sábado, 14 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... Rally Dakar 2012 - Estágio 13

Stéphane Peterhansel confirma superioridade; Carlos Sousa faz o quarto tempo

Stéphane Peterhansel venceu a etapa de hoje do Dakar e está cada vez mais perto de assegurar mais um triunfo naquele que é considerado como a prova de todo-o-terreno mais dura do mundo. Outra das estrelas do dia foi o português Carlos Sousa, com o piloto do Great Wall Haval a conseguir rubricar o quarto melhor tempo.


Uma vez mais com as dunas a marcarem a etapa, o piloto francês da MINI foi aquele que menos tempo perdeu e, com isso, deixou o segundo melhor, Giniel de Villiers (Toyota), a 08m29s, conseguindo também com isso garantir quase de forma decisiva o primeiro lugar da classificação geral. Isto se se tiver em conta que Nani Roma, principal adversário de Peterhansel, foi um dos que perdeu tempo na transposição das dunas e está agora a 42m57s do comandante.

Na terceira posição da etapa ficou mais um MINI, este pilotado por Leonid Novitskiy, a 12m55s, enquanto Carlos Sousa esteve em muito boa forma ao ficar a 13m39s do melhor tempo e à frente de Ezequiel Alvarez (Toyota) e de Ricardo Leal dos Santos, noutro MINI.

Leal dos Santos voltou a fazer uma boa prestação num dia que se previa difícil e no qual teve de prestar auxilio a Nani Roma quando este 'atascou' nas dunas. Leal dos Santos gastou mais 15m04s do que Peterhansel e conseguiu ficar à frente de Roma, que perdeu 22m57s hoje.

Igualmente com um dia para esquecer depois do brilharete de ontem, Robby Gordon perdeu 36m01s depois de mais uma etapa problemática com alguns 'atascanços', uma 'cambalhota' e um furo à mistura.

Na Geral, se Peterhansel tem o triunfo ao seu alcance, o terceiro lugar também não deverá fugir a de Villiers, que conta com cerca de uma hora de vantagem sobre o quarto que é Novitkiy. Este, por seu turno, tem Robby Gordon a cerca de oito minutos de distância e sabendo-se da rapidez do Hummer é ainda uma posição em discussão.

Ezequiel Alvarez é o sexto, enquanto Carlos Sousa retomou a sua sétima posição num dia em que Bernhar Ten Brinke foi outro dos prejudicados ao perder mais de 57 minutos e duas posições na geral. Isto porque além de Sousa, também Ricardo Leal dos Santos logrou subir um lugar, sendo agora o oitavo. Uma prova muito interessante do piloto do MINI depois do seu percalço ainda na primeira semana que o viu cair para posições bem distantes do top10. Ten Brinke é o nono.

Por: AS-PT

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br