segunda-feira, 11 de abril de 2011

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011 - Décimo quarto dia


Décimo quarto dia...

Decidi que levaria o grupo até Aripuanã para almoçar no balneário e ver as cachoeiras, tínhamos tempo e era de certo modo caminho para Juína e depois Nova Mutum.

Partimos ás 9:30hs e ficaram em Colniza Afonso e JJ aguardando a peça da Disco para no dia seguinte nos encontrarem em Nova Mutum. O caminho foi tranqüilo, embora a estrada estivesse com muitos buracos e erosões de chuva, o que deixava o trajeto lento cansativo, chegamos a Aripuanã na hora do almoço.

A cidade é bem limpa e organizada, os moradores educados e prestativos. Seguimos para o balneário e lá almoçamos com uma bela vista das quedas d’água, mas como a hora estava adiantada não tivemos tempo de ver as cachoeiras, pois tínhamos 208km pela frente.

Como esse KM até Juína imaginava que levaríamos umas 5 horas devido à estrada ruim. No começo um belo visual e uma reserva florestal muito bonita em nosso trajeto, mas depois a estrada ficou um verdadeiro inferno de buracos enormes que quebrariam qualquer suspensão em um impacto maior, por isso cautela e lentidão.

A noite foi chegando e após uma corruptela encontramos um fazendeiro que vinha de Juína e nos informou que havia um atoleiro com um ônibus e um caminhão atolados e que não passaríamos, mas nos deu um roteiro por dentro das fazendas saindo a 50km de Juína.

Para nos certificarmos de que não era possível passar resolvemos seguir até o enrosco. No caminho um susto, Lopes passou por uma ponte e a madeira quebrou, deixando sua lateral direita presa entre outras madeiras. Com o guincho da minha Hilux, um Ironman de 12.000Lbs, conseguimos puxar a SW4 da ponte e seguimos adiante.

No caminho dois caminhões 6x6 nos pararam para informar que haviam retirado o ônibus da TUT (linha Juína – Aripuanã) e caminhão baú, deixando livre o atoleiro para enfrentarmos. Quando chegamos ao atoleiro estava aquela bagaceira, mas com carros altos, pneus Muds e técnica passamos sem muitos problemas, somente o Assuero (Land 90), ficou enroscado, mas com as dicas do experiente co-piloto Luiz Figueira, Assuero conseguiu sair sem precisar de ajuda externa.

O tempo passando e nada de render a estrada, buracos, crateras e levamos nove horas para percorrer 208km, ou seja, 23km/h de média, uma verdadeira via-crúcis. Chegamos a Juína a uma e meia da manhã e todos com a certeza de que enquanto não asfaltarem não iremos mais a Aripuanã.

2 comentários:

expedição familia neves disse...

e amigo, a coisa e feia, aripoanan e so buraco, rodovia do estanho não teve nem graça esta mito boa, gostei da balça do rio roselvt, emprovisada, muia adrenalina, agora eso ir a nova mutum e pega br 163 e segir de volta muito bom, um abraço.

Rodrigo Moriyama! disse...

Show de bola as fotos e vamos em frente... Boa sorte a todos!

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br