quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mundo Off Road... WRC - Rally Grã-Bretanha

Sébastien Loeb ou Mikko Hirvonen?


Tendo em conta o historial do Rali da Grã-Bretanha, onde já foi campeão um piloto, Tommi Makkinen que estava de malas aviadas a caminho de casa, depois de ter arrancado uma roda do seu Mitsubishi Lancer na primeira especial da prova, e outro, Carlos Sainz, perde o título a 300 metros da chegada do último troço, tudo pode acontecer. Se há uma prova traiçoeira onde nada pode ser um dado adquirido até que se corte a meta, é o Rali da Grã-Bretanha.

Separados por oito pontos, Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen vão decidir este fim de semana se o francês chega ao oitavo título ou o finlandês alcança o primeiro. O favoritismo vai na íntegra para Loeb, mas a verdade é que se há um terreno onde Hirovnen pode ter uma palavra a dizer é nas florestas galesas. Até aqui, Loeb venceu por cinco vezes, Hirvonen, duas, e só os problemas na Austrália e o abandono em França, permitiram a Hirvonen ainda estar na corrida do título. Tirando esses dois casos, em confronto direto, Loeb só perdeu para Hirvonen no Rali da Suécia.

Não é novidade que o Rali da Grã-Bretanha decidir o título. Já aconteceu 13 vezes, e também ser decidido entre um francês e um finlandês. Já sucedeu quatro vezes, a quinta é este ano: Toivonen vs Fréquelin (1981); Kankkunen vs Delecour (1993); Loeb vs Gronholm (2007); Loeb vs Hirvonen (2009 e 2011).

Com 28 pontos em jogo, há muitas combinações possíveis sendo perfeitamente possível que os dois pilotos cheguem à Power Stage a precisar dos pontos dessa especial para decidir o título. É esta a beleza do WRC, onde para além do espetáculo a que se assiste para lá dos pontos e das vitórias, o equilíbrio de forças permite destas coisas.

Jari-Matti Latvala vai 'trabalhar' para Hirvonen, e pelas últimas declarações, Sébastien Ogier parece não pretender criar problemas a Loeb, e há ainda os MINI de Dani Sordo e Kris Meeke que têm condições para se intrometer nos primeiros lugares, e quiçá baralhar as contas.

Armindo Araújo faz em Gales a sua última prova, e já sabe que vai ser um rali complicado porque o MINI ainda não está a 100 por cento em provas de terra, e com a lama que se espera em Gales, não se auguram dias calmos.

Horário

5ª Feira, 10 novembro - Dia 1 (1ª Parte)
Partida (Llandudno) 14h30
PE 1, Great Orme 1 14h38
PE 2, Great Orme 2 14h55
PE 3, Clocaenog 16h14
Assistência (Llandudno) 18h10

6ª Feira, 11 novembro - Dia 1 (2ª Parte)
PE 4, Dyfi West 1 07h57
PE 5, Dyfi East 1 08h16
PE 6, Gartheiniog 1 08h32
PE 7, Dyfnant 1 09h37
Assistência (Llandudno) 11h49
PE 8, Dyfi West 2 14h17
PE 9, Dyfi East 2 14h36
PE 10, Gartheiniog 2 14h52
PE 11, Dyfnant 2 15h57
Flexi-Assistência (Builth Wells) 18h12
Chegada (Cardiff) 21h05

Sábado, 12 novembro - Dia 2
Partida (Cardiff) 06h00
Assistência (Builth Wells) 08h00
PE 12, Hafren 1 09h28
PE 13, Sweet Lamb 1 10h09
PE 14, Myherin 1 10h30
Assistência (Builth Wales) 12h15
PE 15, Hafren 2 13h58
PE 16, Sweet Lamb 2 14h39
PE 17, Myherin 2 15h00
Flexi-Assistência (Builth Wells) 16h33
Chegada (Cardiff) 19h26

Domingo, 13 novembro - Dia 3
Partida (Cardiff) 04h50
Assistência (Builth Wells) 06h50
PE 18, Halfway 1 07h42
PE 19, Crychan 1 08h10
PE 20, Monument 1 08h46
Assistência (Builth Wells) 09h28
PE 21, Halfway 2 10h35
PE 22, Crychan 2 11h03
PE 23, Monument 2 (Power Stage) 12h10
Assistência (Builth Wells) 12h45
Chegada (Cardiff) 15h03

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br