Sertões 2011: Marcus Cotton e Eduardo Costa encaram desafio na categoria Pró Etanol
Dupla lidera Sertões Series e parte confiante para disputa do segundo maior rali do mundo
São Paulo, 18 de julho de 2011 - Restando pouco menos de um mês para a largada oficial da 19ª edição do Rally Internacional dos Sertões, as equipes inscritas na prova vivem os momentos finais de preparação. Para Marcus Cotton e Eduardo Costa, da Equipe: ProMacchina/Cotton Motorsport a expectativa é grande, já que será o primeiro grande desafio da dupla com esta formação. Na liderança da categoria Pro-Etanol, piloto e navegador partem otimistas para a competição, e para isso vão contar com uma L200 Protom, criada pela ProMacchina Motorsport, e uma estrutura completa com mais de 40 toneladas de equipamentos, 51 pessoas entre pilotos, navegadores e apoio mecânico, 12 veículos de apoio, um caminhão tanque com etanol, sendo a equipe que mais contribui com a sustentabilidade, já que seis dos sete carros são movidos à etanol.
Apesar da longa experiência de 17 anos como piloto e desenvolvedor de veículos de competição, esta será a primeira participação de Marcus Cotton no Rally dos Sertões como piloto, já que em 2001, quando esteve inscrito na competição, conseguiu completar apenas as duas primeiras especiais, antes de ter que abandonar a prova. Apesar disso, Cotton aposta no bom resultado na 19ª edição da prova.
"Há 10 anos eu não competia em uma prova de rali. Minha primeira e única disputa foi em 2000, no Rally dos Amigos, quando venci na antiga categoria TT3, sendo minha estreia com um Troller que preparei. Depois tentei correr o Sertões de 2001, mas abandonei por problemas mecânicos logo no início. Das três provas que participei, venci duas (Amigos 2000 e Sertões Series 2011) e abandonei uma (Sertões 2001). Como preparador, fui duas vezes vice-campeão do Rally dos Sertões e Campeão Brasileiro de Rally na categoria TT1, além dos vários outros títulos de campeonatos que participei em outras modalidades do automobilismo, como kart, arrancada, marcas e pilotos e etc", explicou Cotton.
Companheiro de Cotton na temporada, Eduardo Costa tem um histórico curioso no rali, e espera usar a sorte a seu favor no desafio que acontece a partir de 09 de agosto. "Comecei nos ralis de regularidade, que faço até hoje, e minha porta de entrada no cross-country foi pela própria ProMacchina, quando venci em 2007 um concurso da BF Goodrich, onde o prêmio era acompanhar o Sertões pela equipe, e foi justamente o ano vencido pelo Maurício Neves/Clécio Maestrelli. Ou seja, ganhei o prêmio, fui para a equipe que venceu o rali, e até hoje me chamam de ‘sorteado’. Agora, quatro anos depois estou de volta a equipe, desta vez como competidor", relatou o navegador que fará sua segunda participação no Rally dos Sertões, em 2010 terminou na 5ª posição da categoria Super Production.
Após a disputa da primeira prova do Sertões Series, realizada em maio, Cotton e Eduardo planejam um último treino antes da largada do Rally dos Sertões. "Nos dias 25 e 26 de julho vamos realizar um último treino na pista da ProMacchina, em Curitiba", explicou o piloto.
O Rally dos Sertões 2011 será composto por um roteiro de 4.026 quilômetros, sendo 2.411 quilômetros de especiais - 60% do trajeto total. Terá sua primeira etapa largando de Goiânia (GO) no dia 10 de agosto, e após passar por Tocantins, Maranhão e Piauí, chegará a Fortaleza, no Ceará, no dia 19 de agosto, após 10 etapas disputadas.
A Equipe ProMacchina/Cotton Motorsport conta com Patrocínio de Amvox Eletrodomésticos, Rede Camargo Combustíveis e Revista FullPower, e Apoio da ASA Advogados e Associados.
Roteiro Rally dos Sertões 2011
1ª etapa - 10/08
Goiânia (GO) a Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 143 km
Trecho especial: 83 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 236 km
2ª etapa - 11/08
Pirenópolis (GO) a Porangatu (GO)
Deslocamento inicial: 37 km
Trecho especial: 290 km
Deslocamento final: 257 km
Total do dia: 584 km
3ª etapa - 12/08
Porangatu (GO) a Gurupi (TO)
Deslocamento inicial: 66 km
Trecho especial: 285 km
Deslocamento final: 104 km
Total do dia: 455 km
4ª etapa - 13/08
Gurupi (TO) a Porto Nacional (TO)
Deslocamento inicial: 16 km
Trecho especial: 140 km
Deslocamento final: 50 km
Total do dia: 206 km
5ª etapa - 14/08
Porto Nacional (TO) a Lizarda (TO)
Deslocamento inicial: 140 km
Trecho especial: 330 km
Deslocamento final: 1 km
Total do dia: 471 km
6ª etapa - 15/08
Lizarda (TO) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial: 1 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 436 km
7ª etapa - 16/08
Balsas (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento inicial: 10 km
Trecho especial: 306 km
Deslocamento final: 6 km
Total do dia: 322 km
8ª etapa - 17/08
Barra do Corda (MA) a Teresina (PI)
Deslocamento inicial: 9 km
Trecho especial: 210 km
Deslocamento final: 321 km
Total do dia: 540 km
9ª etapa - 18/08
Teresina (PI) a Sobral (CE)
Deslocamento inicial: 71 km
Trecho especial: 253 km
Deslocamento final: 181 km
Total do dia: 505 km
10ª etapa - 19/08
Sobral (CE) a Fortaleza (CE)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 86 km
Deslocamento final: 170 km
Total do dia: 271 km
Premiação 19º Rally Sertões - 20/08
Fortaleza (CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário