sábado, 22 de outubro de 2011

Mundo Off Road... WRC - Rally da Espanha

WRC – Rally da Espanha – Liderança de Loeb 
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)


Nesta sexta-feira, dia 21/10, começou o Rally da Espanha, 12ª e penúltima etapa da temporada 2011 do WRC – Campeonato Mundial de Rally. O francês Sébastien Loeb concluiu as seis especiais na liderança da prova, depois de uma dramática batalha com o finlandês Jari-Matti Latvala. Mikko Hirvonen é o terceiro.

Neste primeiro dia os competidores enfrentaram seis trechos cronometrados, num piso de terra e cascalho, com pequenos trechos de asfalto. No sábado e domingo a prova acontecerá só no asfalto. O que inicialmente seria uma desvantagem para Loeb, ser o primeiro carro a largar limpando a trilha para os outros competidores, acabou se transformando numa vantagem, já que a nuvem de poeira levantada pelo Citroën DS3 acabou não se dissipando, uma dificuldade extra para os demais concorrentes. O próprio Loeb disse ter sido prejudicado pelo carro 00, que é da organização da prova e larga alguns minutos na frente para alertar o público e conferir se o trecho está liberado e seguro.

Após a três especiais da manhã Loeb liderava, seguido por Jari-Matti Latvala, Sébastien Ogier e Mikko Hirvonen, estes dois diretamente envolvidos na disputa pelo título. Hirvonen, empatado em número de pontos com Loeb, foi o segundo a largar e sem visibilidade perdeu muito tempo, despencando para a quarta colocação, acumulando uma desvantagem de mais de 30 segundos. Já Ogier, que está a apenas três pontos, parecia fazer um trabalho de equipe, sem ameaçar Loeb.

Na quarta especial, no início da tarde, Latvala superou todas as expectativas e foi 13 segundos mais rápido que Loeb, assumindo a liderança da prova com seu Ford Fiesta RS WRC. Ogier e Hirvonen também conseguiram ser mais rápidos que Loeb, mas não ganharam posições. Ogier era o terceiro com 2,5 segundos de desvantagem para Loeb e Hirvonen ainda não havia conseguido fazer a diferença baixar dos 30 segundos.

Na especial seguinte Ogier teve um furo num pneu traseiro e perdeu quase dois minutos, dando a Hirvonen a terceira colocação. Latvala conseguiu ampliar a vantagem sobre Loeb.

Na sexta e última especial do dia, que aconteceu à noite, o Loeb apostou todas suas fichas e conseguiu recuperar a liderança da prova. O francês estava 16 segundos atrás de Latvala, mas o finlandês rodou e furou um pneu. Hirvonen manteve a terceira posição, mas ficando cada vez mais longe dos líderes. Ogier chegou a sair da pista, mas terminou o dia na quarta colocação.

Veja a classificação do Rally da Espanha após a sexta-feira:

1º. Sébastien Loeb, Citroën: 1:44:06,3
2º. Jari-Matti Latvala, Ford: + 30,6 segundos
3º. Mikko Hirvonen, Ford: + 54,2 segundos
4º. Sébastien Ogier, Citroën: + 1:45,3 segundos
5º. Dani Sordo, Mini: + 2:02,7 segundos
6º. Kris Meeke, Mini + 2:52,8 segundos
7º. Mads Ostberg, Ford: + 3:03,1 segundos
8º. Henning Solberg, Ford: + 3:11,6 segundos

A ESPN Internacional exibirá um programa especial da etapa do WRC com locução de Luis Carlos Largo e comentários de Klever Kolberg, piloto do Valtra Dakar Eco Team.


Itens relacionados:
»19/10/2011 WRC – Rally da Espanha
»07/10/2011 WRC – Rally da França na ESPN Internacional
»02/10/2011 WRC – Rally da França – Vitória de Ogier
»30/09/2011 WRC – Rally da França – Liderança de Sordo na sexta-feira
»29/09/2011 WRC – Rally da França – Shakedown
»27/09/2011 WRC – Rally da França
»19/09/2011 WRC – Rally da Austrália na ESPN Internacional
»15/09/2011 Volkswagen apresenta primeira versão do Polo R WRC.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br