domingo, 14 de agosto de 2011

Novidades 4x4... Suzuki SX4

Suzuki SX4

Seja no ambiente urbano ou nas aventuras de final de semana na praia e no campo, qualquer cenário é perfeito para o Suzuki SX4

Aliando as virtudes ideais para um veículo urbano, como praticidade, segurança e agilidade, com as de um legítimo e moderno utilitário esportivo, especialmente a robustez e a tração inteligente i-AWD nas quatro rodas, o Suzuki SX4 inaugura uma nova categoria, a Sportcross.

A versatilidade e o conjunto único do Suzuki SX4 reúnem a agilidade dos hatchbacks, o desempenho dos esportivos, o espaço interno de um monovolume, a tração nas quatro rodas e a segurança de um SUV (Sport Utility Vehicle). Essas características fizeram com que o carro fosse classificado de diversas maneiras - e, desde sua chegada ao mercado brasileiro, pouco mais de um ano atrás, nem mesmo a imprensa conseguiu chegar a um consenso sobre o SX4. Há quem prefira defini-lo como hatchback, 4x4 compacto, off road, utilitário 4x4, minivan, SUV ou mesmo um legítimo crossover.

A verdade é que, mesmo com a melhor das intenções, nenhum desses termos pode expressar completamente o modelo da Suzuki no Brasil. A razão é que o SX4 é um produto único, sem concorrentes em tamanho, versatilidade e tecnologia. Essa realidade abriu espaço para uma nova categoria de mercado, à qual a Suzuki define como SportCross, em razão, especificamente, das características exclusivamente combinadas pelo SX4: o desempenho e o design de um esportivo, a suspensão de um crossover, o espaço interno dos monovolumes e a tração e versatilidade de um SUV. Até o momento, nenhum outro modelo disponível no mercado nacional reúne todas essas virtudes, colocando o Suzuki SX4 como o primeiro SportCross do País.

Para inaugurar a categoria, a Suzuki Veículos lançará uma nova campanha que convidará os consumidores a conhecer mais sobre o produto e o estilo de vida jovem e inovador da marca. A campanha será composta por um filme de TV de 30’’ e 45’’, anúncio em revista, internet, jornal e rádio nas principais cidades de todo o País onde a marca tem rede de concessionários. Além disso, haverá exposições do carro em locais com alto fluxo de pessoas.

Inspiração Samurai
Sob o estilo moderno e atraente criado por Giorgetto Giugiaro, um dos mais premiados designers de automóveis em todos os tempos, os engenheiros da Suzuki embutiram na estrutura monobloco o sistema de absorção de impactos, que distribui a energia do choque por toda a carroceria. Com isso, se reduzem as consequências de acidentes para os ocupantes, independentemente do ponto do veículo atingido pela batida. Ainda no campo da segurança passiva, o capô dispõe de um recurso simples - mas genialmente funcional - para evitar que a cabine seja invadida em caso de colisão frontal: dois ganchos posicionados junto às dobradiças que, após o impacto, se encaixam em travas fixadas na carroceria, impedindo que a cobertura do motor avance sobre os ocupantes.

Escolhido pela Suzuki para dar formas ao SX4, Giugiaro, reconhecido por criar carros funcionais, com bom aproveitamento do espaço interno e ampla área envidraçada, partiu desta fórmula de sucesso para compor o projeto. A fim de agregar autenticidade ao modelo, o italiano passou uma temporada no Japão para absorver a cultura do país. Foi daí que surgiu, por exemplo, o expressivo desenho dos faróis, com linhas inspiradas no capacete dos samurais, ou os recortes do para-choque dianteiro, que remetem ao kimono, o uniforme usado em lutas marciais.

As dimensões de 4,13m de comprimento, 1,73m de largura e 1,58m de altura proporcionam ao SX4 muita praticidade no trânsito urbano e maior agilidade no uso fora de estrada.

