quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Novidades 4x4... Fiat Freemont AWD

FIAT APRESENTA FREEMONT AWD

Já está disponível na Europa a Freemont com tração integral - AWD, que custa €20 000 mais do que a versão de tração dianteira.

Mantém o design, situado a meio caminho entre um SUV e um monovolume, o habitáculo com sete lugares, cheio de equipamentos e o motor Diesel 2.0 Multijet II de 170 cv, que nesta nova versão traz acoplada caixa automática de seis velocidades dotada de comando manual do tipo sequencial ("Autostick"). Mas acrescenta maior versatilidade de utilização e um nível de segurança superior, graças à presença da tração integral. Na traseira, do lado esquerdo, um discreto logótipo assinala a diferença para a versão de tração dianteira.

O Freemont AWD está equipado com uma unidade electrónica de comando que avalia, através de sensores, as condições de aderência e decide em que momento a tração deve ser transmitida ao eixo traseiro. O sistema faz variar a distribuição de binário entre os eixos através de um acoplamento de controlo electrónico apenas quando é necessário. Isto quer dizer, que o Freemont AWD circula, em condições normais de aderência, apenas com tração dianteira, solução que contribui para reduzir o consumo de combustível. A unidade de comando do sistema de tracção integral trabalha em estreita colaboração com o controlo de estabilidade do veículo (ESP).

Anunciando 184 km/h de velocidade máxima, 11,1 segundos de 0-100 km/h, 7,3 l/100 km de consumo combinado e emissões de CO2 de 194 g/km, o Freemont AWD é 130 kg mais pesado do que o Freemont de tracção dianteira (que está equipado com caixa manual de seis velocidades).

Para o mercado brasileiro certamente não iremos dispor dessa versão, visto que a principal utilidade desse sistema é para regiões com neve, além disso somente na versão diesel, que não está disponível e nem no planejamento da Fiat em ser disponibilizada essa motorização em nosso país. Uma pena! Como sempre somos deixados de lado, mas uma coisa é certa a culpa é toda nossa como consumidor. 

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br