sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - X Rally Team

Sertões: X Rally Team aposta em confiabilidade do carro para vencer

Equipe ficou animada com os testes realizados no Mitsubishi Triton Evo com o qual disputará a prova, e destacou as atualizações feitas no modelo

Naquela que será a 13ª participação do X Rally Team na maior e mais importante prova do fora de estrada brasileiro, o Rally Internacional dos Sertões, a equipe vem com ânimos - e equipamentos - renovados para a competição que se inicia no dia 9 de agosto, em Goiânia (GO), e cruzará pouco mais de quatro mil quilômetros em dez dias até terminar em Fortaleza (CE) no dia 19.

Correndo com apoio de Vedacit, Mitsubishi e Cidade Center Norte, o time, formado pelos pilotos Cristian e Marcos Baumgart, e pelos navegadores Beco Andreotti e Kleber Cincea, integra agora a Equipe Mitsubishi Brasil - oficial de fábrica da montadora japonesa. Os carros também vêm com atualizações em relação à última edição do Sertões. "Mudamos muito o acerto dos carros", afirma Marcos Baumgart. "Foram atualizadas as regulagens de suspensão, molas e amortecedores, e detalhes na transferência dos freios para os traseiros e dianteiros. Tudo isso vai melhorar a dirigibilidade, algo fundamental em uma prova longa como o Sertões", afirmou o piloto, que tem Kleber Cincea como seu navegador.

"O carro mostrou-se extremamente confiável. Não enfrentamos nenhum tipo de problema nos testes que fizemos, o que é um excelente indicativo de que o trabalho de engenharia e montagem foi muito bem feito. Basicamente trabalhamos nas áreas onde o carro demonstrou algumas pequenas fraquezas no ano passado, então temos uma L200 Triton Evolution mais preparada e mais confiável", explica Cristian. "Testamos sob todo tipo de condição de piso, e o equipamento mostrou-se resistente, rápido e, principalmente, estável. É um carro que fica o tempo todo na mão do piloto, não importa o quão rápido ele esteja. Nos deixou muito confiantes", completou Marcos.

Feito sob medida - Grande parte das alterações se deve ao que promete ser o roteiro da edição 2011 da prova. A organização do evento tem anunciado o percurso como um dos mais difíceis dos últimos anos. Por isso, o X Rally Team trabalhou por mais tempo na preparação dos bólidos. "Mudamos a suspensão e isso deve fazer uma grande diferença durante a prova. Além disso, fizemos adequações no tanque também. Estamos com um tanque com capacidade maior para etanol, um tanque FIA, que segue normas específicas e é totalmente desenvolvido para competições de rali, como o Dakar e o Sertões. Por isso, ele é muito mais seguro. Em 2010, tivemos uma grande oportunidade de vencer o Sertões, mas enfrentamos alguns imprevistos que nos atrapalharam. Para este ano, o carro como um todo está muito mais confiável, por isso, a expectativa é boa. Já fizemos alguns testes e, se nada quebrar e não tivermos erros de pilotagem ou navegação, acredito que vamos andar todos os dias entre os primeiros colocados. Estamos nos preparando muito, com muita dedicação, e esse conjunto todo nos faz sentir realmente prontos para o Sertões", detalha Cristian, que em 2010 venceu os dois super primes (em Goiânia e Palmas), e foi o mais rápido da etapa maratona, entre Palmas (TO) e São Félix do Tocantins (TO), no temido deserto do Jalapão.

A equipe acumula vários excelentes resultados no segundo maior rali do mundo. Logo em seu primeiro ano no Sertões, em 1999, o time colocou seu carro na terceira colocação na classificação geral, mesma posição conquistada em 2004 e 2006. Há sete anos, a equipe foi considerada a melhor da prova ao colocar seus dois carros entre os três primeiros lugares (segundo e terceiro). O vice-campeonato foi conquistado também em 2002 e em 2005.

Por seu histórico, e pela preparação que vem sendo feita neste ano, as expectativas são positivas, segundo Marcos Baumgart: "Fizemos alterações e desenvolvemos melhor os freios e a suspensão, o que é uma evolução do carro do ano passado. Óbvio que todos os competidores estão se preparando para vencer o Sertões, mas nós confiamos muito no trabalho que tem sido feito pela equipe e isso realmente nos dá boas expectativas."


O X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit, Mitsubishi e Cidade Center Norte.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br