sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... Petrobrás Lubrax comemorando o sucesso no Dakar 2012

Equipe Petrobras Lubrax comemora resultados do Rally Dakar



Após cerca de oito mil quilômetros percorridos e mais de 50 horas de competição, a Equipe Petrobras Lubrax retornou ao Brasil completa (moto, carro e caminhão) e com o melhor resultado de seu país em todas as categorias do Rally Dakar 2012: o oitavo lugar na classificação geral.
A prova aconteceu entre os dias 1º e 15 de janeiro, percorrendo três países: Argentina, Chile e Peru.

O caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, formado pelo trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec, foi responsável pela ótima posição conquistada. “Esta foi minha 25ª participação consecutiva no rali e estou muito contente com nosso desempenho justo nesta edição. Nos últimos dois anos, por exemplo, tivemos problemas mecânicos e não conseguimos terminar a prova. Nada melhor do que voltar para casa com este feito”, afirmou o piloto André Azevedo, que estreou no Dakar em 1988, na categoria Motos.

Maykel Justo, navegador do caminhão Tatra, também teve um papel fundamental para que a equipe de caminhão alcançasse este resultado. “Foi um prazer ter somado na equipe, ajudado e terminado. Lembro que quando criança acompanhava as ‘aventuras’ do André e tinha muita vontade de estar junto. Então hoje tenho muito orgulho em fazer parte da Equipe Petrobras Lubrax”, contou.

Representando a Petrobras Lubrax na categoria Carros, a dupla Jean Azevedo/Emerson Bina Cavassin mostrou superação durante todo o rali com seu Nissan. “Posso dizer após tantos dias de competição que aprendemos bastante e ganhamos ainda mais experiência. Tivemos alguns contratempos nesta edição, principalmente na décima etapa, mas conseguimos nos superar e continuar na prova. Também acabamos conhecendo e ajustando o carro no decorrer do rali, então foi uma edição bem desafiadora pra gente”, explicou o piloto. Na classificação geral acumulada a dupla terminou com a 23ª posição.

Estreante no rali -Na categoria motos, com uma Honda 450 o catarinense Denisio do Nascimento fez a sua primeira participação no Rally Dakar e comemorou muito na chegada. “Cada dia do rali era uma novidade, foi uma grande experiência e aprendi muito. Agradeço bastante à equipe por ter me dado essa oportunidade. Nosso objetivo era terminar e fiquei bem contente com meu resultado final, o terceiro lugar em minha categoria”, acrescentou. Denisio terminou na 24ª posição entre as 98 motocicletas que restaram na competição e foi 3º em sua categoria, a Super Production.

Os números desta edição do Rally Dakar comprovam seu alto nível técnico e a fama de continuar sendo uma das provas mais difíceis do planeta. Dos 443 veículos que largaram em 1º de janeiro na cidade argentina de Mar Del Plata, apenas 249 chegaram à capital peruana, sendo 79 carros, 60 caminhões, 98 motos e 12 quadriciclos.

Resultados do Rally Dakar 2012:
Motos
1º Cyril Despres (KTM) – 43h28min11s;
2º Marc Coma (KTM) – 44h21min31s;
3º Helder Rodrigues (Yamaha) – 44h39min28s;
24º Denisio do Nascimento (Honda) – 51h21min38s.

Carros
1º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) – 38h54min46s;
2º Nani Roma/Michel Périn (Mini) – 39h36min42s;
3º Giniel De Villiers/Von Zitzewitz (Toyota) – 40h08min11s;
23º Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Nissan) – 57h40min45s.

Caminhões
1º De Rooy/Rodewald/Colsoul (Iveco): 45h20min47s;
2º Stacey/Van Goor/Der Kineren (Iveco): 46h12min06s;
3º Ardavichus/Kuzmich/Turlubaev (Kamaz): 47h08min32s;
8º André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec (Tatra): 53h06min54s.

Sobre a Equipe Petrobras Lubrax
Pioneira no esporte, a Equipe Petrobras Lubrax ficou conhecida por ter sido a primeira a ter participado do Rally Dakar, em 1988. Com o passar dos anos ela manteve a sua evolução e hoje é a única equipe do mundo a competir o Dakar em três categorias simultaneamente: moto, carro e caminhão. Também possui o maior número de vitórias no Rally dos Sertões: dez no total. Atualmente, a Equipe Petrobras Lubrax compete nas principais provas nacionais e internacionais, conquistando sempre resultados de excelência e representando com seriedade e dedicação o seu país.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, CCR NovaDutra, Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Mercedes-Benz Caminhões e apoio da Renov, BorgWarner, Mahle, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real, Eye to Eye, SCHIO, Pro Tork, Inmarsat e Artfix.


*Fotos para download da Equipe Petrobras Lubrax em www.flickr.com/brasildakar2
* Crédito da foto: Doni Castilho/DFotos

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br