sábado, 20 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Motos: Zanol melhor brasileiro colocado

Felipe Zanol finaliza Rally dos Sertões 2011 como melhor brasileiro

Piloto Rinaldi sagrou-se vice-campeão da 19ª edição do segundo maior rally do mundo. Ramon Sacilotti encerrou sua participação com o 25º lugar e sua irmã, Moara, com o 33º posto

Rally dos SertõesO piloto Rinaldi, Felipe Zanol, sagrou-se vice-campeão do 19º Rally dos Sertões nesta sexta-feira, 19 de agosto, atrás do francês Cyril Despres, que conquistou o título com apenas 4min10s de vantagem. Zanol repete o feito de 2010, quando estreou no Rally dos Sertões e foi, da mesma forma, o melhor brasileiro e vice-campeão da competição.
“Queria muito este título. Se eu disser que estou satisfeito, estarei mentindo. Vou pra casa sabendo que poderia ter feito melhor e com a expectativa de fazer melhor nos próximos anos. Por outro lado, vou feliz por ter terminado, por ter sido competitivo contra um piloto que tem 90 rallys de experiência enquanto estou no meu segundo. Só tenho a agradecer o apoio de todos, da equipe e dos patrocinadores que tornaram possível estar aqui”, afirma.

Na última etapa, realizada entre Sobral e Fortaleza, Ceará, com uma especial de 86km (271km no total), o piloto mineiro fez o tempo de 1h07min25s, o quarto melhor do dia. Despres, mantendo a mesma tocada das últimas etapas, foi o mais rápido, com 1h05min22s.

“Tentei buscar a diferença, mas acabei cometendo dois erros porque estava forçando muito e correndo riscos além do limite”, afirma Zanol, que fechou o rally com o tempo acumulado de 30h08min10s (somatória dos trechos especiais).

“Se pudesse escolher, gostaria que começasse tudo outra vez amanhã. Ano passado foi um grande aprendizado, e esse ano mais ainda. Tiro lições para não repetir erros nos anos seguintes. Considero que cometi dois erros cruciais: um no quinto dia, quando sofri uma queda que me tirou cerca de 10min, e um na etapa de quinta-feira, quando fui teimoso tentando ir por um caminho que não era o correto. Fica de experiência”, finaliza o mineiro que competiu na categoria Super Production, a mesma do campeão Cyril Despres.

Ramon Sacilloti, também patrocinado pela Rinaldi, finalizou a edição 2011 do Sertões com o tempo acumulado de 39h15min35s, na 25ª posição da classificação geral e 11º na Super Production. “Lamento que ontem tive problemas mecânicos e não consegui terminar a especial. Não fosse isso, teria ficado entre os dez melhores do rally, que era minha meta. Mas estou contente por ter finalizado mais um Sertões, uma prova de rally magnífica, que ensina muito, que exige muito, e que, só o fato de completar, já significa sair vitorioso”, comenta Ramon.

Moara Sacilotti cumpriu os dez dias de disputas mais uma vez. Ela foi a primeira mulher a competir entre as motos no Rally dos Sertões, em 1998, e agora comemora a 33ª posição geral e o 9º lugar na categoria Production Aberta. “Me sinto orgulhosa em representar as mulheres no Rally dos Sertões e por ter feito uma prova redonda. Tomei uma queda no prólogo, mas depois tudo correu muito bem. Vim melhorando a cada dia, ganhando posições, ultrapassando muita gente. Termino sem nenhuma penalização e inteira, contente, realizada por ter passado por mais este desafio”, encerra Moara.

Resultados da última etapa
1º Cyril Despres – 01h05min22s
2º Paulo Gonçalves – 01h05min31s
3º Ike Klaumann – 01h06min13s
4º Felipe Zanol (Rinaldi) – 01h07min25s
5º Juan Garcia – 01h11min24s
18º Ramon Sacilotti (Rinaldi) – 01h18min32s
39º Moara Sacilotti (Rinaldi) – 01h36min10s

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br