domingo, 5 de fevereiro de 2012

Novidades 4x4... Novo Honda CRV 2012

O novo CR-V é muito parecido com o antigo, só que mais bonito

Por Jared Gall - publicado na edição nº 49 (jan/2012) Car and drive.

Crossovers raramente são empolgantes. Mas são funcionais e completos. E foi seguindo este caminho que a Honda apresentou o novo CR-V – e todos os recursos que chegam com a nova geração do carro. Duas telas de informações, câmera de ré, navegador com Bluetooth e uma função que lê mensagens em inglês são alguns deles. Hã? Você perguntou pelos dois bancos extras? A resposta é não.

HONDA CR-V
Preço estimado
R$ 90.000
Potência
150 cv
Torque
19,5 mkgf
Peso
1.460 kg

Os dados de chassi e conjunto foram mencionados rapidamente. Faz sentido: a combinação mecânica do CR-V nunca foi ruim. Era de esperar que o motor continuasse o mesmo, já que os bons números de vendas do carro indicavam que os compradores estavam satisfeitos. E além disso, o carro ficou mais bonito.

Nos EUA, o motor é um 2.4 de quatro cilindros, que teve a central de comando reprogramada e agora conta com um alternador mais eficiente – uma mudança leve para aumentar a potência para 188 cv e 22,5 mkgf de torque (a versão vendida aqui tem 150 cv e 19,5 mkgf e continua igual). No Brasil, ele é o best-seller do segmento. Para a marca, esses são números suficientes para sua proposta. Suficiente não significa rápido: o CR-V continua sendo um dos mais lentos da categoria – mais lento até que seu antecessor (ei, Honda, que tal um turbo para dar um gás nesse motor?). O câmbio do carro testado era o mesmo automático do CR-V anterior. Já o modelo vendido aqui adotará um CVT.

O lado bom de ter um carro preguiçoso é o fato de ele beber pouco. Em nossas medições, registramos 9,4 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. E mesmo não empolgando, o CR-V até consegue ser ágil e firme – basta não querer que ele seja um sedã ou qualquer outro carro que tenha pegada mais esportiva. A direção ficou um pouco mais pesada e lenta, e isso deixou sua condução mais segura do que antes. Mas é um detalhe tão imperceptível que até duvidamos que os compradores percebam.



Por dentro, o utilitário-esportivo nos surpreendeu. Ele cresceu em relação à geração anterior e enquanto muitos contavam com uma fileira nova de bancos, a surpresa ficou por conta do espaçamento maior entre as fileiras e de porta-malas – espaço esperado devido ao aumento de tamanho do carro no geral.

Tecnologicamente falando, o CR-V está muito mais atual do que o anterior. O carro traz equipamentos novos, como teto solar, aquecimento dos bancos, controle de climatização traseiro, sistema de áudio via satélite XM e um sistema de navegação completo que deve ser mantido no Brasil.

Por aqui, o carro deve chegar com um leve aumento de preço – que os deuses, a Honda e o governo (que aumentou o IPI) nos ouçam.

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