segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Despres assume liderança nas motos

Navegação decide etapa e Despres é o novo líder entre as motos
Por Daniel Costa* Webventure

Cyril Despres é o novo líder da classificação geral do Rally dos Sertões 2011. Após vencer a primeira parte da etapa maratona, realizada neste domingo entre Porto Nacional (TO) e Lizarda (TO), e contar com problemas de navegação dos pilotos brasileiros, o francês assumiu a ponta.

Os três primeiros a largar nas motos perderam tempo durante a especial. O português Paulo Gonçalves, que abriu a etapa, ficou perdido por volta do quilômetro 50. “Entrei em um caminho errado, mas a próxima referência – que era uma cerca – coincidiu com a planilha e tive a certeza de estar no lugar certo. Um quilômetro depois já não batia mais nada com a planilha, então tive de voltar”, conta o piloto, agora quarto na geral. “Depois tentei completar sem erros, e consegui. A pista hoje era rápida e perigosa, e se cair ou bater em um buraco a 140 quilômetros por hora a coisa esquenta.”

Logo atrás vinha Ike Klaumann, então segundo colocado na classificação geral, que também demorou a voltar ao caminho certo. “Me perdi bastante, por pelo menos 20 minutos. Voltei para o local onde saí da rota e encontrei vários competidores na contramão, fiz sinal para retornarem. Só que também não consegui encontrar o caminho. Fui e voltei por duas ou três vezes pelo mesmo trecho até achar uma referência certa”, afirma o brasileiro, que passou para a sexta colocação no acumulado.

Zanol preocupado
Felipe Zanol acordou líder do rali neste domingo, não errou na navegação, mas sofreu uma queda que lhe tirou preciosos minutos e o lugar no topo da tabela. “Em uma descida com saltos fui emendar uma lombada na outra e acabei caindo. Danificou um pouco a traseira da moto, mas sem maiores problemas, porém devo ter perdido uns 5 minutos. Eu tinha uma boa vantagem na liderança e perdi tudo nesta etapa”, lamenta.

Com a vitória, Despres acumula 15h06min33 até aqui, com uma penalidade de 4 minutos. Ainda assim, tem 40 segundos de vantagem para David Casteu, segundo colocado também na etapa de hoje. Felipe Zanol continua como o melhor brasileiro na prova, mas agora cerca de um minuto e meio atrás do líder. Paulo Gonçalves e Dário Júlio completam os cinco primeiros.

Despres afirma ter se sentido mais em casa na quinta etapa do rali. “Foi um dia típico de rali, mais parecido com os trechos de deserto que estou acostumado nas outras provas. Hoje era o dia certo para assumir a liderança, e estive bem concentrado na trilha”, comemora o francês, que completou dizendo que tomou quase cinco litros de água durante a especial.

Ao chegarem a Lizarda (TO), os competidores deixam seus veículos em um parque fechado, sem manutenção até a largada de amanhã. A etapa desta segunda-feira (15) vai te Balsas (MA), com 436 quilômetros no total, sendo 428 de trecho cronometrado.

*Colaborou Andrei Spinassé, direto de Lizarda (TO)

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br