sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mundo Off Road... Copa Peugeot de Rally

Piloto gaúcho está otimista para quinta etapa do ano e espera um rali veloz

Fim das férias. Após dois meses a Copa Peugeot de Rali de Velocidade volta às pistas no próximo final de semana. E será no Rio de Janeiro, na cidade de Resende, próxima a fábrica brasileira do grupo PSA Peugeot que fica em Porto Real, também no estado carioca. Esta será a quinta etapa da temporada da Copa, de um total de sete provas ao longo do ano.

O rali em Resende começa sua programação no sábado, 3 e segue até o domingo, 4. O piloto gaúcho Fábio Dall Agnol da equipe RT One (madeiras Dall Agnol) viaja na sexta-feira para o Rio de Janeiro. Ele que está na vice-liderança da Copa, na principal categoria, a 207 Super, tentará buscar pontos para encostar na primeira colocação no Campeonato.

E o longo período de “férias” também faz aumentar a ansiedade de Dall Agnol. “Nossa expectativa é muito grande para esta prova em Resende. Devido a diferença de datas entre a última e esta prova ser maior, acho que acaba aumentando um pouco a expectativa”, destaca o piloto.
E restando apenas três etapas para o final da temporada, Fábio sabe que não há como perder pontos, na briga pelo título. “Para esta prova precisamos trabalhar um pouco mais a concentração no que antecede a prova para chegarmos mais focados para levantamento e a corrida em si. Embora eu tenha competido em julho na prova da Argentina (Campeonato Sul-americano de Rali), o nervosismo para este rali é maior”, acrescenta o piloto.
O levantamento citado por Fábio, é o reconhecimento das especiais (trechos cronometrados), de terra, por onde passará a corrida a partir do sábado à tarde. O levantamento será realizado no sábado pela manhã. No rali de velocidade o reconhecimento é fundamental pois é quando o piloto relatará ao navegador todos os obstáculos que terá pela frente na corrida.

O Rali
Resende é uma cidade já conhecida dos competidores da Copa Peugeot de Rali de Velocidade. Porém para 2011, mudanças devem marcar a corrida na região carioca. “Pelas informações que temos a prova deste ano será diferente da que tivemos há dois anos. Estive olhando os regulamentos e a prova deve se concentrar mais na cidade de Resende e não em Penedo como foi a última. A corrida deve ter especiais de média quilometragem e eu espero que sejam com média alta de velocidade”, frisa Fábio.
Uma das novidades na prova carioca deste ano, será a disputa de uma super-especial, no final do rali, no domingo. Com isso a prova será composto por quatro especiais no sábado e cinco no domingo. Serão 88 quilômetros de trechos cronometrados.
A super-especial, no domingo é a passagem dos carros por um circuito fechado, montado dentro do parque de apoio. Será aberto ao público.

O Campeonato
Sete pontos separam Fábio Dall Agnol e seu navegador, Gabriel Morales, da liderança da Copa Peugeot na categoria 207 Super. A dupla tem 73 pontos contra 80 de Rafael Tulio/Julimar Ferro. Em cada prova da Copa, há uma pontuação distinta para os dois dias de corrida. Com isso, estão em jogo, 24 pontos por cada final de semana da competição.
Para Fábio Dall Agnol, chegou a hora de a disputa começar a se acirrar na briga pelas primeiras posições. “O campeonato chegou na hora da decisão, faltam poucas provas até o final do ano e agora, mais do que nunca, o importante é o número máximo de pontos a serem conquistados”, destaca o piloto.

E para tentar o título, nada melhor que não perder a ponta da tabela de vista. “A expectativa é estar sempre entre os primeiros, venho de dois terceiros lugares nas temporadas anteriores e sabemos que precisamos estar sempre buscando novos títulos, precisamos melhorar sempre para atingir nossos objetivos”, conclui o piloto.



PROGRAMAÇÃO DO RALI

Sábado (03/09)
7h00 às 11h00 – levantamento das especiais pelos competidores
11h30 – briefing Peugeot Sport Brasil com todos os competidores
13h30 – saída do primeiro carro do parque de apoio, sentido SS1
13h43 – largada do primeiro carro na SS1 (408)
14h06 – largada do primeiro carro na SS2 (3008)
14h36 – chegada do primeiro carro ao parque de apoio
15h36 – saída do primeiro carro do parque de apoio, sentido SS3
15h49 – largada do primeiro carro na SS3 (408)
16h12 – largada do primeiro carro na SS4 (3008)
16h42 – chegada do primeiro carro ao parque de apoio

Domingo (04/09)
08h00 – saída do primeiro carro do parque de apoio, sentido SS5
08h13 – largada do primeiro carro na SS5 (408)
08h36 – largada do primeiro carro na SS6 (3008)
09h06 – chegada do primeiro carro ao parque de apoio
10h06 – saída do primeiro carro do parque de apoio, sentido SS7
10h19 – largada do primeiro carro na SS7 (408)
10h42 – largada do primeiro carro na SS8 (3008)
11h12 – chegada do primeiro carro ao parque de apoio
11h45 – largada do primeiro carro na SS9 (SUPER PRIME)

SERVIÇO
O que: Copa Peugeot de Rali de Velocidade
Onde: Resende, RJ
Quando: dias 3 e 4 de setembro de 2011
Parque de Apoio: Parque de Exposições de Resende



Texto:PrimeComunicação

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br