quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... Rally Dakar 2012 - Estágio 4 - Carros

Rally Dakar 2012: 4ª etapa carros - Vitória e liderança para Peterhansel
por Klever Kolberg, blogueiro do ESPN.com.br


Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret
Crédito da imagem: Divulgação

Numa etapa muito dura, o francês Stéphane Peterhansel (Mini) impôs um ritmo forte e venceu a quarta especial, reassumindo a liderança da categoria carros.

Na manhã desta quarta-feira, dia 04/01, 140 carros continuavam na prova. 173 que partiram de Mar del Plata. Uma etapa longa, entre San Juan e Chilecito, na Argentina, 750 km, divididos em 424 de deslocamento e 326 km de especial com subida de montanha chegando aos 3.500 metros de altitude, com terra, areia fofa, rios secos e muita pedra, um trecho muito seletivo.

Vencedor da etapa anterior, o espanhol Juan “Nani” Roma (Mini) foi o primeiro a largar, seguido por seu companheiro de equipe e líder do rally, o polonês Krzysztof Holowczyc (Mini). Nas três primeiras etapas os vencedores e líderes se alternaram o que não dava margem para qualquer tranquilidade.

Beneficiado por não ter de fazer o primeiro traço dos carros e tentando esquecer os problemas com pneus na etapa anterior, a dupla Stéphane Peterhansel / Jean Paul Cottret volta a ser o “patrão” do Dakar, abrindo mais de 5’ para o concorrente mais próximo.

Já os Hummer tiveram problemas. Nasser era o mais rápido nas primeiras parciais, mas no km 288 ficou atolado e perdeu muito tempo, terminando em 16º. O piloto do Qatar já tem uma desvantagem de mais de 30’ para Peterhansel. Robby Gordon, que era o vice-líder na largada, teve vários pneus furados e chegou na 14ª posição.

Já as Toyota brilharam. O argentino Orlando Terranova, que já vinha recuperando posições após problemas na primeira etapa, foi o segundo mais rápido, seguido do Toyota do sul africano Ginel De Villiers, de Roma e de Holowczyc que chegou 10’51” atrás de Peterhansel, caindo da liderança para a 4ª posição.

Para a dupla brasileira Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Lancer) o dia também foi de recuperação após os problemas da etapa anterior. Eles fizeram o nono melhor tempo. Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Navarro) mantiveram a regularidade e terminaram com a 18ª colocação.

Após quatro etapas Peterhansel volta a colocar ordem na casa, seguido de De Villiers, Roma, Holowczyc e Gordon. Spinelli é o 13º e Jean é 16ª.

Veja a classificação dos carros após quatro etapas:
1º Peterhansel/Cottret (Mini): 09:43:20
2º De Villiers/Von Ziztewtiz (Toyota): + 05:41
3º Roma/Périn (Mini): + 06:44
4º Holowiczyc/Fortin (Mini): 08:10
5º Gordon/Campbell (Hummer): + 16:23

13º Spinelli/Haddad (Lancer): + 01:01:07
16º Azevedo/Cavassin (Navarro): + 01:29:23

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br