segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mundo Off Road... WRC - Rally da França

Rally da França, 11ª etapa da temporada 2011 do WRC - Vitória de Ogier
por Klever Kolberg


O francês Sébastien Ogier venceu o Rally da França, 11ª etapa da temporada 2011 do WRC – Campeonato Mundial de Rally. Ogier assumiu a ponta da prova durante as especiais disputadas no sábado e neste domingo, dia 02/10, resistiu bem aos ataques do espanhol Dani Sordo, segundo colocado. O Norueguês Petter Solberg havia terminado em terceiro, mas após a prova foi verificado que seu Citroën DS3 estava com peso abaixo do permitido pelo regulamento, causando sua eliminação da prova e Mikko Hirvonen ficando com a última colocação do pódio.

No sábado Ogier foi perfeito. Ele largou na terceira colocação. Sordo era primeiro, mas logo foi superado por Solberg, que vinha em segundo. Ogier superou Sordo e herdou a primeira posição de Solberg que teve um pneu furado.

Os dois filandeses da Ford não conseguiram andar no ritmo dos três mireiros. Latvala foi mais rápido e era o quarto colocado, mas no final adiantou-se num controle de largada para receber uma penalização de dois minutos e ajudar Hirvonen, que então finalizou em quarto. Mais tarde, com a penalização de Solberg, Hirvonen foi promovido para a terceira colocação e Latvala para quarto colocado.

Esta foi a quinta vitória de Ogier na temporada. Ele também foi o primeiro em Portugal, na Jordânia, na Grécia e na Alemanha. O francês também foi terceiro no Power Stage, vencido por Latvala, com Sordo em segundo. Com o ponto adicional do Power Stage, Ogier chega a 193 pontos, um a menos que Hirvonen (194 pontos) que está colocado no líder da temporada, Loeb, que tem 195 pontos.

Veja a classificação final do Rally da França:
1º. Sébastien Ogier (Citroën): 3:06:20,4
2º. Dani Sordo (Mini): + 6,3
3º. Mikko Hirvonen (Ford): + 3:26,6
4º. Jari-Matti Latvala (Ford): + 3:30,3
5º. Dennis Kuipers (Ford): + 6:42,0
6º. Henning Solberg (Ford): + 7:08,3
7º. Mads Osteberg (Ford): + 7:58,3
8º. Ken Block (Ford): + 8:25,5

A próxima prova é o Rally da Espanha, que acontecerá de 20 à 23 de outubro.

A ESPN Internacional exibirá um programa especial da etapa do WRC com locução de Luis Carlos Largo e comentários de Klever Kolberg, piloto do Valtra Dakar Eco Team.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br