segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... Rally Dakar

"Parlez vou français?" ou o Dakar mais polémico dos últimos anos

A história data de há mais de 2000 anos num dia em que se festejava a "boa deusa" em casa de Júlio César, num escândalo que correu Roma e levou César a divorciar-se de Pompeia, sua mulher.

Na altura ficou famosa a frase "À mulher de César não basta ser, terá que parecer" e este ano a ASO, organizadora do Dakar, passa por algo parecido, depois de decidir penalizar Robby Gordon devido a um sistema de enchimento dos pneus do Hummer que já vinha de anos anteriores. Terá tido algo a ver que este ano Gordon estava mais do que nunca perto da frente da corrida e de bater o francês Stéphane Peterhansel? Boa pergunta para fazer à ASO. Como é que um sistema inspecionado e aprovado nas verificações técnicas é posteriormente alvo de penalização?

Mas a ASO não ficou por aqui e voltou (coincidência?) a dar a mão a um francês, no caso Cyril Després, quando decidiu anular o tempo perdido por este na oitava etapa. Talvez tenham achado que os concorrentes foram surpreendidos por algo inesperado e devia ter sido a organização a detetar o problema, mas se assim foi porque é que Paulo Gonçalves é penalizado em seis horas por ter sido rebocado pelo próprio diretor de prova? Por não ser francês?


Por AS-PT

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br