segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... Rally Dakar 2012 - Estágio 1

Dakar 2012 – 1 etapa

Carros – Supremacia dos Mini 
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)

Nos carros as três primeiras colocações foram para os MINI: Novitskiy, Holowczyc e Peterhansel, enquanto o Hummer de Nasser, vencedor em 2011 com Volkswagen, teve problemas.

A primeira etapa teve 820 km, divididos num deslocamento inicial partindo de Mar del Plata com 149 km, uma especial de 57 km e uma ligação final de 614 km para chegar a Santa Rosa.

Se o favoritismo dos Mini da equipe X-Raid era uma unanimidade, a vitória do russo Leonid Novitskiy foi uma surpresa. Ele superou os dois pilotos de ponta da equipe, o polonês Krzysztof Holowzyc e o francês Stephane Peterhansel. O trio de Mini é seguido pelo sul africano Giniel De Villiers, que faz a estreia de um protótipo Toyota Hilux após competir nas últimas três edições com a Volkswagen, tendo vencido o primeiro Dakar sul-americano, em janeiro de 2009.

A situação parece muito mais preocupante para Nasser Al Attiyah, que faz sua estreia pilotando um Hummer preparado pelo americano Robby Gordon, quinto colocado na etapa. Nasser perdeu quase 10 minutos devido a problemas na bomba de óleo, quando faltavam apenas 2 km para o final da especial.

Decepção ainda maior sofreu sul-africano Alfie Cox, que viu o resultado de dois anos de trabalho do time sueco Pewano virar cinzas. O novo Volvo XC60 pegou fogo na sua etapa de estreia no Dakar. A tripulação escapou ilesa do incêndio, mas o carro foi totalmente destruído pelo fogo.

A dupla Guilherme Spinelli / Youssef Hadad (Lancer) foi a 10ª colocada. Jean Azevedo / Emerson Cavassin, na estreia com o Nissan Navarro ficaram com a 26ª colocação.

Veja a classificação dos carros:
1º Novitskyi/Schulz (Mini): 32'12
2º Holowiczyc/Fortin (Mini): + 0.5
3º Peterhansel/Cottret (Mini): + 0.9
4º De Villiers/Von Ziztewtiz (Toyota): + 0.15
5º Gordon/Campbell (Hummer): + 0.49

Nos caminhões o holandês Marcel Van Vliet levou seu MAN a vitória. Ele está à frente do holandês Gerard De Rooycom Iveco e alemão Franz Echter com MAN. O caminhão Tatra do trio dos brasileiros André Azevedo e Maykel Vilarta, ao lado do checo Mira Martinec foi o 15º colocado.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br