quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mundo Off Road... Brasileiro de Rally de Velocidade

Navegadora pode ser campeã do Brasileiro de Rali em Pomerode

Ela é a única a mulher a competir regularmente na temporada 2011 do CBR.

O 7º Rally de Pomerode promete muita velocidade entre os dias 4 e 6 de novembro.

A cidade catarinense recebe nestes dias as sétima e oitava provas do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade (CBR) e simplesmente vai apontar todos os campeões da temporada 2011. Em nenhuma categoria o título fora definido por antecipação. As provas finais, serão também as decisivas do Campeonato.


Na luta pelo título na categoria Classe 9 entre os navegadores, estará uma mulher. A paranaense Maria José Perón está na vice-liderança entre os navegadores, ela que compete ao lado do piloto Charles Luvizotto. Com 23 pontos contra 30 de Robson Giacomel, ela espera fazer uma boa prova em Pomerode e conquistar o título já no seu primeiro ano de competições no rali de velocidade.


“Para mim, rali é superação e ter a oportunidade de vir a conquistar o título é fantástico. Desde o início nosso foco sempre foi o Campeonato Brasileiro, sei que estou com uma boa diferença na pontuação.

Mas o campeonato não terminou e vamos andar forte, em Pomerode, consciente que não precisaremos exagerar, principalmente para não prejudicar o carro, pois essa será uma prova que exige muita atenção e cuidados redobrados”, destaca Maria Perón.


Tanto para ela quanto para Charles, este é o primeiro ano no ali de velocidade. “Ao contrário de muita gente que teve quem lhes transmitisse o “vício” dos carros, eu cultivei esta paixão sozinha. Penso que tudo começou nos anos 80, quando eu junto com os meninos da minha rua andava de carrinho de rolimã. Para muitos isso pode ser brincadeira, mas para uma menina era uma grande vitória. A partir dos anos 90 eu comecei a trabalhar no setor automotivo então não teve mais jeito, à paixão por carro e velocidade só aumentou de lá para cá”, explica Maria sobre sua entrada no rali de velocidade.


Como navegadora, ela busca inspiração em dois amigos experientes, que já conquistaram vários títulos na carreira. “Eu me espelho em dois grandes navegadores, o primeiro é um grande amigo Armando Miranda, o incentivador principal na minha trajetória no rali. Foi ele que me deu as primeiras aulas de navegação. Depois considero como pessoa chave no meu aprendizado o Sidão (Sidinei Broering) meu mestre na arte de navegação em rali, eu nunca vou esquecer depois de um dia super cansativo fazendo levantamento, eu estava revisando minhas anotações completamente perdida, e ele veio falar comigo e gentilmente me perguntou se eu estava com dúvidas. Eu falei “estou perdida”, então ele, com toda a paciência do mundo me explicou tudo o que eu precisaria fazer para realizar meu papel no dia da prova”, recorda Maria.


Apesar de nunca ter competido em Pomerode, ela já buscou algumas informações sobre a prova. “Me parece que a região é bem sinuosa e por isso considero que será um rali extremante técnico e difícil devido à geografia, onde será exigido muito da dupla, mas como já falei rali é superação e por isso será fantástico”, conclui.


Na categoria Classe 9 do Brasileiro, entre os pilotos a liderança é do gaúcho Tiago Mocelin. Mas o vice-líder, paranaense Maicon Soares, tem grandes chances de deixar Pomerode como o campeão da temporada 2011. Na prova também serão conhecidos os campeões nas categorias Classe 3 (carros de tração 4x4), e Classe 8.

Inscrições
As inscrições para o 7º Rally de Pomerode seguem abertas e podem ser feitas através dos sites oficiais, www.rallydepomerode.com.br e www.rallybrasileiro.com.br. A prova acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, com parque de apoio e estrutura da prova no Centro de Eventos em Pomerode. A corrida acontece em estradas de terra no interior dos municípios de Pomerode, Blumenau e Timbó. Mais informações, nos sites oficiais.

Programação
A programação do 7º Rally de Pomerode abre na quinta-feira, 3, com abertura do parque de apoio no Centro de Eventos em Pomerode. Na sexta, dia 4, os competidores fazem o reconhecimento das especiais, haverá vistorias técnicas e administrativas. A partir das 15h30 haverá shakedown (treino final de ajuste dos carros), junto ao Centro de Eventos. E à noite, 20h, tem largada promocional, no centro de Pomerode, em frente a Tortens Paradies.


No sábado, dia 5, começa a corrida. Serão sete especiais totalizando 95 quilômetros de trechos cronometrados. O rali segue no domingo, dia 6, com a disputa de mais quatro especiais e uma super-especial, esta junto ao Centro de Eventos de Pomerode.


A programação completa pode ser consultada junto ao site oficial da prova, www.rallydepomerode.com.br

Foto : Edson Castro

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br