quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... Transcatarina 2012

Vá Vá Pórco Zio é uma das dezenas de equipes que farão parte do 4º Transcatarina no mês de julho.


Entre os dias 18 e 21 de julho mais de 150 duplas enfrentarão as trilhas da serra ao litoral de Santa Catarina, mas dentre esses alguns acabam formando equipes que são turmas de amigos. Assim aconteceu com a Vá Vá Pórco Zio, uma equipe com pilotos e navegadores das cidades de Caçador, Mandaí e São Bento do Sul.

A turma de amigos se reunia para andar de jipe em uma fazenda ou para passeios aos finais de semana. Somente o piloto Júlio Cesar Bonotto Neto, de São Bento do Sul, competia campeonatos de rali de regularidade no estado. Com o tempo, o restante da turma foi participando de alguns eventos, como a Fenajeep, e outras provas, mas sempre em equipe. O nome Vá Vá Pórco Zio trata-se de uma gíria italiana falada por Ivanir, irmão da piloto Lire Tesser. A turma aprovou o nome e o utiliza há três anos no Transcatarina.

A equipe começou a participar do evento da SC Racing com três carros. A ideia contagiou outros amigos e parentes e em 2012 a Vá Vá Pórco Zio irá ao maior rali de regularidade catarinense com dez carros. Além dos competidores, fazem parte da turma dois mecânicos (Paulo e Ivan), o motorista do caminhão (Zé) e o cozinheiro (Ivaniro), todos de Caçador. Lire, que nos dois anos em que participou foi nas categorias de Turismo, em 2012 resolveu competir na Junior, ao lado da filha Caroline, de apenas 18 anos. “Competi nos passeios antes para conhecer melhor as trilhas, sem passar pela preocupações de competidores de outras categorias. Queria uma coisa mais prazerosa e divertida. A Carol foi minha co-piloto em 2011 e adorou o Transcatarina! Ela teve um bom desempenho e por isso resolvemos ir para a Junior neste ano”.

A piloto catarinense foi uma das mais elogiadas pelo grupo da Turismo Adventure na terceira edição. Ela, que estava com o carro há poucos dias, também ficou surpresa com o próprio desempenho: “O comentário era de que eu pilotava muito bem. Fiquei feliz com a repercussão, pois estava com meu jipe há dez dias antes da largada! Mas o clima entre a turma da Adventure me animava mais. Todos incentivavam uns aos outros, davam ideias de onde passar e a união era grande. Às vezes até perdíamos muito tempo parado para passar pelas trilhas, mas faz parte da brincadeira”.

Lire também convenceu outros parentes e amigos a competirem o Transcatarina do ano passado que irão retornar agora em julho de 2012. Edson e Nádia Moresco são casados, sobrinhos da piloto e competidores da categoria Junior. Na última edição, a primeira do casal, eles foram na categoria Junior e aprovaram a ideia: “Foi nosso primeiro grande campeonato e antes tínhamos corrido em poucas provas. O curioso é que fizemos a inscrição sem ter carro e só arrumamos um jipe há poucos dias da prova! Fizemos o rali sem grandes dificuldades e a experiência foi muito boa. Tivemos a real noção do que é um grande rali e aprovamos as festas e organização do evento. Só faltou um pouco mais de frio, mas só de estarmos no mato já está excelente”, comenta Edson.

A navegadora Nádia agora se sente mais segura e quer competir pra valer neste ano, contando principalmente com o apoio da Vá Vá Pórco Zio: “Passei medo em alguns momentos na trilha do ano passado. Cheguei a abandonar a planilha por causa da quantidade de barro. O carro deslizava muito e nos perdemos algumas vezes, porém isso faz parte do rali! Neste ano espero que a gente consiga um resultado melhor, pois a nossa noção do evento melhorou. Me sinto mais segura ainda indo com toda a nossa equipe, que também faz uma grande festa. Passávamos o dia todo sozinhos no carro e a noite reuníamos a turma para contar como foram as etapas pra cada dupla. Sem a equipe acho que a gente nem iria ao Transcatarina!”.

Um dos que influenciou a turma de parentes e amigos a montarem a equipe foi o piloto Júlio Cesar Bonotto Neto. Ele competiu no primeiro ano, foi campeão da Junior em 2010, ficou em sexto na Graduados e agora voltará ao rali com uma nova navegadora e na categoria que ganhou seu primeiro título. “Voltei à Junior para ir com a minha esposa. Ela sempre me acompanhou todos os anos nos bastidores, chegamos a correr algumas provas no ano passado e fomos bem, mas agora decidiu participar de outra forma. A Larissa animou mais ainda por causa da equipe, pela união de todos e a festa que fazemos. Por mais que seja o primeiro ano dela competindo, esperamos ficar em primeiro lugar, mas sabemos que completar todos os dias é o mais importante”.

Larissa Huebi está ansiosa para sua estreia e conta com o apoio da equipe: “Quero que comece logo! Não tenho muita experiência em ralis de regularidade, mas acho que vamos nos dar bem pela minha vontade de aprender e por navegar direito. Sempre acompanhei o Júlio, mas sem andar no carro, só nos bastidores. Agora o Transcatarina será um desafio diferente, mas a união da equipe me influencia a encarar isso. Acho que o mais difícil serão os ‘pega bobos’, os laços nas trilhas, pois isso confunde muito a dupla, ainda mais ao final quando estamos mais cansados”.

Para quem ainda quer fazer parte do grid de um dos maiores ralis de regularidade do Brasil, ainda dá tempo de garantir vaga para dupla ou equipes. Nas categorias de competição (Super Master, Graduados, Junior e Jeep) ainda restam 20 vagas. Na Turismo Adventure e Turismo Light não há limite de inscritos.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br