sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mundo Off Road... Rally Silk Way (Rota da Seda)

Silk Way Rally - 6ª etapa - Muita água e vitória dos russos
por Klever Kolber


Nesta sexta-feira, dia 15/07, aconteceu a 6ª e penúltima etapa do Silk Way Rally. Ela teve dois pequenos trechos cronometrados. O dia começou com uma especial de 114 km, seguido de um trecho de ligação de 35 km, para então vir a segunda especial com 54 km e um deslocamento final de 186 km, totalizando 425 km, partindo de Stavropol para chegar a Maykop.

Na véspera da chegada a cidade de Sotchi, final da terceira edição da prova, o russo Vladimir Vasiljev foi o mais rápido, seguido de Stéphane Peterhansel e Krzysztof Holowczyc.

Numa etapa bastante diferente das anteriores, muita úmida, cheia de pequenos rios e alagados e muito verde, Vasiljev fez as honras da equipe russa G-Force, que teve dois carros abandonando a prova nas etapas anteriores. Andando muito forte desde o início, Vasiljev contou com a má sorte de Peterhansel, que furou um pneu, com os problemas de refrigeração no carro de Zheludov.

Já o líder da prova, o polonês Holowczyc, administrou a grande vantagem que tem sobre os adversários. Com mais de 2 horas sobre Peterhansel, o polonês teria muito mais o que perder do que a ganhar.

Veja a classificação da etapa:
1. Vasiljev/Shubin (G-Force Proto): 1h44’38
2. Peterhansel/Cottret (Mini): + 1’14
3. Holowycz/Fortin (BMW X3): + 6’48
4. Nesterchuk/Lichtleuchter: + 9’00
5. Berkut/Petersons: + 9’05

Veja a classificação após 5 etapas:
1. Holowycz/Fortin (BMW X3): 29h11’27
2. Peterhansel/Cottrett (Mini): + 1h59’28
3. Zheludov/Rudnitskiy (Nissan): + 3h24’33
4. Nesterchuk/Lichtleuchter: + 3h58’13
5. Mironenko/Lebedev: + 4h20’58

Nos caminhões, o favoritismo dos caminhões Kamaz tem se confirmado. Nesta etapa o mais rápido foi o jovem russo Ayrat Mardeev, assinando sua 2ª vitória em especiais e a 5ª vitória da equipe em seis dias de competição. O holandês Hans Stacey com um Iveco foi o segundo, seguido de outro Kamaz, pilotado por Andrey Karginov.

O líder do rally, Firdaus Kabirov, fez o papel de bom samaritano nesta etapa. Ele parou para ajudar o camarada russo Alexander Mironenko que por pouco não despencou de um penhasco, ficando com sua BMW X3 com as duas rodas no vazio. No acumulado após seis etapas, Kabirov tem 43 minutos de vantagem sobre o Tatra do checo Ales Loprais e 1 hora e 21 minutos sobre seu companhaeiro de equipa Karginov.

Amanhã, sábado, acontece a última etapa, mas o pequeno trecho cronometrado de 16 km teve de ser cancelado devido as chuvas torrenciais que tornaram impossível cruzar alguns rios que fazem parte do trajeto original da prova. Então a caravana seguirá em deslocamento até o pódio final do rally.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br