Um dos pontos altos do Suzuki SX4 é a visibilidade. A linha de cintura alta e diagonal, mais baixa na parte frontal do veículo, proporciona excelente campo de visão para todos os ocupantes, especialmente através do imenso para-brisa e das janelas laterais também amplas. Para reduzir os pontos cegos do motorista, Giugiaro trouxe dos monovolumes (ou minivans), além da generosa altura entre os assentos e o teto, as quarter windows - pequenas janelas posicionadas junto às colunas dianteiras (A) e traseiras (C) da carroceria - que facilitam a percepção da calçada e de outros obstáculos durante as manobras. A visibilidade a bordo ainda é privilegiada pela altura elevada dos assentos, permitindo também aos ocupantes traseiros um campo ocular acima do motorista e do acompanhante; segundo Giugiaro, a intenção é fazer com que os passageiros possam apreciar mais a paisagem, evitando, assim, os constantes enjoos em viagens por estradas sinuosas, por exemplo.

Praticidade
A ergonomia no SX4 foi detalhadamente concebida e este cuidado é perceptível antes mesmo de se acessar o interior do veículo. Tanto as maçanetas externas quanto a abertura das portas foram calibradas para exigir o mínimo esforço.

O acabamento interno do SX4 combina linhas retas e ângulos arredondados. O revestimento das portas e do painel exibe dois tons de cinza, com apliques de alumínio escovado no console e nos raios do volante forrado de couro, onde também são encontrados os controles-satélite do sistema de áudio. Os bancos são revestidos com tecido de fácil limpeza, na cor preta, com opção do acabamento em couro. O assoalho é totalmente forrado de carpete, também de fácil manutenção.

O painel de instrumentos, com fundo preto e iluminação em azul e vermelho, é completo e oferece velocímetro, conta-giros e indicadores do nível de combustível e da temperatura da água, além das luzes de alerta. O motorista dispõe de ajuste de altura do assento e da coluna de direção, e todos os comandos à mão. Os controles dos vidros, travas e retrovisores externos ficam no apoio de braço da porta. O conjunto de som inclui rádio AM/FM, CD player e MP3. Abaixo dele ficam os controles do ar-condicionado automático digital.

A alavanca do câmbio tem curso reduzido e os engates são feitos com precisão e suavidade. Próximo a ela, ficam as teclas de acionamento do sistema de tração inteligente i-AWD.

O sistema de direção, do tipo pinhão e cremalheira, tem assistência elétrica, que, além da comodidade e segurança, dispensa as verificações periódicas do fluido e elimina o descarte dessa substância tóxica no meio ambiente.

Segurança extrema
A transmissão do SX4 pode ser considerada seu maior item de segurança. O exclusivo sistema eletrônico de tração integral I-AWD (Intelligent All Wheel Drive) pode ter acionamento mecânico, com cinco marchas, ou automático, de quatro velocidades, com shift gate (trocas rápidas manuais), overdrive, lock up e gerenciamento eletrônico. O equipamento permite ao motorista, a um simples toque de botão, selecionar entre os modos 2WD (tração dianteira), 4WD AUTO - tração dianteira com sistema on-demand, que transfere a tração para as quatro rodas quando necessário, em situações em que a aderência com o pavimento é prejudicada, como asfalto molhado ou piso de terra e lama - e 4WD LOCK (tração total nas quatro rodas até 60 km/h). Dessa forma, o SX4 assegura esportividade, aderência, segurança e controle, independentemente da condição de piso.

O pacote de proteção do Suzuki SX4 é completo e contempla não só seus ocupantes, como também quem circula ao redor do veículo. O sistema de freios usa discos nas quatro rodas, e incorpora os sistemas ABS (antibloqueio), EBD (que distribui a força de frenagem em função da carga do veículo) e o BAS (para garantir força máxima no pedal de freio, auxiliando o motorista durante as frenagens de emergência).

Os ocupantes dianteiros contam com cintos de segurança com ajuste de altura e pré-tensionador, air-bags frontais, e o motorista dispõe de pedais desmontáveis em caso de impacto. No banco de trás, o SX4 é equipado com cintos de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para os três ocupantes, além do sistema de fixação para cadeirinhas e assentos infantis (Isofix). As portas traseiras também trazem o sistema antiabertura suplementar de segurança (trava para crianças).

Tecnologia japonesa
Tradição iniciada com a produção de motocicletas, todos os motores da Suzuki possuem bloco e cabeçote de alumínio, o que reduz o peso do veículo. O motor de quatro cilindros do SX4, a gasolina, tem 1.995 cm³ de cilindrada, 16 válvulas com duplo comando no cabeçote (DOHC) e injeção multiponto sequencial, que gera 145 cavalos de potência e torque máximo de 18,7 kgfm.

