terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Valtra Dakar Team

Klever destaca dificuldade da especial mais longa do Sertões. Sem ar-condicionado

Piloto do Valtra Dakar Eco Team foi o quarto colocado geral entre os carros nos 428 quilômetros cronometrados entre Lizarda (TO) e Balsas (MA). "Foi a mais cansativa", disse

6ª etapa - 15/08:
Lizarda (TO) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial: 1 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 436 km

O sentimento é de alívio para quem chegou inteiro a Balsas (MA) na tarde desta segunda-feira (15), depois do final da etapa Maratona, que passou pelo Jalapão, no estado do Tocantins. Após o cumprimento da sexta etapa do Rally dos Sertões, saindo de Lizarda, é hora de as equipes fazerem mais uma revisão minuciosa nos veículos para a continuidade da competição.

A especial de hoje foi a mais longa do Sertões, com 428 quilômetros cronometrados. "E era bastante puxada. Havia muita buraqueira, trechos muito exigentes, erosões, lugares sinuosos... Tinha trechos em que a gente não andava 20 metros sem ter que fazer uma curva", descreveu Klever Kolberg, do Valtra Dakar Eco Team, que fechou o dia na quarta posição, com o tempo de 5h07min30s.

Além dos buracos, erosões e do calor (faz 36 graus em Balsas), o Protom Etanol de Kolberg e seu navegador Flávio Marinho de França ficou sem o ar-condicionado logo no início da especial. "Foi um desfalque importante, tenho que admitir. Não se trata de conforto, mas sim de segurança, porque piloto e navegador chegam mais inteiros ao final, conseguem se concentrar melhor. Foi bem difícil hoje", destacou Kolberg. Diferente dos modelos de rua, o sistema de refrigeração da cabine do Protom by ProMacchina fica localizado na parte traseira e só entra em atividade com a rotação do cardan (e não do motor), garantindo menor prejuízo em termos de potência do motor.

O resultado do dia recolocou seu adversário direto pelo título da categoria Protótipos Etanol na liderança. "O (Reinaldo) Varela forçou bastante hoje. Ele me passou e aí fomos logo atrás, forçando também. Estávamos no mesmo ritmo, mas ele aproveitou para passar várias motos e quadriciclos em um trecho largo da pista. E quando cheguei neles, já havíamos passado pelo retão. Tirando isso, foi uma boa especial. Entretanto, foi de longe o dia mais cansativo do Sertões", definiu.

Confira o resultado extra-oficial da sexta etapa:
1-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 4h56min14s
2-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 4h58min33s
3-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 4h58min49s
4-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 5h07min30s
5-) Luiz Facco/Glauber Fontoura - 5h47min15s
6-) Luis Stédile/Deco Muniz - 5h49min46s
7-) Luis Nacif/Humberto Ribeiro - 6h01min15s
8-) Marcelo Marchese/Carlos Eduardo Brites - 6h05min35s
9-) Elson Cascão/Elson Menezes - 6h08min36s
10-) Marcos Cotton/Eduardo Costa - 6h11min16s

Acumulado após seis etapas (os cinco primeiros):
1-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 19h44min09s
2-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 20h20min14s (a 36min05)
*3-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 20h22min53s (a 38min44s)
*4-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 20h27min52s (a 43min43s)
5-) Luis Stédile/Deco Muniz - 22h17min37s (a 2h33min28s)
* Categoria Protótipos Etanol.

7ª etapa - 16/08:
Balsas (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento inicial: 10 km
Trecho especial: 253 km
Deslocamento final: 55 km
Total do dia: 318 km

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br