domingo, 23 de outubro de 2011

Mundo Off Road... Brasileiro de Rally 4x4

Potiguar corre de Troller e disputa título com companheiro de equipe


Depois de conquistar vários campeonatos estaduais o pernambucano Ronan Cabral tem grandes chances de obter seu primeiro título brasileiro na categoria 4X4 Super Production. O piloto do Troller #25 aposta na sua experiência para bater o companheiro de equipe Cláudio Galvão (vice líder do certame) e Célio Di Pace na disputa que terá mais duas rodadas este ano, a primeira delas dia 29 em Aracaju (SE) e que faz parte de um fim de semana movimentado para a categoria: no dia 28 será realizada uma reunião para definir detalhes da próxima temporada e no domingo (30) acontece uma etapa do certame sergipano. Cabral venceu 50% das oito provas já disputadas este ano, sendo que na rodada dupla realizada em Natal (RN), no mês passado, viveu seu fim de semana mais difícil deste ano:

“A etapa de Natal foi, sem dúvida, a mais disputada: tive três pneus cortados e corri com um amortecedor danificado, que impedia a regulagem remota. Mesmo assim consegui um segundo e um terceiro lugares.”

O Troller de Cabral, um modelo 2007, é preparado pela mesma equipe técnica que cuida do modelo usado por Cláudio Galvão, a F&F Motor Racing, empresa com sede em Recife (PE) e administrada pelos irmãos Fábio e Flávio Ferreira. O gerenciamento eletrônico do motor, porém, é feito pela JM Power DE Junior Maia, em Natal. Com esse carro ele foi campeão pernambucano e vice-campeão paraibano em 2010; este ano ele já garantiu o título da Paraíba e lidera o certame de Pernambuco. Na briga pelo título brasileiro deste ano Galvão é seu adversário direto, mas não o único:

“Sem dúvida o Cláudio é meu adversário direto e terei que explorar minha experiência no 4×4 para anular a sua tocada. Ele anda tão forte que até ganhou o apelido de Gardenal! Além disso, seu carro é bem mais novo que o meu, o que lhe significa estar menos desgastado. Também não podemos deixar de lado o Célio Di Pace, que corre por fora na disputa pelo título.”

Cabral e Galvão dividem as vitórias nas oito provas disputadas até agora, em quatro rodadas duplas (formato padrão da categoria), o que reforça a tese de que sua experiência é um diferencial na briga pelo campeonato da categoria Diesel. Além de ser um dos principais pilotos da categoria, Ronan Cabral também participa ativamente na organização de algumas provas, o que lhe permite comentar com propriedade a atual temporada:

“Sem dúvida o ano de 2011 mostrou um salto de qualidade nas provas e nos grids da nossa categoria. Acredito que em 2012 vamos crescer ainda mais e dar passos significativos para integrar as regiões Sul e Sudeste ao nosso calendário. O apoio da CBA e das federações de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte foram fundamentais para esse crescimento.”

Para o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, o investimento feito pela entidade foi plenamente justificado:

“Sem maior alarde e com base em um trabalho focado dos presidentes das federações citadas por Cabral – Jeferson Magalhães (AL), Odilon Coutinho (PB), Waldner de Oliveira (PE) e Sesimar Correia (RN) -, demonstramos que o automobilismo pode crescer com categorias regionais e orçamentos limitados.”

Além da prova de Aracaju o calendário 2011 terá sua etapa derradeira dia 18 de novembro, em Maceió (AL). O calendário de 2012, que deverá ser anunciado no final da semana, deverá ter seis etapas, com a inclusão de uma rodada na Bahia.

Confederação Brasileira de Automobilismo

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br