quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... WRC 2012

O que muda no WRC 2012


O WRC 2012 encerra algumas mudanças importantes, e muito provavelmente, a mais importante de todas, o regresso do Rali de Monte Carlo e do Eurosport à competição. Sem tempo para colocar em campo meios que fizeram as delícias dos tele espectadores nos últimos anos de IRC, a médio prazo é certo que o Eurosport irá fazer muito pela promoção da modalidade e trazer ainda mais adeptos para a 'causa'. Entretanto, veja quais são as principais mudanças:

- Regresso do Monte Carlo (cinco dias) e saída da Jordânia. México e Argentina passam a 'ralis-maratona). Espanha passa a 'fechar' o WRC.

- A distância máxima permitida entre parques de mudanças de pneus é de 80 km, mas o número de vezes que os pneus podem ser trocados durante um rali passou de oito para sete. Podem ser transportadas duas rodas suplentes, mas não mais do que cinco novas diferentes ao longo do rali (exceção Rali Acrópole). Em condições excecionais, podem ser usados 10 pneus por equipa (de misturas diferentes) para salvaguardar a segurança.

- Só podem ser usados três motores por carro nos 13 eventos.

- Os organizadores foram encorajados a realizar ralis com extensões de quilometragem perto do limite máximo (500 km)

- Os ralis não podem ter secções de terra no meio de uma secção de asfalto e só pequenas secções de asfalto são permitidas em troços de terra.

- Nos ralis de terra, o Shakedown passa a ter 'Treinos Livres' e 'Qualificação' que determinará a ordem de partida para o Dia 1 (o mais rápido escolhe a posição em que quer partir). No Dia 2 e 3, a ordem de partida é invertida para os P1 e P2.

- A nova geração de carros 1.6 litros turbo (S2000) podem pontuar no SWRC se tiverem montados um restritor do turbo (30 mm).

- Os pilotos devem ter na sua posse a sua carta condução durante todo o rali.

- Para obter pontos na Power Stage é agora necessário terminar o rali. Se a Power Stage for interrompido, nenhum piloto recebe pontos.
- Os pilotos da Academy WRC pontuarão nos seis eventos obrigatórios, mas o último lugar até agora pontuável deixou de o ser.

Por: AS-PT

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br