terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mundo Off Road... Campeonato Rally SC - Rio Negrinho

Quinta etapa do Campeonato Rally SC, realizada nesse sábado, dia 24, contou com a participação de 57 equipes.


A reta final do campeonato de rali de regularidade catarinense começou emocionante e disputada em todas as categorias. Na prova realizada neste fim de semana, pilotos e navegadores de 24 cidades do estado e também do Paraná enfrentaram um rali com constantes mudanças de velocidades e trilhas técnicas.

Foram 98 quilômetros de trechos cronometrados que passaram por reflorestamentos de pinos e vários balaios, percurso levantado nos arredores de Rio Negrinho. Os vencedores da categoria Super Master, Oscar e Gustavo Schmidt, foram precisos e a concentração máxima fez com que andassem regularmente: “As médias eram menos justas nessa etapa e andamos bem o rali inteiro, com atenção total e com isso perdemos poucos pontos”, comenta o navegador de São José. Para o piloto Oscar, a dupla trabalhou por igual: “A prova estava muito gostosa de andar, bem medida e nos padrões da organização. Tecnicamente exigiu de mim e do meu filho nas mesmas proporções, sem ficar um trabalhando mais do que o outro”.

A chuva que caiu em Rio Negrinho na semana que antecedeu a quinta etapa do Campeonato Rally SC deixou a prova mais emocionante e fez com que a estratégia dos vencedores da categoria Graduados desse certo: “O chão estava bem liso e isso deixou o rali bem legal de andar, principalmente no início da trilha. Ao final, passamos por uns balaios difíceis e ótimos de andar, o que foi bem desafiador. Optamos pela concentração máxima nas partes mais fáceis da prova para errarmos o mínimo possível ao final do rali”, declara Renan Medeiros, piloto de Blumenau. Já o navegador Rafael Prada acha que o mais difícil foi segurar o carro: “As mudanças de médias eram constantes e o piloto trabalhou bastante dessa vez. O mérito de nossa vitória é dele que custou manter o carro na trilha e andando na velocidade exigida na planilha”.

Para os iniciantes Daniella e Klaus Schumacher, da categoria Junior, o rali na cidade onde o casal mora foi técnico, porém um pouco mais fácil que os anteriores: “Achamos a etapa um pouco devagar comparado às outras, mas mesmo assim tinha pegadinhas complicadas e médias de velocidade variadas. O piso lameado deixou a prova um pouco mais emocionante para andar”, comenta a piloto. Para o navegador, não choveu o suficiente para que o rali fosse ainda mais desafiador: “A água que caiu ajudou a deixar a trilha molhada, mas ainda não estava com tanta lama como gostamos. O nível técnico foi bom e o rali fez com que nós dois nos empenhássemos para ganhar”.

Na categoria Cidade, uma dupla formada às vésperas da realização da etapa teve sorte de principiante e subiu no lugar mais alto do pódio. Amauri Ferreira e Márcio Ruckl Jr, de Rio Negrinho, resolveram participar do rali um dia antes da largada: “Formamos a dupla na sexta-feira e tivemos sorte de principiantes! O piloto trabalhou bastante para manter as médias de velocidade e, mesmo andando pela primeira vez, estávamos confiantes”, afirma o navegador. Para o piloto o mais importante foi o trecho não ter proporcionado nenhum dano ao carro da equipe: “A trilha estava bem lisa, ainda mais no início onde tinha mais lama. A gente foi pro rali com vários receios por sermos novatos no esporte, porém todos os trechos eram ótimos de andar, sem trazer um problema mais sério a nós e ao carro”.

A penúltima e sexta etapa do Campeonato Rally SC será no dia 15 de outubro na região oeste de Santa Catarina. Acompanhe abaixo como ficou o pódio de cada categoria no rali de Rio Negrinho:

Super Master
1º) Oscar e Gustavo Schmidt (São José) – 313 pontos
2º) Acyr Hideki e Marcos Maia Panstein (Corupá) – 319 pontos
3º) Daniel Maffi e Enedir Silva Junior “Bolacha” (Chapecó) – 324 pontos
4º) Marnes Floriani e Cristian Müller (Rio Negrinho) – 339 pontos
5º) Hamiltom Medeiros e Theo Guardiano (Curitiba/PR) – 358 pontos

Graduados
1º) Renan Medeiros e Rafael Prada (Blumenau) – 442 pontos
2º) Juares Lacerda e Paulo Roberto de Oliveira (Florianópolis) – 446 pontos
3º) Everton Gratt e Wesley Sari (Capinzal) – 507 pontos
4º) Alex Camacho e Jean Luis Ropelato – 521 pontos
5º) Ednilson e Cláudia Borguezani (Curitiba/PR) – 729 pontos

Junior
1º) Daniella e Klaus Schumacher (Rio Negrinho) – 225 pontos
2º) Giovanni Junckes e Jonas Uber (Jaraguá do Sul) – 312 pontos
3º) Christian Marquardt e Edson Schmidt (Jaraguá do Sul) – 325 pontos
4º) Rogério e Bruno Lindemann (Balneário Camboriú) – 373 pontos
5º) André Luiz Pinto e Fábio Dutra (Blumenau) – 378 pontos

Cidade
1º) Amauri Ferreira e Marcio Ruckl Jr (Rio Negrinho) – 1050 pontos
2º) Giullian Wermuth e Dimitris Rusezyk Junior (Rio Negrinho) – 2041 pontos
3º) Guto e Ike Klaumann (Rio Negrinho) – 2894 pontos
4º) Daniel Müller e Jackson Decker (Jaraguá do Sul) – 6449 pontos
5º) Jorge Inácio de Andrade e Kátia Uber (Jaraguá do Sul) – 14014 pontos

Confira os resultados completos pelo link: http://scracing.com.br/site/upl/files/Rally_SC_2011/rio_negrinho/Resultado_ProvaUnica_RallyRioNegrinho2011.pdf?20110926093340

Ranking do campeonato após cinco etapas: http://scracing.com.br/site/upl/files/Rally_SC_2011/Ranking.pdf?20110926093340

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br