sábado, 20 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Valtra Dakar Team - Klever Bicampeão

Klever conquista o bicampeonato na categoria Etanol


Piloto celebra quarta conquista dentro do principal rali brasileiro - foram duas vitórias no geral - e destaca competitividade da 19ª edição

10ª etapa - 19/08:
Sobral (CE) a Caucaia (CE)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 86 km
Deslocamento final: 170 km
Total do dia: 271 km

O sertão virou mar na chegada a Caucaia (CE), e a etapa final do Rally dos Sertões confirmou os campeões de sua 19ª edição nesta sexta-feira (19). Com o terceiro lugar no geral da categoria carros, o Valtra Dakar Eco Team, com Klever Kolberg e Flávio Marinho de França, foi o melhor dos protótipos fabricados no Brasil e confirmou a liderança conquistada na penúltima etapa da competição, celebrando seu segundo título seguido na categoria Etanol.

A especial final, de 83 quilômetros cronometrados, não foi fácil. "Administramos o ritmo, mas vou te falar... Foi difícil. Era bastante esburacada, e contrariou as expectativas gerais de que a última etapa seria mais leve. Não foi, e quase que o resultado do Sertões muda nos quilômetros finais", lembrou Kolberg, que agora soma quatro títulos no segundo maior rali do planeta - foi campeão geral em 1997 e 1998 tendo André Azevedo como navegador, e no ano passado foi campeão da recém-criada categoria Protótipos Etanol, já ao lado de Flávio Marinho de França.

Klever e Flávio ocuparam a liderança do Sertões em sua categoria durante a sexta etapa, na entrada do Jalapão, entre Porto Nacional (TO) e Lizarda (TO). Entretanto, a dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi, da equipe oficial da Mitsubishi, retomou a ponta até a penúltima especial da competição. Foi quando, entre Teresina (PI) e Sobral (CE), os paulistas enfrentaram problemas e deixaram a condição de líderes.

"É uma dupla fortíssima e que andou muito rápido neste ano, em um ritmo alucinante. Ano passado fiz a mesma coisa, porque também estava lutando pelo título no geral entre os carros, e por causa disso enfrentamos alguns problemas como furos de pneu, e isso nos tirou da briga na parte final da prova", lembrou. "Este ano, a nossa estratégia foi a de acelerar nos momentos certos, procurando não judiar tanto do carro. E ele se portou muito bem. O Sertões é assim mesmo, pode acontecer com todo mundo, como já aconteceu conosco em anos anteriores", lembrou o piloto, que fechou a competição com 1h30 de vantagem para Varela.

No geral, o título ficou com a dupla formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com o Lancer Evolution, seguido do BMW X3 de Paulo Nobre (Palmeirinha) e o português Filipe Palmeiro. "Eram duas espaçonaves na nossa frente, carros com anos de desenvolvimento e também com ótimos pilotos e navegadores", elogiou. "Mas apostamos na proposta do carro a etanol, um conceito mais barato, que prepara melhor a mão-de-obra daqui e possibilita aos competidores buscar uma evolução de seu equipamento a custos mais realistas, inclusive já exportando esta tecnologia", apontou.

Desde 2010, Kolberg tem se voltado para a tendência dos combustíveis mais limpos em competições. Foi um dos colaboradores na criação da categoria Experimental no Dakar de 2010, quando foi o primeiro piloto da história da competição a fazer todo o roteiro da prova usando o etanol como combustível. Incentivou também a criação da categoria Etanol no Sertões, apostando em uma proposta mais sustentável. "Tão sustentável que até o nosso carro é reciclado", brincou. "Fizemos algumas evoluções em relação ao ano passado - todos fizeram - mas a ideia e o carro permaneceram os mesmos", disse.

Trabalho em Equipe - Com o Protom Etanol preparado pela ProMacchina, de Maurício Neves, Klever subiu à rampa dos vencedores levando todos os membros da equipe sobre o carro. "Eles merecem. São meninos extremamente apaixonados pelo que fazem, que sofrem e comemoram com a gente. Eu quero agradecer pela dedicação e o esforço de todos, do mecânico ao cozinheiro. Eles não trataram do carro como um bebê, mas sim como um monstro. Porque o que esse carro aguentou neste Sertões... Não foi brincadeira. A prova deste ano foi uma das mais difíceis e exigentes da história", afirmou.

Klever também elogiou seu parceiro Flávio França. "É um navegador incansável. É um cara super dedicado e eficiente, e nos salvou de nos perdermos nos caminhos muitas, muitas vezes", destacou. "Fiquei até bravo com ele, porque dividimos o quarto nos hotéis das cidades pelas quais passamos. Ele fazia anotações na planilha até a uma da manhã e ia dormir para acordar às quatro ou cinco horas para continuar estudando", apontou.

Flávio, fã assumido de Kolberg, espera que a parceria continue por bastante tempo. "O Klever é um dos grandes ícones brasileiros do rali, conhecido internacionalmente. E para mim, constar nas estatísticas ao lado do nome dele é uma grande honra. Nossa parceria tem sido muito boa, nos entendemos bem, e vamos em frente. Quem sabe, a gente faz o próximo Dakar", disse.

Confira o resultado extra-oficial da décima etapa (os seis primeiros):
1-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 1h06min24s
2-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 1h08min11s
3-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 1h08min47s
4-) João Franciosi/Rafael Capoani - 1h09min01s
5-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 1h10min19s
6-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 1h11min52s

Classificação final da categoria Protótipos Etanol:
1-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França
2-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi
3-) Luis Nacif/Humberto Ribeiro
4-) Luiz Aguiar/Sergio Bessa
5-) Leandro Torres/Henrique Arena
6-) Mauro Schenekengerg/Rodrigo Mello
7-) Jorge Sawaya/Joaquim Bicudo
8-) Marcos Cotton/Eduardo Costa
9-) Cleber Rodrigues/Eduardo Rebouças

Acumulado final (os cinco primeiros):
1-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 29h23min39s
2-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 29h47min37s
3-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 30h06min23s (18min46 / 42min44s)
4-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 31h36min51s
5-) Luis Stédile/Deco Muniz - 32h47min33s



Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.

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