sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Notícias 4x4... Kia Sportage X VW Tiguan

Tiguan mostra ao Sportage que imagem não é tudo
Fernando Pedroso / Fotos: Rafael Mandelli / Fonte: iCarros


As montadoras sabem que um grande apelo na hora de comprar um carro é o visual. Por isso contratam estúdios de nome, um designer reconhecido, como o Peter Schreyer da Kia, ou ter seu próprio centro de criação, que é o caso da Volkswagen. Nesse sentido, quem se deu bem foi a sulcoreana.


Sabemos que beleza é um quesito subjetivo, mas não dá para negar o acerto do Sportage com suas linhas retas e linha de cintura alta, deixando o crossover com um visual bastante esportivo. Do outro lado tem o Volkswagen Tiguan, que as mesmas linhas retas, mas de uma forma mais conservadora.



O bolso é outro ponto a se discutir e levar o Sportage fica mais barato, com versões a partir de R$ 83.900, mas com câmbio manual, tração dianteira, ar-condicionado analógico e rodas de 16 polegadas. O Tiguan custa R$ 110 mil, mas já vem com tração nas quatro rodas, controle de tração, câmbio automático de seis velocidades, chave com sensor de proximidade e outros itens que obrigam o Sportage a subir para os R$ 103.400. Por R$ 105.900 dá para levar também câmera de ré com imagem no retrovisor, item não disponível no Tiguan, e teto solar duplo, opcional no rival.

A diferença de preço começa a ficar pequena quando se analisa os detalhes dos carros. O Tiguan tem um acabamento melhor trabalhado, com materiais macios e plásticos de boa qualidade. O Sportage já abusa dos plásticos duros e falhas de encaixes de algumas peças.


O que falta de personalidade no visual do Tiguan, tem no interior, com saídas de ar redondas e de duas em duas e o navegador opcional na tela do rádio. O restante, no entanto, é bastante familiar com o restante da linha VW. O Sportage segue a receita do restante da família Kia, com iluminação vermelha.

Visual esportivo do Kia não se confirma ao volante

Os dois crossovers ligam sem ter a necessidade de encaixar a chave, apesar de o Sportage ter um local próprio dentro do console entre os bancos. O botão do Tiguan liga um 2.0 turbo com injeção direta e 200 cv de potência. A marca promete a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e 207 km/h de velocidade máxima.


O Sportage também usa um motor de 2,0 litros, mas com injeção eletrônica e duplo comando variável de válvulas. Chega a 166 cv de potência, mas a Kia não divulga dados de desempenho. Durante a avaliação dos carros, no entanto, o que se percebe é que o apelo esportivo do Sportage fica somente no visual.

O crossover tem suspensão independente nas quatro rodas, com bom ajuste para conforto, ou seja, macia demais para o tipo de carro, que é alto e passa sensação de instabilidade, o que não é confirmado em curvas, mas a impressão fica. O motor tem boa disposição, mas com arrancadas mais lentas e vibrações além do normal.

O Tiguan também tem um bom conforto, mas a suspensão é mais firme. O motor turbo tem a curva de torque mais plana, oferecendo um bom fôlego em qualquer rotação. Outros pontos favoráveis ao VW são o câmbio com trocas mais rápidas e a direção mais direta.

No espaço os dois se equivalem, apesar de o Kia parecer bem maior. Na verdade, a única maior vantagem do sulcoreano está na largura, com 5 cm a mais: 1,85 m. No comprimento ele tem 4,44 m, 2 cm a mais e na altura perde por 7 cm com seus 1,63 m.


Para o espaço interno, os dois acomodam bem quatro passageiros. O Tiguan perde por 4 cm na distancia entre-eixos e fica com 2,60 m. No porta-malas, no entanto, é que a diferença é enorme. O Kia pode levar 740 litros de bagagem contra os 505 litros do VW.

Veredicto de Fernando Pedroso – O visual do Kia Sportage cativa mais que o Tiguan re-estilizado recentemente, mas ao volante o Volkswagen conquista o comprador com seu comportamento mais esportivo e motor turbo 34 cv mais potente. A diferença de R$ 7 mil no preço fica pequena na hora de comprar. O Sportage só é melhor escolha em suas versões mais baratas, porém, com menos equipamentos

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br