segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mundo Off Road... Rally Dakar 2012 - Elétricos?

MOBILIDADE ELÉCTRICA NO DAKAR

Uma equipa da Letónia vai participar no Dakar com um modelo 100% eléctrico, que anuncia uma autonomia recorde de 800 km

Muitas tecnologias têm a sua estreia na competição desportiva. O exemplo mais recente é a primeira participação de um modelo 100% eléctrico no mais duro dos ralis. O projecto, apoiado pelo governo da Letónia, foi criado por Andris Dambis, que será o co-piloto a bordo do Oscar eO, nome com que foi baptizado este modelo, pilotado por Maris Saukans.

Este 4x4 100% eléctrico foi criado de raiz nas oficinas de Dambis em menos de um ano e, segundo o seu criador, “aumentou as suas capacidades várias vezes durante o desenvolvimento”. Ainda segundo Dambis, “o motor eléctrico permite atingir uma velocidade máxima de 150 km/h, com uma autonomia de 800 km”.

O sistema foi adaptado para resistir às dificuldades que os letões esperam encontrar no percurso. Ainda assim, Dampis crê que “as etapas mais longas, a areia, o pó e o calor serão problemáticos. O que quer que aconteça, a perseverança será vital para o sucesso desta aventura”.

Com experiência no Rali Dakar – ambos já completaram a prova em África e na América do Sul –, os dois elementos da equipa têm consciência do impacto que terá o seu sucesso: “queremos provar que os veículos eléctricos podem ser competitivos. Mas já ficaremos satisfeitos por terminar”.

Por: Automotor-PT

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br