sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Novidades 4x4... Novo Suzuki Jimny

Maruti Suzuki XA Alpha 
por: Túlio Moreira/MotorDream





O Salão de Nova Déli deste ano parece mesmo ser dos utilitários esportivos. A aliança Maruti Suzuki apresentou o XA Alpha Compact SUV Concept, protótipo que adianta detalhes da próxima geração do jipinho Jimny, que também é vendido no mercado indiano como Maruti Gypsy. Com 4 metros de comprimento e tração integral, o XA Alpha será o menor representante de um segmento que promete fortes emoções na Índia este ano, com a chegada do novo EcoSport e o lançamento do Renault Duster no país asiático, ainda no primeiro semestre.

A Maruti Suzuki ainda não detalhou os planos de lançamento de uma nova geração do Jimny – ou até mesmo a criação de um novo utilitário compacto baseado no conceito XA Alpha –, mas a fabricante indiana já adiantou a intenção de expandir sua gama de SUVs com motorização diesel naquele mercado. O segmento de utilitários esportivos já corresponde a 14% das vendas na Índia, mas a categoria de compactos ainda é incipiente por lá. Além da propulsão diesel, o XA Alpha contará também com um 1.3 litro a gasolina.

Tantao Jimny quanto Gypsy estão estão há muito tempo sem atualizações visuais mais profundas – a atual geração do Jimny data de 1998 e é apenas a terceira desde que o modelo surgiu, em 1968. Apesar de um certo status “cult” na Índia, os dois modelos têm servido mais ao exército e às forças militares do que aos consumidores interessados em um veículo com apelo off-road ultimamente. O XA Alpha mantém linhas que remetem à identidade visual do jipinho, mas os contornos agressivos e os faróis e lanternas não deixam dúvida de que se trata de um carro bem mais moderno.




Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br