quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Thiago Fantozzi fora do Rally

Piloto da Equipe ALE agradeceu companheirismo de colegas que pararam para socorrê-lo, e faz novos planos para 2012

O piloto da equipe ALE de Rally Tiago Fantozzi voltou a ser internado na segunda-feira por recomendação de um dos médicos que o examinou. Ele havia sido liberado e estava se recuperando em casa até o último domingo (14). Mesmo com dificuldades devido à imobilização de um dos braços, ele escreveu uma carta agradecendo a familiares e principalmente ao piloto Juca Bala, que abriu mão da competição para socorrê-lo no primeiro dia do Rally dos Sertões.

Apesar da gravidade do acidente, Tiago se recupera bem. O piloto foi lançado 300 metros à frente ao ser surpreendido por um obstáculo na trilha a quase 150 quilômetros por hora. Teve fratura exposta no cotovelo e uma séria lesão no úmero direito e na bacia. "Tô segurando o telefone com o ombro e digitando como se estivesse catando milho", brinca.

Na carta, Fantozzi conta os momentos difíceis que passou até a chegada do resgate, e a tristeza de ter saído precocemente de uma das competições mais importantes do ano: "Não existe dor maior que abandonar a competição. Sair da disputa supera qualquer dor das lesões da queda... Com 12 participações no Sertões, esse ano era bastante especial para mim, dando início ao projeto da Fantozzi Racing de suporte para pilotos convidados - com 4 atletas competindo na Equipe ALE. O grid desse ano do Sertões estava fantástico, a edição mais disputada e técnica de toda história".

Em outro trecho, Tiago revela novos planos profissionais para 2012: "foi o ano definido como o ultimo competindo profissionalmente na categoria motos. Para as próximas edições, canalizarei minhas energias de outras formas na prova".

Ao finalizar a carta, Tiago agradece ao companheirismo de Juca Bala, e outros competidores que o ajudaram: "Se tem uma coisa que me orgulho e admiro no mundo das duas rodas é essa compaixão pelo outro, independe de quem esteja por trás do capacete".

Confira a carta na íntegra

"São Paulo (SP), 15 de Agosto de 2011

Olá amigos e família duas rodas. É com muito pesar que escrevo sobre a minha participação na edição 2011 do Sertões antes do término da competição. Como devem ter tomado conhecimento, sofri uma forte queda e fiquei impossibilitado de continuar. Não existe dor maior que abandonar a competição. Sair da disputa supera qualquer dor das lesões da queda.

Com 12 participações no Sertões, esse ano era bastante especial para mim, pois alem de iniciar o projeto da Fantozzi Racing com suporte de equipe de apoio para pilotos convidados - com 4 atletas competindo na Equipe ALE - também foi o ano definido como o ultimo competindo profissionalmente na categoria motos. Para as próximas edições, canalizarei minhas energias de outras formas na prova.

O grid desse ano do Sertões estava fantástico, a edição mais disputada e técnica de toda história. Diversos nomes nacionais e internacionais favoritos com equipamento de ponta e estrutura altamente profissional. Chegamos com uma equipe muito forte e bastante competitivos. A Equipe ALE se consolidou como uma das principais equipes no Sertões. Formada por profissionais 100% do Nordeste e altamente qualificados. Chegamos com 4 carros de apoio, ônibus motorhome, 12 pessoas no staff e equipe de suporte remota em Natal, São Paulo e Belo Horizonte.

A moto estava 'nervosa' em todos requisitos, desde as suspensões e pneus especiais da Race Tech e Pirelli, até os kits de tanques sob medida para cada tipo de trecho cronometrado e um motor que dispensa comentários, chefiado pelo mestre Amauri, foi o melhor e mais cuidadosa preparação mecânica que ja tive acesso.

O tombo foi um dos mais rápidos que tive em toda carreira, cai acelerando a uns 150 km/h. O obstáculo ilustrado na planilha como uma simples erosão de duas curecas, sem muito perigo nessa velocidade, foi quem me arremessou e fez com que capotasse por aproximadamente 300 metros. Lembro de cada segundo do acidente, que foi o mais longo e demorado que sofri.

Estava muito bem preparado, no melhor de toda minha carreira, e gostaria muito de ter fechado esse ciclo com um belo resultado para a Equipe ALE. Mas tiro dessa experiência mais aprendizado e coisas positivas. Estou muito bem, com quadro de evolução surpreendente e já em casa.

Gostaria por fim de agradecer todos.

Agradeço muito Deus e meu anjo da guarda por estar aqui bem e com saúde. Agradeço minha família, mãe, pai, irmãos, tio Luciano e 'tio' Edu, que foram fundamentais no processo do resgate. Agradeço a todos amigos e pilotos que se mobilizaram em energias boas para mim, com ligações, mensagens e pensamentos.

Agradeço imensamente ao Juca Bala em nome de todos pilotos solidários, que pararam e prestaram socorro no acidente sem nem pensar na prova e tempo perdido durante a especial. Se tem uma coisa que me orgulho e admiro no mundo das duas rodas é essa compaixão pelo outro, independe de quem esteja por trás do capacete.

Juca também ganhou mais alguns pontos comigo como ser humano, pois foi uma pessoa extremamente carinhosa e atenciosa durante meu resgate, mais amigo do que competidor. Nesse ponto vale ressaltar alguns cuidados que ele teve comigo ate o resgate aéreo chegar para que sirva de exemplo e aprendizado a todos.

Logo que chegou, Juca sinalizou o local para avisar os demais pilotos que vinham atrás, já que eu não podia me mexer. Não encostou em nenhum momento em mim, e nem tirou meu equipamento, afinal ele não e medico e eu podia ter alguma lesão complicada pelos movimentos que fosse forçado a fazer. Acionou a organização via rádio passando referencia na planilha e waypoint da nossa localização e se certificou de avisar o próximo piloto para repassar a informação adiante assim que encontrasse alguém da organização na trilha. Por fim, se resguardou de cuidar de mim, conversando constantemente para verificar meu quadro psicológico e me manter acordado.

Ficou me acalmando a todo momento, jogava água do camelback no meu pescoço e testa, fazia sombra com seu corpo para me proteger do sol. Resumindo, foi o amigo que precisava do meu lado naquele momento. Todos que ali pararam foram sensacionais.

Agradeço demais a equipe medica e técnica do rally, que surpreendem com profissionalismo. São pessoas extremante técnicas e experientes no que fazem e sao acima de tudo grandes amigos e psicólogos por me tranqüilizar naquele momento tão difícil.

Maior que todas lesões e fraturas do acidente, naquele momento minha dor e sofrimento era por sair da competição largar todo investimento dos últimos meses. E claro, agradeço com tudo de melhor que eu puder retribuir, todos meus parceiros, patrocinadores e equipe por acreditarem e estarem juntos comigo nessa jornada.

Sem duvida saio da prova sem o titulo, mas com muito sentimento de carinho e agradecimento. Boa sorte a todos que continuam na prova, aos brasileiros e principalmente a Equipe ALE, esta mantém meu coração na competição.

Um grande abraco.

Tiago Fantozzi."

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br