domingo, 9 de outubro de 2011

Mundo Off Road... Mitsubishi Motorsport 2011 - NE - Natal

ETAPA DE NATAL DO MITSUBISHI MOTORSPORTS NORDESTE FOI REPLETA DE AVENTURA E BELAS PAISAGENS


O visual deslumbrante do Rio Grande do Norte, com 400 quilômetros de praias, foi palco neste sábado da terceira etapa do Mitsubishi Motorsports Nordeste. Logo pela manhã, a largada no Centro de Convenções de Natal, que teve ao fundo o mar de Ponta Negra, proporcionou o clima ideal para a Nação 4x4 começar um dia de aventura. Centenas de competidores, em geral, casais, famílias e grupos de amigos participaram da penúltima etapa da temporada.

O rali largou rumo ao litoral norte potiguar, numa das etapas mais prazerosas do ano que reuniu trilhas e nível técnico só possíveis de explorar no Nordeste devido à riqueza natural da região. O roteiro aguçou a habilidade dos pilotos e exigiu atenção dos navegadores. Piso de areia, de terra batida, trechos sinuosos, alagados, passando pelo litoral e interior, entre coqueiros, riachos, dunas e praias fizeram parte deste desafio. Entre os locais percorridos estão Genipabu, Extremoz, Capim, Muriú, Aningas, Maxaranguape, Cabo de São Roque, Caraúbas, Maracajaú, Ceará-Mirim e Massaranduba.

Com níveis de dificuldades diferentes para cada categoria, os competidores foram divididos em Graduados (duplas mais experientes) com 190 quilômetros de percurso e cerca de 6 horas de prova, Turismo (experiência intermediária) com 170 quilômetros e 5h29, e Turismo Light (duplas iniciantes) com 150 quilômetros e 4h32. Não faltou emoção, diversão e adrenalina aos competidores vindos de várias cidade do Nordeste e também de outros Estados.

Competindo em casa, os amigos de trabalho Renato Rocha e Fábio Oliveira resolveram formar uma dupla e estrear no campeonato. "A expectativa foi aproveitar ao máximo o evento que passou por Natal e ter muito jogo de cintura para sair do mar e entrar na terra. Já surfei e agora vou me aventurar no 4x4", afirma Rocha, piloto da L200. "Tive oportunidade de descontar, porque ele é meu chefe e hoje teve de me obedecer", brinca o navegador Oliveira. Já a dentista Noemi Onoda comemorou o dia do aniversário na trilha e trouxe dois amigos. "Participo há seis anos e este rali é o ponto alto do meu calendário porque me proporciona divertimento, injeta endorfina e o clima é fantástico. Tive vários Mitsubishis e não troco por outra marca para poder estar aqui", diz a piloto do Pajero TR4 de Recife, Pernambuco.

Categoria Graduados - Na reta final do campeonato a disputa na Graduados ficou entre duas duplas de Natal, ambas a bordo de um Pajero TR4. Quem venceu foi Jeferson Barbalho Penha e Flávio Marinho de França. "Foi ótimo, fizemos uma etapa boa, nos esforçamos e o resultado veio. A prova foi diferente das anteriores teve lama, areia, dunas e agora vamos nos concentrar para a final", diz o piloto Barbalho, empresário. "Etapa difícil, bem seletiva e até perdi a voz de tanto "gritar" para o piloto, mas valeu a pena. Terminamos hoje já pensando em lutar por esse título", ressalta o dentista França. Em segundo lugar ficou Daniel Brasil de Souza, empresário. "Este percurso provou que o carro é forte, pois foi bem exigido e a dupla também está sincronizada. Vamos para Salvador para brigar pelo melhor resultado". Enquanto o navegador, que é economista completa: "Quem quer ganhar tem de estar afinado e como estamos acostumados com o piso de areia foi um ponto a favor. Fiz uma navegação precisa, o que nos ajudou."

Categoria Turismo - Os cearenses Francisco Moreira Jr e André Reis Lima levaram o melhor resultado, na primeira vitória da dupla, na Turismo. "O resultado foi motivador neste nosso primeiro ano juntos no rali da Mitsubishi. É bom saber que estamos mantendo a regularidade no campeonato", explica o piloto do Pajero TR4. Lima, o navegador, estudante de Psicologia, conta: "Largamos concentrados e fizemos uma etapa equilibrada que oscilou com trechos de muita pilotagem, pegadinhas para os navegadores e de difícil aferição, mas estamos felizes com esta vitória". Em seguida, veio a dupla de João Pessoa Rosemildo Jacinto de Oliveira e Luan Dutra Duarte, também com um Pajero TR4. "A variedade de pisos agradou demais e teve de tudo. Batemos na trave, mas para segunda prova o resultado foi positivo", destaca Oliveira, administrador de empresas. O navegador, que é estudante, relata a satisfação de subir ao pódio. "O trabalho foi complicado para os navegadores, sempre ajustando o hodômetro, mas adoramos a prova e estamos evoluindo e vamos buscar melhorar o desempenho, ainda mais, na final."

