quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mundo Off Road... Mudando de Categoria

Fernando Birchal irá competir o Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country a bordo de um Ford F4000.

Nos jipes ele andou por muito tempo, competindo em provas de regularidade. Daí Fernando Birchal percebeu que gostava de andar mais rápido na terra do que cumprir referências em velocidades variadas. Em 2009, ele começou com uma caminhonete Chevrolet S10, a reformou no ano seguinte e continuou no Campeonato Mineiro de Rali de Velocidade e no Brasileiro de Cross Country. Fernando foi progredindo, teve alguns percalços, acidentes, comprou uma Ford Ranger e andou nela cerca de um ano. Foi quando o piloto percebeu que seu foco era somente o campeonato nacional, mas o mineiro ainda queria mais.

No final de 2011, Fernando Birchal esteve na oficina do multicampeão Edu Piano, em Tatuí/SP e conheceu aquela que seria sua próxima máquina: “Desde quando comecei no cross country pensava em um dia disputar provas a bordo de um caminhão. Para este ano já queria mudar de categoria, daí surgiu a oportunidade de comprar o caminhão com o qual Edu Piano foi campeão várias vezes no Sertões e nem pensei duas vezes!”. O Ford F4000 do piloto mineiro tem 330cv de potência e faz parte da categoria Caminhões Leves no campeonato brasileiro.

Na próxima semana em Barretos, dos dias 9 a 11 de março, Fernando vai à prova de fogo com seu novo equipamento: “A pilotagem é completamente diferente. Trata-se de um carro maior, mais lento, com a retomada oposta de uma caminhonete. Espero pelo menos completar a prova de Barretos. Vai ser mais difícil por estar acostumando com o carro ainda, já que só dei uma volta no quarteirão! Mas em alguns pontos de alta velocidade ele pode surpreender”.

Excepcionalmente nesta prova, o navegador Leonardo Telles Silva não estará a bordo do caminhão da FB Racing, dando lugar a seu colega e xará Leonardo Magalhães, co-piloto do mineiro Marco Túlio Lana. O terceiro elemento que sempre está presente dentro dos caminhões e no banco do meio é o mecânico da equipe. O nome escolhido para esta primeira corrida do ano da FB Racing foi o mecânico Renato Machado.

O 6º Rali de Barretos abre o calendário do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country. Em seguida, os maiores pilotos e navegadores do país da modalidade se enfrentarão em mais oito datas ao longo do ano. De acordo com Fernando Birchal, a FB Racing participará mais vezes da disputa nacional neste ano, em pelo menos mais três etapas.

A FB Racing tem o patrocínio da B&L Construções Ltda.
Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br