domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mundo Off Road... Rally da Selva 2012 - Aula de Navegação

Curso de navegação reúne admiradores do automobilismo
Suzana Machado/Black & White Comunicação

O curso de navegação realizado neste fim de semana pela organização do 12º Rally da Selva, na sede da Paloma Veículos, em Sinop (MT) reuniu amantes do automobilismo, alguns experientes e outros iniciantes. O objetivo é qualificar novos navegadores para a competição que abre o Campeonato Matogrossense de Rally de regularidade entre os dias 1 e 4 de março.

O empresário Ivanildo dos Santos veio acompanhado do filho Lucas, de 21 anos. Mora em Marcelândia e soube do curso pela internet.

“Temos um grupo de amigos em Marcelândia que se reúne todo ano e realiza um passeio de jipe, mas nada competitivo, somente por diversão e sempre tive vontade de aprender mais sobre navegação”, afirmou.

Lucas herdou do pai a paixão pelo automobilismo.

“Sempre gostei e, por meio do curso, adquirimos novas informações sobre a função do navegador. Tenho a pretensão futura de participar de um rally junto com meu pai. Formamos uma boa dupla”, declarou o jovem.

Anderson dos Santos Caetano, funcionário da Pit Stop, não tem experiência em navegação, mas muita curiosidade em aprender sobre a função.

“Como a empresa é apoiadora do evento, já atendi competidores. Por curiosidade sempre perguntei sobre a planilha, mas simplesmente olhando, sem nenhuma orientação, explicação fica difícil interpretar e o curso esclarece as duvidas”, informou.

Os 20 participantes do curso de navegação receberam as informações do diretor técnico da Federação Matogrossense de Automobilismo (Femtau), Haroldo Pires, que explicou detalhadamente o que é um rally de regularidade e as funções do navegador, que é o co-piloto da equipe, responsável por interpretar a planilha e orientar o piloto, que está na direção.

“Quem participa uma vez de um rally quer participar sempre. Fazendo o curso, a pessoa já sai capacitada para participar de eventos dentro das categorias de base, voltadas para iniciantes. Quando se pega mais experiência, para participar de categorias como a Graduados, por exemplo, é necessário ser federado à Femtau”, explicou.

O diretor geral do Rally da Selva, Miro Teodoro, também já foi “aluno” de Haroldo.

“Já fiz este curso há 12 anos e é extremamente aproveitável. O Haroldo tem muita experiência e sabe repassá-la aos participantes de forma clara. Para iniciantes temos a categoria Turismo, na qual os inscritos competem e a Expedição Light, que é mais um passeio pela trilha”, frisou.

INSCRIÇÕES – O 12º Rally da Selva será realizado de 01 a 04 de março, em Sinop (MT). Os aventureiros podem se inscrever pelo site www.rallydaselva.com.br. As disputas serão nas categorias Super Máster, Graduado, Júnior, Turismo e Expedição.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br