terça-feira, 27 de março de 2012

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2012 - UMA AVENTURA INESQUECÍVEL

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2012 - ITAITUBA - APUÍ

Saída: Itaituba
Destino: Apuí
Km: 700km





Pessoal dormiu um pouco mais, tomamos café da manhã fomos organizar os carros e o Marcão resolvendo as soldas dos amortecedores. No almoço, no próprio hotel, o grupo reunido só tinha um comentário, que os últimos três dias foram os melhores da TAC 2012, que valera todo o aperreio com as balsas e demoras e dias parados e a frustração de alguns de não ter chegado a Vila Amazônia após mais de 20km de estradas abertas. Os três dias entre Juruti e Itaituba foram fantásticos, acampamento, banho de cachoeira no meio do nada, ajudando que precisava, distribuindo presentes a crianças que estão longe de tudo e vendo um sorriso maravilhoso nos rostos. Enfrentar uma balsa sem nenhuma segurança, dormir em uma casa “mal-assombrada” (segundo Cabaré), andar em uma estrada belíssima cheia de arvores enormes, Castanheiras, Mognos, Ipês, arvores ainda intocadas, abrir estrada, enfrentar atoleiros, subidas e descidas perigosas e muitas erosões que engoliam os carros, foi um mix de aventura e felicidade, todos dizendo em voz alta que tinham amado tudo aquilo e o grupo mais forte e coeso. Foi uma grande aventura e somávamos mais de 40 arvores cortadas, calos nas mãos, mais de 6 acampamentos e muito mais pela frente.

Saímos de Itaituba às 15:00hs em direção a Jacareacanga, 412km de estrada, antes parada para ver as corredeiras do Tapajós, que brevemente com as novas 5 hidroelétricas que estão em planejamento serão destruídas.

No meio do caminho para Jacaré encontramos com o Leandro Paschoal, o Marcos Passos e o Carlos Ferreira, integrantes da segunda fase da TAC 2012, mas como estávamos mais de cinco dias atrasados para o encontro eles seguiram viagem com o roteiro da segunda fase sem o grupo, uma grande lastima, mas o Leandro tinha compromisso em São Paulo e não poderia esperar nós irmos a Labreá e retornar. Ficou um forte abraço do grupo e passei o roteiro para eles retornarem aproveitando as belezas e alguns trechos de lama para Marabá, quem sabe ano que vem nos encontramos e fazemos o trajeto juntos.

A estrada estava relativamente boa, alguns trechos muitos ruins, em um determinado momento, cerca de 21h00hs cai em uma grande erosão na descida de um vale, para os que não conhecem essa região é cheia de grandes vales com subidas e descidas íngremes, pena que era noite e não podíamos observar a beleza desses vales, mas nos deliciamos com a montanha russa natural a noite, me lembrou a Space Mountain da Disney, muito show!

Ao cair na erosão à solda que fizera em Juruti na base da minha barra de torção arrebentou em dois locais e o carro abaixou e ficou um pouco ruim de dirigibilidade, mas sem comprometer a empreitada do dia. Logo depois o Giovanni estourou os dois amortecedores traseiros. Chegamos a Jacaré mais de meia-noite e pegamos as pousadas. Cerca de sete de manhã estávamos, eu e o Giovanni nas oficinas, ele trocando os amortecedores e a Hilux refazendo a solda, dessa vez mais reforçada.

Partimos de Jacaré às 10:45hs e pegamos estrada em direção ao Apuí, onde o nosso amigo Matheus estava preparando um churrasco com o encarregado de uma propriedade de sua família. A cerca de 140km do Apuí, 29,5km do Rio Sucunduri o Troller de Cabaré arrebentou os seis tarugos da roda direita e por pouco não cai a roda, Caio, que vinha logo atrás na L200 com o Matheus viu a cena e mandou todos pararem. Como diz o Cabaré, “Agora sim!!!”. Desmontamos o semi-eixo, retiramos a base dos tarugos completa e tocamos o pé para Apuí, Matheus e eu na frente e o restante do comboio vindo logo atrás. Cabaré e Landry ficaram na estrada aguardando nosso retorno.

Como a balsa do Sucunduri é até as 18:00hs fechei um acordo com o pessoal da balsa e eles irão passar o Troller a noite. Em Apuí comprei uns parafusos novos, não os originais, mas outros e soldamos, peguei um moto-taxi, aqui moto anda muito mais rápido que carro nessas estradas ruins e mandei ele retornar com a peça pronta para entregar a Landry para que remonte a roda e venha a nosso encontro, lá pela meia-noite deverão estar chegando. Enquanto isso o grupo está no churrascão do Matheus.

Vamos que Vamos!!!

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br