domingo, 1 de janeiro de 2012

Notícias 4x4... Plataforma Digital de Criação

JAGUAR LAND ROVER CRIA PLATAFORMA VIRTUAL


A Jaguar Land Rover utilizará uma plataforma virtual para a produção dos futuros Range Rover e Land Rover, mediante o recurso a ferramentas de desenho assistido por computador e realidade virtual

A Jaguar Land Rover (JLR) utilizará ferramentas de desenho assistido por computador e realidade virtual na produção dos seus modelos futuros. De acordo com Brian Waterfield, responsável do centro de realidade virtual da JLR, a empresa pretende criar uma fábrica virtual para que o processo de montagem dos seus automóveis possa ser avaliado em termos de eficiência, ergonomia e qualidade. Além deste, a JLR irá também dispor de um simulador virtual de condução interactivo, que poderá servir para a realização de vídeos em 3D.

A tecnologia táctil permitirá experimentar situações reais aplicadas à condução, técnica esta que tem vindo a ser utilizada no âmbito médico-cirúrgico. No entanto, como explica Waterfield, “o principal objectivo é criar uma plataforma virtual completa de produção para os Range Rover e Land Rover, na qual estes modelos serão construídos sem necessidade de elaborar protótipos físicos. O poder dos computadores e das novas aplicações, como a realidade aumentada, têm vindo a ganhar terreno pelo que, mais cedo do que pensamos, chegará o dia em que podemos produzir, literalmente, um carro completo a partir de um ecrã”.

O centro nevrálgico de simulação virtual da JLR é uma ferramenta denominada “The Cave”, criada pela própria empresa. Este é um simulador com três paredes e tecto onde são projectadas imagens geradas por computador dos veículos (ou das suas peças). A empresa necessitava de construir em média 250 protótipos ao longo do processo de design de um novo modelo. Graças à realidade virtual, estes valores foram reduzidos em cerca de 50%, até chegar aos 130 ou 140 protótipos actuais.

Por: Automotor-PT

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br