quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mundo Off Road... Rally Cerapió 2012

Turismo e aventura no Jubileu de Prata do Rally Cerapió


A edição de 25 anos do maior rally de regularidade da América Latina, Cerapió 2012, reserva belas surpresas para os competidores, e uma delas é o roteiro que proporcionará aos participantes muita emoção por trilhas e cenários de muita beleza passando por paisagens de praias, dunas, serras e cachoeiras.

O evento começa dia 22 de janeiro, em Fortaleza – CE, com vistorias técnicas e médicas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como manifestações culturais diversas. As vistorias seguem até o dia 23, quando também acontecem os briefings técnicos, coletiva de imprensa e largada promocional.

A largada oficial será dia 24, na praia do Cumbuco, que é localizada no município de Caucaia, a 30 km da capital cearense. A praia é considerada uma das melhores do litoral Norte do Brasil para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem ganhando espaço entre os deportes náuticos mais praticados no mundo. Cumbuco possui uma paisagem muito variada com lagoas e dunas. De lá os competidores seguem para Trairi, município cearense que abriga belas parias, como Flecheiras, que tem como grande atrativo piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. O visitante desfruta de boas pousadas à beira-mar e pode fazer uma longa e revigorante caminhada.

No segundo dia de competição (25) os pilotos partirão de Trairi rumo a Sobral, também no Ceará, município que ficou conhecido internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919. O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999.

No dia 26 os competidores se prepararão para cruzar a fronteira entre Ceará e Piauí, já que o local de chegada do terceiro dia de competição será na cidade de Pedro II, também conhecida como “Suíça piauiense”. Entre as belezas naturais do município, estão o Morro do Gritador, canion com cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar; a Cachoeira do Salto Liso, com suas águas frias e cristalinas com véu de água de cerca de 30m; o Olho d'água Buritizinho, entre outros. Os sítios arqueológicos retratam a vida do homem pré-histórico nestas terras. Um conjunto arquitetônico em estilo barroco revela uma Pedro II histórica. O artesanato local, com sua tecelagem de redes e tapetes encanta os visitantes. O local também é ideal para prática de esportes radicais, como o rapel.

No quarto e último dia (27) de trilhas emocionantes os competidores largarão de Pedro II em direção a Teresina, capital do Piauí, cidade conhecida pela ótima receptividade de seu povo e por ser centro de feiras e negócios. Teresina é a capital da cajuína, bebida feita do caju, fruta típica da região. A cidade, também conhecida como “Cidade Verde”, possui belos parques ambientais e é banhada por dois rios – o Parnaíba e o Poty – que se encontram formando um dos parques mais visitados da capital, o Encontro dos Rios, que possui monumento ao “Cabeça de Cuia”, lenda muito conhecida da capital piauiense, além do Museu dos Rios, feira de artesanato e um restaurante flutuante, onde o visitante pode se deliciar com pratos da culinária local, como moquecas de peixes e o tradicional doce de limão, apreciando o encontro das águas dos dois rios. Teresina será o cenário da festa de premiação do Cerapió 2012, na noite do dia 27 de janeiro. Em clima de confraternização, os participantes celebrarão o Jubileu de Prata desse evento que apresenta as potencialidades turísticas desses dois lindos estados do Nordeste brasileiro - Piauí e Ceará - a participantes de todos os cantos do país e até de outras nacionalidades.

O Rally Cerapió 2012 está com inscrições abertas para carro 4x4, moto, quadriciclo e bike e podem ser feitas no site oficial www.cerapio.com.br. Outras informações: (86) 3231-0910 e radical.producoes@hotmail.com .

fotos: internet

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br