O sistema de coletor de admissão variável possibilita ao motor melhor rendimento em todas as faixas de rotações, resultando em economia de combustível e na redução da emissão de poluentes, benefícios que são reforçados pelo acelerador do tipo Drive by Wire.

Outra característica dos motores da Suzuki é a durabilidade, por conta da adoção, entre outros itens, da corrente de acionamento do comando de válvulas (que elimina a correia dentada, feita de borracha e que exige trocas de rotina) e do sistema de escapamento totalmente feito em aço inoxidável. Essas características contribuem para que o custo de manutenção dos veículos da Suzuki seja baixo.

Paralelamente, a suspensão esportiva Power Tuned garante equilíbrio e robustez ao SX4 em qualquer tipo de terreno, seco ou molhado. No eixo dianteiro, a suspensão usa o sistema McPherson integrado a um subframe (chassi secundário), formado por molas progressivas e amortecedores pressurizados com mola interna que, combinados com a barra estabilizadora, permitem o controle de rolagem da carroceria do SX4 nas curvas. Atrás, a suspensão é semi-independente, com eixo de torção, barra estabilizadora incorporada e molas helicoidais; esse tipo de construção permite a compensação da convergência das rodas traseiras durante o contorno de curvas.

De série, excelente custo/ benefício
O Suzuki SX4 traz extensa lista de itens de série, que o torna também uma excelente opção de compra quando o critério é o retorno do investimento.

Além de equipamentos diferenciados oferecidos na sua faixa de preço - como a tração inteligente ou os sistemas de auxílio à frenagem - e de outros já citados, o SX4 inclui: abertura interna da tampa do reservatório de combustível; brake-light; porta-objetos nas portas dianteiras; computador de bordo; console central com porta-copos; espelhos de cortesia para motorista e acompanhante; faróis de neblina; limpador do para-brisa intermitente; limpador e lavador traseiro; luzes de leitura, no porta-malas e central, acionada pelas cinco portas; rack de teto; relógio digital; sistemas antifurto Immobilizer e Keyless; rodas de liga leve 16" com pneus 205/60; trava elétrica central; ventilação forçada e vidros elétricos. O sistema de áudio inclui quatro auto-falantes, quatro tweeters e antena de teto.

Opcionalmente, o SX4 disponibiliza o inédito SportShower, um chuveirinho pressurizado embutido no porta-malas, com reservatório de 17 litros instalado entre o para-choque traseiro e a carroceria. Desenvolvido pela engenharia da Suzuki Veículos do Brasil, seu propósito é permitir ao proprietário/ aventureiro, por exemplo, tirar a água salgada da prancha de surf ou de outros equipamentos esportivos e de camping, antes de acomodá-los no rack ou no porta-malas, ou mesmo remover a areia e a lama dos pés.

Produzido na planta da Suzuki localizada em Sagara, no Japão, o Suzuki SX4 tem preços sugeridos de R$ 59.990 (manual) e de R$ 64.990 (automático). Há ainda duas versões limitadas Mormaii, que inclui pneus maiores de uso misto, pintura personalizada, aerofólio, bumper guards, rodas na cor grafite e bancos em couro, entre outros itens exclusivos, incluindo o SportShower. A versão Sport Pack inclui pintura esportiva, bancos de couro, rodas na cor grafite, teto preto, entre outros.

Sobre a Suzuki
Há mais de 100 anos os produtos Suzuki se diferenciam pela confiabilidade e atualmente conquistam mais de dois milhões de novos consumidores de veículos por ano, o que faz da empresa a nona montadora do mundo e quarta no Japão. Uma marca forte, que investe na qualidade de seus produtos e com grande presença no mercado internacional. Desta forma, a Suzuki conquistou o mundo com a comercialização de 40 milhões de unidades em 196 países e pretende expandir sua atuação no Brasil. Baseada no slogan "Entre e Divirta-se", a Suzuki Veículos está aliada ao espírito jovem, alegre e descontraído de seus consumidores, que não abrem mão de segurança, confiabilidade e qualidade.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br