quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Novidades 4x4... VW Amarok Automática 8 velocidades

Amarok AT com 8 velocidades

A Volkswagen Amarok ganha em 2012 a versão com câmbio automático de oito marchas. Mostrada no Salão de Frankfurt, a Amarok deixa de vender muito devido a falta de opção de câmbio, mas agora suas concorrentes de peso, Hilux, Triton e Nissan terão mais uma concorrente no segmento de pickups automáticas. 

Segundo a ZF, fabricante de transmissões e quem anunciou  a estreia da Amarok AT, informou que o câmbio, chamado de 8HP, faz com que a Amarok tenha um consumo de 13,1 km/l de diesel. 

A Volkswagen ainda não se pronunciou a respeito da Amarok automática, na verdade foi uma estratégia de marketing da ZF se antecipar a VW, dessa forma ainda não existe o preço da versão AT, mas já estará no mercado no final do primeiro semestre de 2012.

A Amarok possui, entre as pickups vendidas em nosso mercado o melhor sistema de tração 4x4, proporcionado pela transmissão 4Motion da VW e agora irá dispor de um câmbio automático de ultima geração com oito velocidades. Se a VW não abusar do valor de lançamento, como fez anteriormente, certamente o modelo irá superar todas as expectativas de vendas. Afinal já está começando a se consolidar no mercado. Vamos aguardar para testar o novo câmbio.

Amarok, dependendo da versão, vem equipada de série com motor TDI (a diesel com dois turbocompressores sequenciais e injeção direta commonrail) de 2,0 litros, que gera 163 cavalos de potência e torque de 40,8 kgfm a 1.750 rpm; câmbio manual ZF de seis marchas; tração 4Motion, como padrão tração 4x2 no eixo traseiro, com os modos 4x4 e 4x4 reduzida acionáveis por meio de botão no console central; freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras com sistema antitravamento (ABS) on e off-road, controle eletrônico de frenagem (EBC) e de frenagem emergencial (BAS); bloqueio eletrônico do diferencial traseiro (EDL); assistente eletrônico para descidas e aclives que atua em conjunto com o ABS e possui o sistema ESP de controle de estabilidade como opcional. 

No seu lançamento a Amarok amargou um atoleiro nas vendas, mesmo com seu sistema de tração ultra-moderno encalhava nas vendas, parte pro ser novidade e mercado aguardando saber seu comportamento, parte pela falta do câmbio AT e parte pelo alto preço de lançamento, tanto que em poucos meses o veículo amargou uma reduzida de até 15% no seu preço final, deixando muitos proprietários que compraram no lançamento amargando pelo prejuízo. 

As principais concorrentes são (clik nos links e tenha mais acesso aos dados sobre os modelos):

Motor turbodiesel de 2,8 l, 140 cv, 34,7 kgfm
Câmbio manual de 5 marchas
Preço médio do mercado R$ 105.000,00

A S10 está sendo totalmente renovada com base na Colorado americana, novo visual, novos motores e tudo novo. Então certamente o preço será novo e mais próximo das suas concorrentes. A S10 é o modelo mais vendido no país. 
-----------------

Motor turbodiesel de 3,0 l, 163 cv, 35 kgfm
Câmbio manual de 5 marchas
R$ 140.000,00 (média de mercado)

A Hilux vem com a nova versão 2012 carregada de mimos e com preço elevado, sendo o modelo mais caro do mercado em seu segmento e deve sofrer um pouco com seu preço alto. Não é uma boa hora de comprar o modelo.

-----------------
Motor turbodiesel de 3,2 l, 165 cv, 38,1 kgfm
Câmbio manual de 5 marchas
R$ 119.000,00

A Triton 2012 tem algumas novidades, mas basicamente é a mesma 2011. Com boa vendas é  a pickup que está em terceiro lugar em vandas no nosso mercado. A Mitsubishi deve alterar algumas coisas em 2012, como o motor, que passará a ser o 2.5 CR vendido nos modelos lá fora, ficando apenas a Pajero Full com o 3.2, oficialmente a Mitsubishi ainda não se pronunciou sobre o motor 2.5 nos modelos Triton, mas é quase inevitável que este venha a ser o modelo de motor usado na Triton nacional. 

-------------------

Motor de 3,0 l, 163 cv, 38,7 kgfm
Câmbio manual de 5 marchas
R$ 109.000,00

A Ranger também está de cara nova, novos motores e agora será baseada no sistema ONE da Ford Mundial. O preço irá alterar e certamente sobe mais para perto das concorrentes.

-------------------------

Motor turbodiesel de 2,5 l, 172 cv, 41 kgfm
Câmbio manual de 6 marchas
R$ 115.000,00

A Nissan não apresenta novidades para 2012, mas continua vendendo muito bem após sua ousada campanha publicitária (Pôneis Malditos), além de ser um bom custo beneficio entre preço e equipamento ofertado.

---------------------------

Que venha a Amarok AT...

Sérgio Holanda

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br