sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - OffRunner Duo

Piloto disputará o Sertões Series pela equipe Off Limits a bordo do protótipo OffRunner Duo


Uma aventura com mais de 1.400 quilômetros pelo interior do Brasil. Não pense que é passeio. O erechinense Bernardo Koller vai competir pela primeira vez no Rally dos Sertões, uma das maiores provas fora de estrada do mundo. Bernardo vai disputar a primeira parte da prova, o Sertões Series.


Rally dos Sertões 2011A novidade foi confirmada na última semana pela equipe Off Limits, com sede em Florianópolis. Bernardo é piloto do time Chevrolet Rally Team que tem parceria com a Off Limits no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR). Agora o desafio será levar o protótipo Off Runner Duo a completar a prova.


Bernardo, que se torna o primeiro erechinense a encarar o desafio de competir no Rally dos Sertões, destaca a parceria com a Off Limits. “Já vínhamos negociando desde o início do ano, mas alguns fatores estavam impedindo que nós entrássemos em um acordo. Na etapa de Passo Fundo, válida pela quarta etapa do CBR, conversamos e fechamos a parceria. Minha participação será no Sertões Series, onde corre-se apenas os quatro primeiros dias de prova”, explica Bernardo.


Seu navegador na prova será o catarinense Sidinei Broering, com que Bernardo também disputa o CBR. O Protótipo Off Runner Duo competirá na categoria Protótipos T1 4X2 Etanol. Como será uma experiência nova para Bernardo, a intenção é fazer uma série de treinos antes do início da prova, que acontece em agosto. “Eu ainda não andei com o carro e não tenho experiência nesse tipo de prova e modalidade, portanto tentaremos realizar o maior número de treinos possíveis antes da prova apesar do curto tempo que teremos. O primeiro treino já está marcado para o a próxima semana na cidade de Rancho Queimado, Santa Catarina, e outro deverá ser realizado no final de semana do dia 30, sem local definido ainda”, acrescenta Bernardo.

A expectativa
Para Bernardo Koller esta será uma experiência totalmente nova. Ele vai estrear em um carro de Rally de Cross Country. “Decidimos disputar apenas o Sertões Series por serem menos dias de prova em virtude de ser um carro em desenvolvimento e de eu não ter experiência nesse tipo de categoria. Nessa modalidade nós aumentamos as chances de terminarmos a prova e conquistarmos um bom resultado, visualizando maiores participações para os próximos anos”, frisa o piloto.
Bernardo conta ainda que sua expectativa é de fazer uma prova conservadora buscando evoluir dia após dia. “Nosso objetivo é completar e quem sabe conquistar um pódio, o que seria um grande feito”, enfatiza.


Neste novo desafio, o navegador passa a ser um ponto de suma importância para se buscar o melhor resultado. Por isso a OffLimits decidiu que Sidinei Broering, que já competiu no Rally dos Sertões, será o profissional ao lado de Bernardo. “Um bom navegador é essencial para um bom resultado em qualquer Rally, mas no Sertões em especial, o papel dele é ainda mais importante, pois, além de alertar as dificuldades ele deve fazer o roteiro sem cometer erros, manter o piloto concentrado e praticamente ditar o ritmo de prova. Por isso o navegador será o Sidinei Broering que além de ser um excelente profissional, já tem uma certa experiência no Cross Country e um título do dos Sertões em 2008”, comenta Bernardo.

Erechim na prova
O Rio Grande do Sul já teve outros pilotos que competiram no Rally dos Sertões. Mas a cidade de Erechim, viverá sua primeira expectativa em relação a um piloto no grid de um dos maiores Rallys do mundo. A cidade é conhecida no país, como a “capital brasileira do Rally de velocidade”, modalidade que já tem vários pilotos locais competindo até mesmo em nível internacional.


Bernardo acredita que o fato de ele disputar o Sertões este ano, pode servir de exemplo e motivação para outros pilotos entrarem no Cross Country. “Sou o primeiro erechinense a disputar o Rally dos Sertões na categoria carros e isto é uma grande honra para mim. Espero fazer uma boa prova, conquistar um resultado expressivo e representar bem a nossa cidade e os pilotos da nossa região, mostrando que temos capacidade de estar disputando provas de qualquer modalidade do Rally nacional e internacional. Espero que esta minha participação sirva de inspiração para muitas outras duplas”, encerra Bernardo.

O Off Runner
O Off Runner Duo é um protótipo desenvolvido inteiramente pela equipe OffLimits para a disputa de provas de Rally Cross Country. A equipe detém vários títulos do Rally dos Sertões.


A idéia deste carro surgiu em 2007, com o protótipo Off Runner Monoposto, o qual teve sua primeira participação no Sertões 2008. Desde lá várias mudanças, testes e evoluções foram feitas resultando no protótipo de hoje, o OFF Runner Duo.

Ficha técnica do Off Runner Duo
Marca: Off Limits
Modelo: Off Runner Duo
Motor: Traseiro Chevrolet 2.4 16V
Potência: 200CV
Cambio: 5 Marchas em H
Tração: Traseira 4X2
Freio: Disco nas 4 Rodas
Suspensão: dupla em cada roda, marca OFF SHOX. Curso: Dianteira 300mm; Traseira: 290mm
Rodas: Scorro Silicio 7 R15
Pneus: Goodyear Wrangler ATS 235/75 R15
Peso: 1210kg


O Rally dos Sertões
A prova - 10 dias
Largada em Goiânia - GO e chegada em Fortaleza-CE

O Sertões Series
A prova - 4 dias
Largada em Goiânia – GO e chegada em Porto Nacional – TO
1ª etapa: Goiania – GO à Pirenópolis-GO
Especial Cronometrada: 83km
Deslocamentos: 153km
Total do dia: 236km

2ª etapa: Pirenópolis – GO à Porangatú-GO
Especial Cronometrada: 290km
Deslocamentos: 294km
Total do dia: 584km

3ª etapa: Porangatú-GO à Gurupí-TO
Especial Cronometrada: 285km
Deslocamentos: 170km
Total do dia: 455km

4ª etapa: Gurupí-TO à Porto Nacional-TO
Especial Cronometrada: 140km
Deslocamentos: 66km
Total do dia: 206km

Especiais: 798km
Deslocamentos: 683km
Total de prova: 1481km

Participantes
Motos: 72
Quadriciclos: 10
Carros: 59
Caminhões: 6
Total: 147 veículos

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br