esforço foi grande. Fomos bem, mas tivemos um pouco de sorte. Todo nosso desempenho foi resultado do trabalho de cada um dentro do carro”, declara o piloto de Curitibanos/SC. Para Geovana, mais um item colaborou com a vitória: “Andamos bem no limite e todo cuidado foi pouco nessa prova. Com chuva e lama, tudo fica mais rápido num rali de regularidade. As referências são próximas e o entrosamento foi total, de piloto, navegador e carro”. 

Os representantes da categoria Estreantes Eduardo Szabunia Neto e Wilson Reichwald, de Rio Negrinho, começaram com sorte de principiantes: “Comecei no rali bem com o pé direito! Foi a minha primeira prova na vida e não esperava de cara ganhar! Foi excelente, um trecho técnico, rigoroso e difícil. A chuva complicou um pouco e deixou a prova mais emocionante”, comenta o piloto Eduardo. O navegador, já experiente, aprovou o desempenho de seu colega de equipe: “A chuva veio pra castigar e deixou o rali bem legal! Foi bom para usarmos isso de treino para o Transcatarina em julho. Por ser a primeira vez do meu piloto, nota dez a ele em um dia gratificante”. 

Os resultados completos podem ser conferidos pelo link http://scracing.com.br/site/upl/files/Rally_SC_2012/Cacador/Resultado_ProvaPG_RALLYDECACADOR.pdf?20120429100017. O ranking será atualizado e a previsão é de que no máximo até a manhã desta segunda-feira, dia 30, esteja no ar. 

As inscrições para a terceira rodada dupla (etapas cinco e seis do campeonato), já estão abertas e podem ser feitas em www.scracing.com.br, no menu Rally SC. O próximo desafio será no dia 12 de maio em Lages. 

O Campeonato Rally SC tem o patrocínio de Pneus Hankook e Fundesporte. 

Apoio: Ensimec, Blumenau Iluminação, Caçador Jeep Clube, RHBrasil, Ativa Comunicação, Fixxar Guinchos, Reunidas, Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. 


Supervisão: Fauesc. Realização: SC Racing. 
Por: Caroline de Paula 
Fotos: Paulo Valente

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br