segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2011 - Notícias pré largada

Rally Berohokã terá cinco fotógrafos oficiais


Para quem gosta, mas não tem disponibilidade de participar de rallies, a equipe fotográfica do 3º Rally Berohokã e da 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA promete retratar, por meio das fotos, toda adrenalina da competição que começa nesta terça-feira (6) em Primavera do Leste (MT) e que segue até sábado (10) com a chegada em Goiânia (GO).

Embora o trajeto do rally seja feito de carro, os fotógrafos percorrem boa parte da trilha a pé, captando imagens. Ao todo, serão cinco profissionais contratados pela organização para fornecer imagens da competição e das ações socioambientais.

Para o fotógrafo Luiz Poli, a experiência de ter clicado as duas primeiras edições do Rally Berohokã ajudam muito, mas sempre há o que aprender.

“A dinâmica de fotografar um rally é incrível. O sol e a vegetação em contraste com a adrenalina dos competidores e a potência dos motores colaboram para criar imagens perfeitas. Tentamos retratar tudo isso para que as pessoas que vejam as fotos também sintam essa energia”, explicou Luiz Poli.

O Rally Berohokã é o maior de regularidade do Brasil. Ao todo serão 1,8 mil quilômetros de trilhas passando por 36 cidades e localidades de Mato Grosso e Goiás.

O 3º Rally Berohokã e a 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA são organizados pela Araguaia Adventure com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) e Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau).

Rally Berohokã tem 50 pessoas para garantir segurança

Os competidores e a organização do 3º Rally Berohokã e a da 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA, serão monitorados por uma equipe de segurança formada por cerca de 50 profissionais, entre resgatistas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Policia Rodoviária Estadual.

“Das três aeronaves que teremos no evento, um helicóptero, do Centro Integrado de Operações Aéreas [Ciopaer], será utilizado somente para fazer a segurança. Essa aeronave estará sempre posicionada em pontos estratégicos, acompanhando do ar os competidores e pronta para fazer um resgate, se necessário”, informou o diretor-geral do Rally Berohokã, Luiz Jacarandá.

Policiais militares de Mato Grosso e Goiás irão percorrer toda a trilha, respeitando as divisas estaduais.

“Quando o Rally estiver passando por Mato Grosso a PM do estado é responsável por acompanhar a trilha neste percurso, já quando a competição passa para Goiás, automaticamente essa função é transferida para a PM goiana, respeitando os limites e o trabalho das policias em seus respectivos estados. O mesmo esquema de trabalho é aplicado às equipes do Corpo de Bombeiros”, declarou Jacarandá.

A Polícia Rodoviária Estadual terá a função de monitorar e fechar as estradas por onde o Rally deve passar. O sistema de comunicação via rádio também auxilia as equipes envolvidas na segurança.

“Desde competidores até a organização, todos estão em conexão por meio do rádio. Então se houver algum problema, em qualquer lugar da trilha, alguém vai passar a informação rapidamente, seja para os profissionais do helicóptero, os bombeiros ou a polícia”, finalizou o diretor geral do Rally Berohokã.

O 3º Rally Berohokã e a 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA, serão realizados de 06 a 10 de setembro, em 36 cidades e localidades dos estados de Mato Grosso e Goiás.

O 3º Rally Berohokã e a 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA são organizados pela Araguaia Adventure com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) e Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau).

Monitoramento diário da trilha do Berohokã começa nesta terça

Antes mesmo da largada da primeira etapa do 3º Rally Berohokã e da 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA, programada para próxima quarta-feira (07), a trilha já começa a ser monitorada pela organização do evento que será realizado de 6 a 10 de setembro em 36 cidades e localidades de Mato Grosso e Goiás.

O Carro do Dia já confere o percurso na manhã desta terça-feira (06). “Amanhã já sai um veículo, o Carro do Dia, que irá percorrer a trilha fazendo a checagem do percurso”, informou o integrante da organização abre trilha, Douglas Brás.

Já na quarta-feira, uma hora antes da largada da primeira etapa da competição, o veículo abre trilha sai na frente, para verificação de 1,8 mil quilômetros de trilha.

“O Carro Zero, como é chamado, segue na frente dos competidores com integrantes da organização, responsáveis por resolver qualquer tipo de problema que possa surgir na trilha e que impediria ou dificultaria a passagem dos outros veículos. O carro também possui sistema de comunicação via rádio, o que nos coloca em constante contato com os demais membros da organização”, afirmou Brás.

Cerca de meia hora após a saída do Carro Zero, as motos entram na trilha do Berohokã, também equipadas com rádios de comunicação.

“As motos serão nosso abre alas e junto com elas também segue um quadriciclo. Em seguida vem o primeiro carro da categoria Graduado, seguido dos demais da mesma categoria, depois os de Turismo e em seguida os competidores da Expedition. Por último vem o carro limpa trilha e a competição do dia não termina enquanto esse carro não chega ao ponto de pernoite”, declarou Brás.

O 3º Rally Berohokã e a 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA são organizados pela Araguaia Adventure com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) e Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau).

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br