segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Helena Deyama e Joseane Koerich

Início da etapa maratona no Jalapão não assusta Helena Deyama e Josi Koerich

Apesar de ser uma das etapas mais difíceis do rali, trecho entre Porto Nacional e Lizarda, início do deserto do Jalapão é muito apreciado por Helena

Lizarda (TO), 14 de agosto de 2011: O Rally dos Sertões 2011 chegou a metade do seu percurso neste domingo, na disputa da 5ª etapa da competição, partindo de Porto Nacional, as equipes chegaram em Lizarda, cruzando o temido deserto do Jalapão, no Tocantins. Helena Deyama e Joseane Koerich, da Luart Rally, completaram com sucesso a especial mais longa até o momento, de 340 quilômetros cronometrados, com o tempo de 04h39m42s, e a 6ª posição da Super Production, assumindo a 3ª colocação na classificação geral da categoria. A prova deste domingo marcou o início da etapa maratona, que segue até Balsas, no Maranhão nesta segunda-feira (15).

Experiente na disputa do Rally dos Sertões, Helena Deyama usou de toda sua bagagem em participações anteriores para completar o percurso sem nenhuma dificuldade. "Foi tudo tranquilo, o ‘príncipe’ (Mitsubishi L200 RS) se comportou bem, e as princesas se saíram bem nesta quinta etapa", brincou. "A preocupação maior era o super aquecimento do carro, mas foi uma especial maravilhosa, estávamos sozinhas no trecho, pois largamos em 19º, e a dois minutos do carro da frente, e do que vinha atrás. Estávamos em um bom ritmo, mas chegamos no areião, e o carro começou a ferver. Tive que tirar o pé total do acelerador, e três carros acabaram nos ultrapassando. A partir deste momento, resolvi poupar o veículo, pensando na etapa de amanhã. Mas chegamos bem, o príncipe foi um guerreiro e suportou bem o calor", disse.

Com metade das etapas previstas disputadas, o entrosamento e parceria entre Helena e Josi vem mostrando bons resultados. A dupla feminina corre junto pela terceira temporada consecutiva. "Foi um dia que exigiu bastante da nossa resistência física, e um teste de durabilidade para os nossos equipamentos, com muita navegação. Teve alguns momentos, que achei que não estávamos no caminho certo, mas a Josi não errou nada, nos demos muito bem. Estou com a sensação de missão cumprida até essa metade do rali, e metade da etapa maratona", completou Helena, pioneira entre as mulheres nos off-road.

Feliz com o desempenho da dupla, Josi diz que a concentração foi o fator principal para suportar os desafios apresentados durante a prova. "Estou satisfeita com meu desempenho, orgulhosa. Não cometer nenhum erro é tudo que um navegador procura. A planilha (livro de bordo) tinha um grau de dificuldade enorme, e não cometi um único erro. O maior desafio em uma etapa como essa, é de controlar o piloto, ‘cantar’ antes o que a planilha indicar no percurso, e ajudar a preservar o carro, sem perder a concentração. Mas acredito que fiz uma prova limpa", declarou a navegadora.

MARATONA

Sem refresco, e sem equipe de apoio. Durante a etapa maratona (5ª e 6ª etapas), as equipes não podem contar com ajuda de mecânicos e equipes de apoio, que seguiram direto de Porto Nacional, para Balsas, no Maranhão, destino final da disputa desta segunda-feira. Amanhã, está previsto um percurso total de 436 quilômetros, sendo 428 quilômetros de trechos cronometrados. Helena aposta em mais uma etapa conservadora.

"Nossa estratégia será de poupar ao máximo nossos equipamentos. Estou achando o rali bem organizado, e vem desde o primeiro dia com lugares diferentes a cada etapa, com variações de terreno e dificuldades a seres transpostas. Hoje foi uma especial dessas, que o Rally dos Sertões ‘deu as caras’, e avalio como a etapa mais difícil desta edição", finalizou Helena.

A equipe Luart Rally conta com patrocínio da Goodyear e apoio das Rodas Scorro, Luart Studio, Academia 4Fit e Ação Visual .

Acompanhe todas as informações sobre o Rally dos Sertões em: Webventure (www.webventure.com.br), Blog da Helena e Josi (http://www.webventure.com.br/sertoes2010/blog/home/id/32) Rede Globo e Sportv, Rádio Interativa In (94,7 FM), e Revista 4X4.

Resultados Super Production - Quinta Etapa 14.08.11 (Domingo)

1º Luiz Facco/Glauber Martins da Fontoura, 04:12:26
2º Régis Braga Maia/Rogério Almeida, 04:15:42
3º Élcio Bardelli/André Lucas Munhoz, 04:33:25
4º Fábio Ruediger/Felipe Davi Schwengber, 04:35:55
5º Marcelo Marchese Damini/Carlos Eduardo Brites, 04:36:11
6º Helena Deyama/Joseane Koerich, 04:39:42
7º Valdir Porto/Emerson Arakaki, 04:46:33
8º Gunter Hinkelmann/Marcelo Haseyama, 04:50:21
9º Jorge Wagenfuhr Jr./Gustavo Gugelmin, 04:52:18
10º Bartolomeu Nunes/Fábio Pedroso, 04:56:49
11º Paulo Sergio P. Lima/Daniel De Andrade Gay, 05:12:01
12º Marcus Lucius Rosa Mendes/Andrea Castro Alves, 05:15:32

Resultados Acumulado Super Production, após quinta etapa:

1º Régis Braga Maia/Rogério Almeida, 17:00:33
2º Marcelo Marchese Damini/Carlos Eduardo Brites, 17:41:28
3º Helena Deyama/Joseane Koerich, 19:38:31
4º Davison José Rabecchi/José Jorley do Amaral Junior, 20:06:02
5º Luiz Facco/Glauber Martins da Fontoura, 20:28:20

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br