segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novidades 4x4... Tiguan 2012

Novo Volkswagen Tiguan chega por R$ 110 mil

Montadora reorganiza a casa pós aumento do IPI para importados e acresce apenas 8% no valor final do produto
por carsale/Leonardo Faria, de Belo Horizonte-MG/Foto: Divulgação




A Volkswagen apresentou oficialmente nesta quinta-feira (29) o Novo Tiguan. Olhando o crossover de perto, entende-se que as novidades estão na simples atualização de design e no acréscimo de alguns equipamentos. Porém, o lançamento tem um caráter de mercado mais específico e que ficou evidente nas palavras dos executivos da montadora alemã.

O novo Tiguan nada mais é que o primeiro modelo importado lançado no Brasil após o decreto divulgado pelo governo federal, semanas atrás, que estipulou um aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Sendo assim, para trazer o carro da Alemanha e vender por aqui, a marca teve que rever suas estratégias de vendas, pensando em manter seu preço competitivo, algo que ficou marcado nas palavras da vice-presidente de Marketing da Volkswagen, Jutta Dirks. “Refletimos muito para definir o preço do Tiguan”, disse a executiva.



Sendo assim, a montadora conseguiu chegar no valor de R$ 110.000, mais de R$ 5 mil a mais que o divulgado pelas revistas na semana passada (o preço pensado inicialmente era de R$ 105.390). Algo que surpreendeu os jornalistas presentes e deixou claro que as empresas denominadas de “indústria nacional” possuem gordura para queimar, seja de cotas de publicidade, ou de sua margem de lucro em cima dos produtos.

Questionado sobre quais foram as medidas usadas pela Volkswagen para chegar neste valor e fugir da expectativa de aumento que vinha sendo cogitado por especialistas, e pelo próprio governo (algo que giraria em torno de 25% a 28% de acréscimo), o gerente de Marketing, Henrique Simões se esquivou. “No momento, não importa como chegamos ao preço. Pensamos que o novo Tiguan é um modelo que oferece um ótimo custo-benefício dentro do segmento e que reflete muito na imagem geral da marca. Assim, fizemos uma análise e decidimos estipular um aumento de apenas 8%”, argumentou.

Novidades



Fugindo do assunto econômico e passando para as novidades do produto, a Volkswagen deixou claro que preferiu manter a mesma receita da geração anterior, oferecendo poucas novidades, na sua maioria como opcionais. Os primeiros pontos, fáceis de notar, são os novos desenhos dos para-choques dianteiros e traseiros, do conjunto ótico e das lanternas traseiras. Agora, todos fazem parte do chamado “DNA Global” da marca.

Novos mesmo são seis itens. O sistema Auto Hold, que auxilia o motorista toda vez que for iniciar um trajeto, seja em uma subida ou no plano, os paddles shifts no volante e o revestimento de couro Alcântara, todos de série. Como opcionais, agora são oferecidos o sistema Park Assist II, que estaciona o carro sozinho em vagas paralelas e perpendiculares, o detector de fadiga e o display colorido do computador de bordo no painel de instrumentos do carro.

Já no quesito equipamentos de segurança, o Tiguan continua recheado. Para zelar por uma condução confortável e segura, o utilitário esportivo alemão possui de série sistemas como controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), seis airbags espalhados pela cabine, freios ABS, e o sistema de tração integrado 4MOTION, que atua de forma inteligente, trabalhando a tração das rodas após identificar a demanda pelo tipo de piso.

Mercado

Como esses apelos, a Volkswagen pretende ao menos manter a média de 260 unidades vendidas por mês, desde o seu lançamento no mercado brasileiro, em 2009. A tarefa pode ser até fácil, pois seus concorrentes diretos na maioria são produtos importados do México, como o Chevrolet Captiva e o Fiat Freemont, que mesmo sendo beneficiados pelo IPI mais baixo, estão na faixa de preço do modelo alemão.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br