domingo, 16 de outubro de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Bandeirantes - Salvini Racing

Chuva foi a grande vilã do primeiro dia do Rally dos Bandeirantes


Para Guido Salvini, Flávio Bisi e Fernando Chwaigert, a chuva estragou o que era para ser a melhor especial da temporada 2011 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country


15 de outubro de 2011 - A chuva tardou, mas não se ausentou! Foi só os competidores iniciarem o 9º Rally dos Bandeirantes, que a chuva apareceu e formou os principais obstáculos deste sábado de disputas: barro e piso extremamente liso.

A competição acontece neste sábado e domingo na cidade Taubaté, SP, e conta com um grid de 28 veículos. Pilotos e navegadores decidem as 14ª e 15ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, para Carros, e 10ª e 11ª etapas, para Caminhões.

Para a Salvini Racing, que obteve a 2ª colocação entre os Caminhões Pesados (na marca de 2 horas 59 minutos e 14 segundos), o primeiro dia do Rally dos Bandeirantes foi "100". "Sem lombadas, sem erosões, sem valetas... Sem condições de acelerar", brincou o piloto Guido Salvini. "É lamentável, a chuva atrapalhou o que era para ser a melhor prova do ano. Percebemos que o roteiro levantado pela RallySP é espetacular e seria incrível se não estivesse chovendo tão forte", enfatizou Salvini.

Para preservar a segurança dos participantes, a organização do evento cortou um trecho que, com a chuva, apresentaria riscos de acidentes. Desta forma, o percurso passou a ter 57 quilômetros, que percorrido por duas vezes, totalizou 114 quilômetros. Os off-roaders aceleraram por estradas que cortaram as fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar e Conceição.

De acordo com o navegador Flávio Bisi, a chuva deixou o piso muito escorregadio, e o pneu perde a aderência com o chão, fazendo o caminhão deslizar o tempo todo. "Por força do regulamento, não podemos utilizar pneus com cravos, e isso implica em falta de opções para a nossa categoria. Estamos calçados com o pneu mais agressivo que temos, o melhor em condições de piso seco, o Michelin XDY 3 XForce, que apresenta uma tração incontestável. Mas as condições do trajeto eram bem críticas", detalhou Bisi.

A Salvini Racing ainda revelou que nas subidas, o motor (alimentado pela qualidade dos lubrificantes) e os pneus utilizados, demonstraram que juntos tem a força suficiente para vencer esses obstáculos, mas é nas descidas que vem o maior problema. "O caminhão desliza, e ali, nos tornamos meros passageiros. Nosso veículo é pesado, e a gravidade não perdoa", comentou o copiloto Fernando Chwaigert.

Amanhã tem mais! A torcida é para que São Pedro seja menos severo e não mande mais chuvas. "Afinal, queremos encarar este rali da forma que tem ser. Ficamos instigados, e não queremos voltar pra casa sem aproveitar o que de melhor a organização preparou para nós", encerrou Salvini.


Programação - 9º Rally dos

16/10/11 - Domingo

09h30 - Largada Especial 01 - 57 km
12h10 - Largada Especial 02 - 57 km
14h30 - Início do almoço de premiação - Local à definir - Taubaté
16h00 - Início da Premiação
17h00 - Encerramento do evento

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br