Categoria Turismo Light - Disputado foi o pódio da Turismo Light, cujas duplas brigaram por décimos de segundos. Por apenas 8 décimos, a dupla de estudantes Paulo Victor Fontenele e Plínio Ramos Neto, de Fortaleza, venceu a etapa e mostrou que estreantes podem se dar bem. "Essa é nossa segunda etapa no ano e a primeira vitória. Ganhar uma prova desse campeonato, que tem um gigantismo nacional, é um privilégio e é muito legal subir ao pódio", diz Fontenele, piloto do Pajero TR4. "Foi um percurso duro que exigiu do piloto e do navegador, mas conseguimos manter o nosso tempo e travamos uma briga apertadíssima. Foi emocionante", diz Plínio. Na segunda colocação, a bordo de outro Pajero TR4, ficou a dupla potiguar Hyssac Spencer e Roberto Chaves. O piloto elogiou o nível técnico. "Hoje foi espetacular, ainda mais porque na etapa passada em João Pessoa não completamos e esse resultado nos motiva ir para Salvador mais confiantes", diz o advogado. "Como estamos acostumados com o piso da região não achei difícil. Por um piscar de olhos não vencemos e ainda, perdemos preciosos minutos tentando ultrapassar um carro", explica o bioquímico Chaves.

Os líderes do campeonato, após três etapas são na Graduados a dupla de Natal Jeferson Barbalho Penha/ Flavio Marinho de França (79 pontos), enquanto na Turismo os mineiros de Belo Horizonte, Fabio de Lima Carvalho e Erivelton do Carmo ( 72 pontos). Com 12 anos de tradição, o Mitsubishi Motorsports Nordeste encerrará mais uma temporada em grande estilo. Em 26 de novembro a final acontecerá em Salvador, Bahia.

Solidariedade 4x4 em Natal - Na penúltima etapa do campeonato foram arrecadadas cerca de seis toneladas de alimentos, com as inscrições dos competidores. Através da ação social Mitsubishi Pró-Brasil os donativos foram destinados ao Hospital Infantil Varela de Santiago e à Casa de Caridade Auta de Souza. Aproximadamente 700 toneladas de alimentos foram distribuídos ao longo destes anos.

O Mitsubishi Motorsports Nordeste tem patrocínio de Itaú, Dupont, Gol, Mit Financiamentos, W.Truffi Blindados, GW Logistics, Estapar, Pirelli, Borlem, Automotiva Usiminas, Transzero, Mapfre, Tecfil-Sofape, Castrol, Mira Transportes, Clarion e Daslu.


Resultados 3ª Etapa - Natal (RN)

Categoria Graduados
1º Jeferson Barbalho Penha / Flavio Marinho de França - Natal (RN) - 1105 pontos
2º Daniel Brasil de Sousa / Wellington Rezende - Natal (RN) - 1206 pontos
3º Daniel Ferreira Lima Jr / Bruno Dantas Santos - Salvador (BA) - 1321 pontos
4º João Carlos Rezende Rodrigues / Matheus G. Fialho Rocha - Recife (PE) - 1366 pontos
5º Antonio Martineli Cesarone / Antonio M.Chagas Jr - Lauro de Freitas-(BA) - 2159 pontos

Categoria Turismo
1º Francisco Moreira Jr / Andre Reis Lima - Fortaleza (CE) - 2171 pontos
2º Rosemildo Jacinto de Oliveira / Luan Dutra Duarte - João Pessoa (PB) - 3875 pontos
3º Agripino Elias G. de Araújo / Andre Elias C.de Araújo - João Pessoa (PB)- 12647 pontos
4º Paulo Franco R. de Lima / Mauricio S. de Oliveira - Limoeiro do Norte (RN) - 14480 pontos
5º Marcos Jose dos Santos / Kyssieh Robert Oliveira - Fortaleza (CE) - 20754 pontos

Categoria Turismo Light
1º Paulo Victor Goes Fontenele / Plinio Ramos de Pinto Neto - Fortaleza(CE) - 1264 pontos
2º Hysaac Spencer / Roberto Chaves - Natal (RN) - 1272 pontos
3º Ricardo Lyra S. de Souza / Felipe de Carvalho Bezzera - Natal (RN) - 1273 pontos
4º Daniel Coelho / Felipe Ponce de Leon - Fortaleza (CE) - 1615 pontos
5º Raphael Bareto Miranda / Luis Felipe Bezerra - Parnamirim (RN) - 1962 pontos

Classificação Geral

Categoria Graduados
1º Jeferson Barbalho Penha / Flavio Marinho de Franca - Natal (RN) - 79 pontos
2º Daniel Ferreira Lima Jr / Bruno Dantas Santos - Salvador (BA) - 71 pontos
3º Daniel Brasil de Sousa / Wellington Rezende - Natal (RN) - 62 pontos
4º Paulo Coelho / Cristivam C. Neto - Fortaleza (CE) - 60 pontos
5º João Carlos R .Rodrigues / Mateus Galvão Fialho Rocha - Recife (PE) - 56 pontos

Categoria Turismo
1º Fabio de Lima Carvalho / Erivelton M. do Carmo - Belo Horizonte (MG) - 72 pontos
2º Francisco Moreira Lima / André Reis Lima - Fortaleza (CE) - 68 pontos
3º Agripino Elias G. de Araújo / André Elias C. de Araúo - João Pessoa (PB) - 67 pontos
4º Adolfo Bezzera de Menezes / Mariana Cantidio Motta - Fortaleza(CE) - 66 pontos
5º Alexandre P. da Motta Leal / Juliano Pontes Queiroz - Salvador (BA) - 58 pontos

por: Mitsubishi Motors do Brasil



fotos: site Mitsubishi Motors do Brasil

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br