terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Copa Mineira de Rally de regularidade

Cerca de 60 amantes do off road de seis cidades do estado participaram da segunda rodada dupla realizada no último sábado, dia 20, em Coronel Fabriciano.

O sol forte e o calor intenso que tomaram conta do Vale do Aço no fim de semana passado não desanimou pilotos, navegadores e zequinhas da Copa Mineira de Rally de Regularidade. A rodada dupla, referente às etapas três e quatro do campeonato, foi disputadíssima nas quatro categorias do campeonato, Master, Senior, Jipe Estreante e Turismo.

Foram 147 quilômetros de percurso nas três primeiras categorias e uma prova que durou em média 4h30min, exigindo concentração máxima: “Ganhar na Master não foi fácil! As médias de velocidade eram altas e a mudança de referências constante. Teve uma parte em que uma média nos eucaliptos era de 70km/h! Esta rodada foi sensacional, pois aqui no Vale do Aço a topografia é variada”, destaca o piloto vencedor William Crossara. Ele e o navegador Paulo de Tarso venceram por dois pontos de diferença no acumulado das duas etapas. A dupla de Belo Horizonte suou para conseguir a vitória: “Um erro era fatal nessa prova. Tanto que tivemos má sorte em uma referência, erramos e depois, com muito custo, conseguimos recuperar o tempo perdido para normalizar e poder ganhar. O trecho foi completamente diferente do ano passado, com muitas serras e balaios”, lembra Paulo.

O percurso passou pela Serra dos Cocais e por fazendas de reflorestamento de eucalipto. Fora a velocidade dos balaios, pilotos e navegadores tiveram de usar a habilidade para passar pela serra: “Foi difícil conseguir chegar em primeiro e nosso entrosamento ajudou bastante. A prova era rápida, precisa, onde não cabiam erros. Passamos por trilhas novas e desafiantes. A vitória foi mérito da dupla que trabalhou por igual. Ficamos surpresos e muito felizes com o resultado, já que a nossa categoria vem sendo uma das mais disputadas”, comemora o navegador Gustavo Vieira, da Senior. Ele e o piloto também de Belo Horizonte, Malco Camargos, venceram a rodada com vantagem de três pontos.

Na categoria Jipe Estreante, nada de facilidades para os novatos no off road. Puderam participar duplas que possuem jipes, mas com pouca experiência. A trilha para esses competidores não foi fácil, sendo o mesmo caminho da Master e Senior. Os vencedores tiveram trabalho e se dedicaram ao máximo: “Aqui o nível de responsabilidade foi o mesmo para navegador, em ‘cantar’ as referências no tempo certo e ficar de olho na trilha, e para o piloto em manter as médias de velocidade. Trabalhamos por igual e nosso desempenho foi muito bom. Alguns furaram pneus, se perderam ou ficaram atolados. Eu e meu piloto evoluímos e deu muito certo”, declara o navegador Marco Cerodi, de Coronel Fabriciano. O piloto também achou desafiante o rali ‘em casa’: “As médias eram bem justas, rápidas e mudavam bastante, fazendo com que ficássemos muito atentos, nem dando tanto tempo de apreciar a paisagem”, finaliza Maurício Araújo.

Quem correu na Turismo também não teve moleza. A categoria que recebe veículos de tração 4x4 e 4x2 teve oito carros inscritos e os vencedores ficaram aliviados com o resultado: “Foram 100 quilômetros de prova e concentração do início ao fim. Na Turismo não podemos usar equipamento de navegação, portanto andei o tempo todo controlando o hodômetro. A prova foi bem elaborada e rápida”, lembra o piloto Wellington Martins. Ele e sua esposa Lídia, ambos de Belo Horizonte, fizeram o segundo rali juntos e agora vão manter a dupla pelo restante do campeonato: “Não foi fácil navegar de novo, mesmo não sendo tanta surpresa mais. A cada etapa é um desafio diferente, com uma trilha oposta da outra e isso me deixa bem ansiosa. Foi excelente para divertir!”, conta a navegadora.

A diretoria do Jeep Clube Minas Gerais também comemorou o balanço final da prova: “O Vale do Aço é muito interessante para levantar provas de rali de regularidade pela sua diversidade. Gostamos muito de realizar etapas por aqui pela parceria com os amigos do Jeep clube Vale do Aço e também pelo grid que nos surpreende a cada ano”, declara Ugo Bubani, presidente do JCMG.

Copa Mineira e sua responsabilidade ambiental

Novamente o campeonato cumpriu sua meta de retribuir ao meio ambiente aquilo que degradou. O Jeep Clube Minas Gerais, em parceria com o piloto Bruno Moreira e com a navegadora Viviane Schneider, distribuiu em áreas nativas de Coronel Fabriciano 400 pequenas bolas de argila com sementes de cedro, aroeira e copororoca, árvores da Mata Atlântica. A cada rodada dupla, a equipe e o JCMG distribuem essas bolinhas para as duplas e representantes das prefeituras jogarem nas áreas por onde o rali passa.

Confira os resultados completos da segunda rodada dupla da Copa Mineira de Rally de Regularidade pelo link: http://aceleracao.com.br/diversos/Resultado_ProvaPG_IRallydeCel.pdf

A terceira rodada dupla da Copa Mineira de Rally de Regularidade será nos dias 9 e 10 de setembro, de Belo Horizonte a Mariana, junto com o Enduro da Independência. Inscrições pelo site www.tcmg.com.br. Mais detalhes também pelo portal www.jeepclubemg.com.br.


Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Junior Almeida

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br